fbpx Skip to main content

Uma discussão recorrente para quem acompanha séries de TV é o tal peso de um último episódio. De um lado temos aqueles que dizem que: se o último episódio for ruim, a chance de invalidar uma temporada (ou história inteira) de uma série é possível. E do outro lado nós temos aqueles que acham o percurso tão importante quanto o destino final.

É impossível não ter expectativas altas para finalizações, quando assistimos um filme a esperança de que o 3º ato trará uma boa conclusão é inevitável. Mas geralmente a dor de um final ruim para um produto de 2 horas não afeta tanto quanto para quando consumimos uma temporada de 10 horas ou mais.

Game of Thrones – HBO

Uma das questões que aumentam expectativas é o sucesso de uma série no momento, o último grande sucesso da TV foi Game of Thrones, então em sua temporada final o hype estava tão grande que seria impossível agradar a todos. A discussão aqui não é a qualidade dos finais, mesmo que nos exemplos temos discussões bem definidas para um lado ou outro. Mas o impacto que um último episódio causa e sobre o que pensamos. 

Episódios que finalizam de forma ‘ruim’ são os que costumam trazer mais discussões.

Lost – ABC

Um caso notável é o da influência do famoso final de Lost, e sobre o quanto pode ser o peso do seu impacto na história da série. Em 2020 o polemico ultimo episódio completa 10 anos de sua exibição original, e sempre que um ano se passa as discussões ressurgem. Entre uns dizendo que foi algo maravilhoso x outros dizendo que foi algo tão ruim que fez diversas coisas serem invalidadas automaticamente.

Nesta mesma discussão entra o argumento do percurso… Em um seriado com mais de 5 temporadas, um final de 1 hora tem mesmo esse poder de estragar tudo aquilo que aconteceu até lá? para os mais extremos sim. Para outros isso não é possível, visto que muitos episódios avulsos tem uma qualidade narrativa e desenvolvimento de personagens muito grande.

A partir desse momento, a cobrança de fans passou a ser algo muito mais pesado. Em alguns momentos o ‘medo’ de que uma série vire a ‘nova Lost’ se tornou uma expressão recorrente para os que acompanham seriados.

Um público menor sempre reverbera menos sobre finais polêmicos.

The Leftovers – HBO

Finais esperados (e inesperados) estão acontecendo todo mês, ainda mais agora que tantos serviços de streaming estreiam várias produções originais. Então existem muitos finais que passam despercebidos justamente por não reverberarem tanta discussão fora da bolha de fans. Um exemplo recente aconteceu com a série The Leftovers, onde grande parte dos comentários foi positivo… e a sensação de um encerramento decente foi o que ficou. 

A melhor e mais difícil dica é simples: não colocar o hype lá no alto. Nem sempre a visão que temos é a visão de roteiristas, e colocar tanta importância em decisões pode parecer desnecessário também. Manter expectativas baixas é algo muito difícil, principalmente quando se aproveita tanto tempo livre para acompanhar horas de temporadas, mas é sempre a melhor opção.