Depois de meses esperando a gente finalmente vai saber mais detalhes sobre o novo console híbrido da Nintendo, o Switch! E foram vários detalhes mesmo, porque a Big N revelou o preço, datas de lançamento, alguns jogos e a melhor notícia de todas, Legend of Zelda no LANÇAMENTO! Então vamos lá:

De começo a boa notícia é que nem vamos esperar muito. Durante o Evento Oficial de Apresentação, a Nintendo anunciou que o console será lançado no mundo todo em 3 de Março de 2017, por US$299,00 (ao menos nos US and A). A especulação era de que o preço ficaria mesmo entre $250 e $300, acabou que ficou no limite máximo, mas ainda sim regulando de preço com a concorrência. Outro anúncio legal é que a Nintendo está dispensando a famigerada trava de região, ou seja, não tem mais aquela de jogo japonês não funciona em console americano e vice-versa.

Versátilidade é a palavra do dia

Se você estava escondido embaixo de uma pedra nos últimos meses e ainda não sabe, o aparelho é um híbrido entre console de mesa e portátil. Você pode simplesmente fazer a transição entre os modos console/portatil removendo ou recolocando o switch na base que serve de fonte de energia.

Todo modular, o console ainda permite que os joysticks, que no Switch serão os Joy-Con, sejam encaixados nas laterais da tela para jogar no modo portátil, além é claro de um milhão de acessórios licenciados, que muito provavelmente ampliam as funções do aparelho.

 

Um desses acessórios revelados no lançamento é específicamente para os Joy-Con, o Joy-Con Strap, que são basicamente straps (dã) para prender o controle no punho. Os controles também contam com sensor de movimento e o Switch ainda terá uma câmera, capaz de identificar movimento. A tela do console será touch, com capacidade de reconhecer uma variedade de toques, aposentando as canetinhas do Wii U e do 3DS. Essa função é ativa no modo portátil, adicionando novas opções para alguns títulos.

A Nintendo também não esqueceu os seus bonequinhos, os famosos Amiibos, que vão conversar com o console e iniciar funções exclusivas em alguns jogos, bastando encostálos no Joy-Con, mais ou menos como se faz no New 3DS.

Legal, bonito e bacana. E os jogos?

Jogos físicos serão em um novo formato, chamados de GameCards, mas sempre há a opção de comprá-los na loja virtual da Nintendo e instalados no console, que já vem com 32GB de memória interna, mas que pode ser ampliado com cartões SD. Além da loja virtual, o console ainda terá um serviço premium, nos moldes da PSN Plus e da Live Gold, o Nintendo Switch Online Service. O serviço começa como gratuito e a cobrança aparece só no terceiro trimestre de 2017. A parte boa é que, mensalmente o serviço disponibilizará jogos de NES e SNES (AEEEE \0/), além é claro dos descontos e ofertas exclusivas para você que é ~Usuário Switch Diamante~, risos.

O resto era dado como certo, Multiplayer local, com até 8 unidades simultâneas. Só não entendi se o Multiplayer só para o modo portátil, mas enfim.

A duração da bateria, segundo a Nintendo é de 2 a 6 horas, dependendo do jogo. Legend of Zelda: Breath of the Wild, por exemplo, aguenta 3 horas fora da base, segundo o site oficial.

Tá pombas, mas e os jogos?

Calma, pequeno gafanhoto. A gente tinha que explicar tudo. Eu sei que você quer saber dos jogos. Aqui estão os jogos que foram anunciados ontem:

Super Mario Odissey

Não existe nenhum game que consiga, às vezes sozinho carregar as vendas de um console, mas tem alguns personagens que tem esse poder. Mario certamente é um desses. O nosso encanador favorito está de volta em uma nova aventura, que passa em um universo novo e também no mundo real. Você não leu errado. O jogo terá sim interação com o mundo real de alguma maneira. É estranho, mas em Nintendo we trust.

O lançamento é esperado para o fim do ano.

Xenoblade Chronicles 2

Um dos melhores games lançados para Wii está de volta. Aparentemente é uma sequência para o título original (lembrando que tivemos também Xenoblade Chronicles X para Wii U), mas não foram dados muitos detalhes. Tudo que sabemos está no trailer acima. A previsão é fim do ano também.

Fire Emblem Warriors

Essa franquia tem estado bem presente nos últimos anos nos consoles da Big N. Pelo jeito a relação continua firme e forte. Fire Emblem Warriors foi anunciado, mas ainda não tem gameplay, detalhes ou o que seja. Só sabemos que a produtora é a Koei Tecmo. Ainda sem data de lançamento, mas provavelmente teremos mais detalhes durante a E3 2017.

Splatoon 2

Um shooter com uma cara mais divertida, que todo mundo já esperava que tivesse uma versão para Switch. Splatoon 2, a ser lançado no verão de 2017, vai manter o mesmo visual e jogabilidade com novas armas, cenários e tudo mais. Vai usar a variedade de configurações do Joy-Con para aumentar a variedade de formas de jogar. Mais do mesmo, mas ei, é divertido, então tudo bem!

1-2 Switch

Aqui é a Nintendo revivendo aquele jeitão de jogar do Wii. Foi o primeiro jogo revelado na apresentação. Você e um amigo ou amiga (olha aí a #dica pra se dar bem), pegam cada um um Joy-Con e enfrentam um ao outro em vários mini-games. o Party game vai ser lançado com o console. A Nintendo frisou bem que o jogo foi feito para que os jogadores se enfrentem mesmo, literalmente um de frente para o outro. Um dos games, por exemplo é um duelo alá Clint Eastwood. Não tem cara de ser pros gamers hardcore, mas se você quer se divertir com uma galera, ou chegar com um desse embaixo do braço e virar o rei da festa, funciona.

ARMS

Outro jogo que vai abusar do motion control. ARMS é um boxe multiplayer, que utiliza os Joy-Con como as luvas (uma em cada mão, claro). O que torna a parada divertida é a liberdade de movimento e poder socar seus adversários à distância. Não sabemos no entanto se é possível jogar do jeito clássico, sentadão no sofá, como um tru-gamer. Tomara que sim. (Sim, sou sedentário).

The Legend of Zelda: Breath Of The Wild

Não sei nem por onde começar. Lembra do trailer que já tinha explodido cabeças durante a E3? Então, a Nintendo apresentou um novo ontem. Por falta de termo melhor, é brilhante. Épico. PUTAQUEOPARIU que jogo lindo. Eu nem quero falar muito do trailer em si, assista aí para se maravilhar com o visual, os detalhes e a beleza do Breath of the Wild. Deu pra ver um pouco da história e do modo de batlha e agora os personagens tem voz! Não to brincando. Eu sei que alguns vão falar que descaracterizou o jogo, mas parece extremamente bem feito e eu não tô conseguindo segurar a ansiedade pra jogar. Mas o mais importante é:

O JOGO ESTARÁ DISPONÍVEL NO LANÇAMENTO DO SWITCH! DIA 3 DE MARÇO!

Encerrando…

Bom, no fim das contas não dá pra dizer que essa foi a apresentação mais fodástica que eu ja vi de um novo console, mas o Switch é bem promissor, na minha opinião. Eu acho que teremos vários elementos novos e muitos games bons. O problema é que dos jogos anunciados, a maioria não estará disponível dia 03 de Março. Mas tudo na vida é uma escolha não é mesmo? Não teremos muitos games no lançamento, mas teremos Breath of Wild, um dos mais aguardados dos últimos anos. De todo jeito, se você não quer arriscar, Breath of Wild sai no mesmo dia para Wii U, por exemplo.

Abaixo, o livetweeting oficial da apresentação

E aí? O que achou? Tá ansioso pro Switch? Deixe aí nos comentários.

 

 

 

Deixe uma resposta