Hoje eu estou aqui para falar de DORAMAS!
Vocês já devem ter visto na Netflix alguns títulos duvidosos em chinês, japonês e coreano né? Pois então, eu vou te contar um pouco sobre essas produções asiáticas e indicar alguns que você pode assistir sem medo.
Pra começar, O que é DORAMA?
Como disse o querido Bong Joon-ho, diretor do filme Parasita, no discurso do Globo de Ouro no inicio desse ano, as pessoas (principalmente o Estadunidense) precisam parar de ter medo/preguiça das legendas. Quando esse medo/preguiça é superado nós teremos, literalmente, um mundo inteiro de opções para todos os gostos. Inclusive temos um post aqui no blog sobre alguns filmes Coreanos que vale você dar uma lida e começar a parar de ter medo das legendas. Assista produções asiáticas, parça!
O termo DORAMA vem do japonês ( ドラマ ) e significa “DRAMA” e lê-se “DORAMÁ”. Existe uma diferença entre DRAMA e DORAMA, os DRAMAS são Coreanos e dos DORAMAS são as produções japonesas. A explicação também é ortográfica e linguística, porém eu não entendo nada de japonês ou corenao então eu deixo vocês por conta do google para sanar essa curiosidade.
A cultura dos doramas começou no Japão, eles foram pioneiros nas produções e também na exportação para o ocidente. Hoje em dia os dramas coreanos fazem muito sucesso, principalmente por conta da onda Hallyu e os chineses também são bem queridos entre as dorameiras (hahaha). Existem também os dramas Tailandeses, que são divididos em BL (Boys Love) e GL (Girls Love) e sim, são com temática homossexual e são muuuuito bons, mas isso fica para um outro post. O foco aqui será os dramas Coreanos na Netflix.
As Regras dos Dramas
Antes das indicações, existem algumas “regras” para começar a assistir os dramas. Mas são regras apenas para você entender antes de levar um susto com algumas coisas.
- Os dramas tem entre 12 e 32 episódios e podem variar de 30 minutos até 1h15 de duração. E é tudo matemática, pois um drama que tem um episodio de duração de 30 minutos, ele consequentemente terá 32 episódios, o que na logica ficará 16 episódios de 1h.
- Por regra e tradição não existe mais de uma temporada. A Netflix gosta de dividir os dramas em temporadas, mas isso tradicionalmente NÃO EXISTE. Os dramas que tem mais te 1 temporada são muito raros.
- A trilha sonora dos dramas é tão importante quanto a escolha dos atores. Quando um cantor/grupo/ banda faz uma OST (Original Sound Track), isso significa TALENTO e ACLAMAÇÃO. E tem umas que são incríveis!
- Existem dramas de todos os gêneros, obviamente os romances são os mais populares, mas tem terror, suspense, drama, políticos, policial…
- Além da NETFLIX, você pode assistir os dramas em plataformas exclusivas pagas ou grátis: VIKI, KOCOWA, E os fansubs, que são sites onde os próprios fãs fazem as legendas.
- E, apenas uma curiosidade, os atores também são considerado idols. Mas isso eu explico em outro post ;)
Obrigada Netflix, por tudo!
Eu comecei a assistir dramas pelo finado DRAMAFEVER isso era em 2015/2016 talvez…, mas o app foi descontinuado. Nesse tempo a Netflix já contava com algumas produções asiáticas como filmes e alguns seriados japoneses e conforme o tempo foi passando o catalogo da NETFLIX foi aumentando bastante. Hoje eles contam com inúmeras produções estreando com frequência além dos originais.
Tudo o que eu for indicar aqui você vai conseguir assistir na Netflix. São poucos os dramas que tem dublagem, mas lembre-se da fala do Bong Joon-ho e perca o medo/ preguiça das legendas. Bora lá? Bora!!!
Extracurricular
Um dos melhores dramas que eu assisti no ano da graça de 2020. Jisoo é um garoto com notas exemplares, tudo o que ele quer é estudar para entrar na melhor universidade da Coreia. Porém Jisoo é um fodido sem pai e mãe e ele precisa se virar para bancar os estudos dele. Então ele vira um cafetão, mas nem tudo é tão fácil assim né Jisoo? ai ai ai…
Assista
Stranger from hell
Esse é terror e mistério. Não chega a ser aquele tipo de terror que te deixa com medo, mas ele dá uns sustinhos. E também não recomendo assistir enquanto come, pois tem umas cenas bem nojentas. Tudo começa quando um aspirante a escritor se muda para um pequeno apartamento (existe um nome, mas eu não sei escrever só falar) e seus vizinhos são no minimo bizarros. Assista
Primeira vez amor
Esse é o drama que eu recomendo pra todo mundo que gosta de romance e quer começar a assistir doramas. É uma historia bem levinha e romântica.
Tae-Oh simplesmente descobre que está apaixonado pela sua melhor amiga Han Song-yi. Só que a Song Yi começa a namorar outro cara e o Tae-Oh entra em conflito. É leve, é romântico, tem boas historias secundárias (eu adoro a Garin) fala muito sobre amizade, relacionamentos familiares e amor. Assista
Itaewon Class
Um dos dramas mais comentado na Coréia em 2020. Conta a Historia de Park Saeroyi que busca uma vingança e uma redenção. Após algumas injustiças na sua juventude, ele abre um bar/restaurante para competir com o homem que “destruiu” a sua vida. Tem um pouco de romance (que é bem desnecessário), além de temas como racismo (tem um black asian no elenco) e transfobia que são temas relativamente novos para dramas coreanos. Os diálogos são muito fortes. Recomendo se você já pegou o ritmo dos dramas e quer algo mais intenso. Ah! Itaewon é o nome de um bairro de Seul, o bairro dos estrangeiros e onde rola umas baladas bem doidas.
Something in the Rain
Esse drama é “ou você ama ou você odeia”. No caso, eu amo!
Esse drama “conversou” muito comigo e eu até chorei em alguns momentos e eu não sou de chorar. Jin-A é uma mulher de 35 anos, solteira e “acomodada” na vida. Joon-Hee é o irmão mais novo da melhor amiga de Jin-A e depois de uma temporada nos EUA, ele volta para Seul e acaba se apaixonando por Jin-A. Além de abordar o relacionamento de uma mulher mais velha com um homem mais novo (isso na Coreia ainda é um tabu) um dos principais assuntos que podemos acompanhar é o de assedio sexual no trabalho, tem umas coisas bizarras que dá muita raiva. A trilha sonora é muito bonita, assim como a fotografia. Recomendo para você que gosta de romance.
Eu poderia falar de quase todos os dramas da netflix, pois eu já assisti boa parte deles. Segue mais algumas sugestões:
- Romance is a Bonus Book: Drama maduro, que aborda temas como: recolocação profissional, amor e carreira da mulher madura
- Love Alarm: Um aplicativo (tipo um tinder) que mostra as pessoas que estão perto de você e que gostam de você. Tem um triangulo amoroso muito interessante
- O Rei Eterno: Misura de fantasia, épico e realidade. Também foi um dos dramas mais comentados de 2020
- Suits Coreia: Sabe aquela série Suits? Dos advogados? então, tem uma versão coreana também e é ótima!
- Desiged to Suvivor Coreia: Mesma coisa, uma versão coreana da Série que todo mundo conhece e é tão boa quanto.
- Hospital Playlist: Gosta de série sobre médicos? Temos! Mas não é aquela enrolação tipo Grey’s Anatomy, acho que fica entre “The good doctor” e “E.R”;
Menção honrosa: He’s Psycometrich
Eu não posso deixar de vir biscoitar meu ator/cantor favorito aqui. Esse foi o melhor drama que eu assisti em 2019. Inclusive ganhou alguns prêmios na Coreia e vale a pena o esforço para assistir.
Lee Ahn (Park Jinyoung) é um garoto que após um acidente na infância desenvolve o dom de ler a mente das pessoas através do toque. Obviamente que isso faz ele se meter em umas boas confusões e também coloca ele no meio de um crime para ser desvendado. Esse drama demora um pouco para pegar ritmo (uns 4 episódios), mas depois é uma loucura só. Park Jinyoung, além de ator ele também é cantor de um dos boy groups mais aclamados da Coreia do Sul, o GOT7. Esse drama só dá pra assistir no Vikki
Dorama é um assunto que eu adoro e que eu com certeza eu poderia falar sobre isso por muito tempo. lembrem-se de dar uma chance para as produções diferentes das norte-americanas, tem muita coisa legal por aí que precisa ser assistida. E se você já assistiu algum drama ou tem algum pra me indicar é só comentar aqui!
Comenta aí Nerd!