Depois da estreia de Rogue One: A Star Wars Story, muitas teorias sobre o filme, inclusive sobre a ligação dos personagens com os outros da franquia, caíram por terra.

Pois é, não foi um filme fácil de adivinhar. O que é muito bom, na verdade.

Mas existe uma teoria que só conseguiu ganhar força depois de se assistir o filme. Essa teoria fala sobre a ligação entre as visões que acontecem em Rogue One, em que Jyn Erso “sonha” com seu pai (Galen Erso), e em The Force Awakens, quando Rey pega o sabre do luz e tem uma visão com Luke Skywalker, R2-D2 e os Cavaleiros de Ren.

E o que tem a ver os dois acontecimentos em uma diferença de mais de 30 anos entre um e outro?

Segundo essa teoria dos fãs, tem ligação com os cristais kyber – que são responsáveis tanto pela força dos sabres de luz quanto pela a força destruidora da Estrela da Morte.

No livro Star Wars – Catalyst: A Rogue One Novel, lançado antes do filme nos cinemas, é citado o efeito dos cristais em pessoas como Galen Erso, que passa a ter problemas para dormir e sonhos enquanto está trabalhando com os cristais na construção da Estrela da Morte. É quando ele percebe que não são só os Jedi que têm uma relação com os cristais Kyber, mas as pessoas não-ligadas à Força também.

Em Rogue One, além da visão que Jyn tem de sua infância em certo momento, Chirrut Imwe (que é cego) consegue perceber a presença do cristal e até o pede para Jyn em troca de ver seu futuro.

Jyn and Chirrut - Rogue One

No Episódio IV: A New Hope, que cronologicamente acontece logo após Rogue One, Oby-Wan Kenobi diz o seguinte: “Eu sinto um grande distúrbio na Força, como se milhões de vozes gritassem de terror e subitamente se silenciassem. Eu sinto que alguma coisa terrível aconteceu.”

Levando tudo isso em consideração, a teoria é: Será que é a relação dos Jedi com os cristais Kyber – em seus sabres de luz – que dá a eles a habilidade de sentir o que acontece na galáxia?

Rey, por exemplo, só foi ter algum tipo de visão depois de tocar um sabre de luz pela primeira vez.

Rey_Lightsaber - Force Awakens

E você, o que achou desta teoria? Deixe seu comentário! :)

Leia outras teorias e divagações sobre Star Wars que fizemos AQUI.

Deixe uma resposta