Eu não sei se você, leitor regular, já percebeu. Mas por aqui nós amamos Star Wars. E nós também amamos a Disney, por que afinal, não tem como não amar, não é mesmo?

Quando a Disney comprou a Lucasfilm em 2012, a minha primeira reação foi ficar animado não com mais filmes, essa era óbvia, mas sim com o que seria feito com Star Wars nos parques da Disney. Se você nunca foi pra lá, Star Wars já tem atrações nos parques Disney em Orlando, mais precisamente no Hollywood Studios com o Star Tours: The Adventure Continues, a Jedi Training Academy e em eventos especiais, geralmente em Maio. Mas agora que a Disney tinha comprado e se tornado dona do negócio, eu acho q seria ingenuidade pensar que eles não teriam planos para os parques.

E aí os nossos sonhos se tornaram realidade durante a convenção da Disney, a D23Expo, quando o CEO Bob Iger anunciou áreas temáticas novinhas de Star Wars. E desde a revelação a reforma e construção dos parques/áreas temáticas começou a todo vapor. A gente sabe algumas poucas coisas e tá dureza segurar a ansiedade. Eu pretendo ir atualizando o post conforme a Disney for soltando notícias. Mas por enquanto, isso é tudo que sabemos:

Quais parques vão receber as áreas?

As áreas temáticas de Star Wars serão abertas na Disneyland em Anaheim, California e no Disney’s Hollywood Studios em Orlando, na Flórida. As duas áreas terão o mesmo tamanho, 14 acres. Não sei precisar o quanto é isso, não consigo imaginar, muito menos mensurar na minha cabeça. Sei que é grande pra cacete, por que eu vi a área fechada lá com tapumes. Na Disneyland é a maior expansão da história. Calcule.

 

Tá mas e essa área tem uma história por trás?

Então, se você ainda não foi para a Disney, seja na California, Orlando ou sei lá, China, talvez você não saiba, mas TODAS as atrações em parques Disney tem uma história por trás, pra ambientar os visitantes e fazer com que eles se sintam inseridos naquele lugar, acreditem e tal. Faz parte da magia da Disney. Claro que aqui não seria diferente. Em Star Wars temos uma galáxia vasta e lotada de lugares familiares para escolher. Bastava chutar um planeta e boa, temos uma locação. Mas a Disney não vai por esse caminho não. As áreas temáticas serão em um novo planeta, dentro do universo Star Wars. Durante a D23 (2015) Bob Iger disse que é um planeta inédito. Um posto remoto de comércio e uma das últimas paradas antes de você, de fato, ir para o espaço, onde acontecem as histórias de Star Wars. Parece papinho, mas quando você pisa numa área temática feita pela Disney faz sentido.

O objetivo principal é que essas áreas sejam imersivas como a Cars Land (na Califórnia) ou no Wizarding World of Harry Potter, no Universal Studios. Você anda e essquece que aquilo é um parque. No caso do Harry Potter, é Hogsmeade MESMO. Os restaurantes e as atrações se adequam a narrativa e os cast-members (funcionários do parque) também fazem parte daquela narrativa, caracterizados. Claro que também vai ter uma cantina, só não a de Mos Eisley, infelizmente, mas com comida e bebida temáticas também. Aliens, droids e humanóides andando pela rua. A ilusão e a imersão serão completas.

O Presidente da Walt Disney Parks and Resorts, Bob Chapek declarou ao Orlando Sentinel:

(A área temática) trará ainda mais do universo de Star Wars à vida com um planeta completamente novo na orla exterior, um entreposto de fronteira que é a última parada antes do espaço selvagem e desconhecido. Será populada com personagens familiares e outros completamente novos. Tudo será parte da narrativa, comida, atrações, entretenimento.

 

Ok. Vamos ao que interessa. Atrações

Eu sempre falo pra todo mundo que pergunta. Sou um cagão. Não gosto de atrações como montanhas-russa, por exemplo, passo longe de tudo que libere adrenalina no meu corpo. Talvez eu tenha nascido com algum gene de Hobbit, vai saber.

De qualquer maneira eu acho que no fim das contas, o que eu mais gosto nos parques Disney são a comida e as lojas, não exatamente nessa mesma ordem, mas eu sei que você aí é um amante da adrenalina, não tem medo de nada e gosta de sentir aquele frio na barriga.

Por enquanto são duas atrações que já foram comentadas. Uma vai se focar na Millenium Falcon. Por que eu não consigo imaginar uma área inteira sobre Star Wars que não tenha essa amável charanga intergalática. Inclusive a experiência envolve pilotar a nave em uma missão secreta.

A outra atração foi descrita como uma aventura épica a lá Star Wars que coloca os visitantes em meio a uma batalha entre a Primeira Ordem e a Resistência.

Em Fevereiro do ano passado, durante um especial de 60 anos sobre a Disneyland, no canal ABC, rolaram umas pistas sobre as duas atrações. Tem até alguns vídeos conceituais que dão uma idéia (ou não) de como serão as atrações:

Rolaram uns boatos no fim do ano passado, dizendo que essa atração da batalha aconteceria com os visitantes embarcando e desembarcando de veículos em vários andares enquanto tentam escapar de um ataque de Stormtroopers. A ideia é fodástica, mas eu não sei como funcionaria exatamente, por que falando assim, parece que ela não carrega tantos visitantes de uma vez. Aí já viu a fila né?

Quero ir logo! Quando inaugura?

Não temos até o momento nem o nome das áreas temáticas, então era de se esperar que não tenhamos aínda uma data oficial de abertura. Alguns rumores dizem 2018, mas eu acho pouco tempo, pelo tamanho da área fechada com tapumes que eu vi por lá ano passado. Há quem diga que os Imagineers (Engenheiros da Imaginação, a equipe Disney que cuida de criar atrações para os parques) estão trabalhando muito e fazendo hora extra pra entregar. A construção começou em Abril de 2016 em ambos os parques. Eu estive por lá em Outubro de 2016 e não tem nenhuma estrutura levantada, pelo menos que dê pra tentar adivinhar alguma coisa.

Para efeitos de comparação, a área temática de Carros, a Cars Land levou cinco anos para ficar pronta, desde que foi anunciada e a de Avatar também já está em construção tem um BOM tempo. Pode ser que a área de Star Wars fique pronta mais perto do lançamento de Episódio IX em 2019 de repente.

E se você não aguenta mais e quer ir logo pra lá, entrar literalmente no universo de Star Wars, dá pra ver como foi o primeiro dia da construção, clicando aqui.

Como eu disse lá no começo, pretendo ir atualizando o post, conforme as novidades forem surgindo. Então favorite o texto e volte pra ir conferindo, conforme as novidades forem pintando! Pra terminar, mais algumas artes conceituais que a Disney mostrou até agora:

 

Deixe uma resposta