A Netflix vai dominar o mundo. Já não é de hoje que o serviço de streaming online vem quebrando paradigmas e deixando canais de TV e operadoras de TV à cabo de cabelos em pé. É só ver a papagaiada da banda larga que as teles estão tentando por aqui, com total apoio da ANATEL.

Mas como hoje a gente vai falar de coisa boa, Netflix e Disney anunciaram que o acordo fechado em 2012 finalmente vai sair da gaveta. Netflix terá a prioridade de exibição da TV paga de todos os filmes (TODOS. OS. FILMES) da Walt Disney Company, incluindo Marvel, Lucasfilm, Pixar e claro, a própria Disney. O acordo começa em setembro e vai incluir todos os filmes lançados esse ano, que estréiam primeiro na Netflix, depois nos outros canais pagos e só bem depois na TV aberta.

“Mas Léo, como funciona?”

Segundo o CCO da Netflix, Ted Sarandos, a partir de setembro, se você quiser assistir a qualquer filme da WDC no conforto do lar, sem mídia física ou pagar pelo download será o Netflix, nos EUA por enquanto, claro.

Vocês podem achar que não é grande coisa, mas um anúncio desses quebra mais um paradigma (sim, parece que a Netflix é especialista nisso). Antes os filmes da Disney saíam direto do cinema para Home Video. DVD, Blu-ray, plataformas digitais e pay-per-view. Depois, direto para a programação/serviço de streaming do canal Starz. Se o canal resolver vender para outros, aí sim o filme pode ir para outros canais pagos. Um milhão de anos depois e o povo dos EUA vê na Tela Quente, ou qualquer programa assim que tenha na TV aberta americana. Esse acordo valia até 2012, e daí pra frente, nada de renovações. Resumindo: Perdeu Starz.

O novo contrato coloca o Netflix no lugar do Starz na cadeia alimentar. Todos os filmes da Disney, Marvel, Pixar AND Lucasfilm saem do cinema direto para o Netflix, EXCLUSIVO, ao vivo e em definitivo, como diria Galvão Bueno, mesmo sem ser tradicionalmente um canal de TV à cabo, pago e tal. Ou seja, pra ver os filmes da Disney em casa amigón, melhor ir garantindo sua assinatura, porquê nenhum outro canal vai tê-los. Ou você acha mesmo que a Netflix vai vender o direito de outros canais pagos exibirem? Eu ACHO que não.

De qualquer maneira, ainda não podemos nos empolgar muito por aqui, já que o acordo só vale (pelo menos por enquanto) para os US and A. Então em setembro, todos os filmes lançados à partir de 2016 pra frente, vão direto pro Netflix. Significa que os americanos terão em Setembro as estréias de Capitão América: Guerra Civil, O Livro da Selva, Procurando Dory e claro, Star Wars: Rogue One. Vale lembrar que existe uma janela entre o lançamento no cinema e no streaming, mas isso ainda não foi revelado.

Infelizmente, por enquanto é só para os EUA. O Netflix tá aí no mundo todo, mas os contratos de distribuição são locais. Por aqui, ao menos por enquanto, os direitos de exibição na TV paga vem primeiro para a rede Telecine, enquanto no resto da América Latina, quem manda é a HBO. Só nos resta torcer para que o Netflix consiga levar esse acordo para mais lugares.

É, parece mesmo que o Netflix vai dominar o planeta. Melhor comprar mais pipoca.

Deixe uma resposta