Antes de qualquer coisa, quero ressaltar que isso é somente a minha opinião e minha visão acerca de dois personagens tão complexos como Vader e Ren, que carregam todo um passado por trás de suas ações, na qual influenciaram e perseguiram-nos durante toda a vida.
Não é novidade nenhuma que Kylo Ren foi um grande destaque nessa nova trilogia, não só pela excelente interpretação de Adam Driver, mas também por tudo que foi nos apresentado desse personagem, principalmente em Ascenção Skywalker, na qual Kylo (ou Ben) mostrou que também é um Jedi poderoso, mesmo tendo sido corrompido pelo lado sombrio.
Sempre vimos Darth Vader dominado pelo ódio, na qual de fato a luz havia saído dele, o conflito com o lado sombrio apareceu na verdade no episódio VI, quando Luke o confronta, diferentemente de Kylo Ren, que desde o princípio teve o conflito com a luz, inclusive conversava com seu avô para que não tentasse o caminho da luz.
Na verdade, esse post não é sobre conflito, e sim sobre o quão poderoso Kylo Ren se mostrou ser e se ele de fato, se igualou a Vader, ou, superou seu avô. Analisando alguns pontos, gostaria de destacar as habilidades com sabre de luz. Anakin Skywalker era extremamente poderoso com o sabre de luz, tanto que quase derrotou seu mestre em sua luta, entretanto, a partir do momento em que se transformou em Darth Vader, sua habilidade com sabre de luz passou a ser um prejudicada, mesmo que ainda pudesse lutar tranquilamente, já não era mais um ponto forte de Vader.
Já Kylo Ren se mostrou extremamente habilidoso com o sabre de luz, inclusive no último episódio, em que no começo vemos ele destruindo um exército usando somente o sabre e enfrentando os Cavaleiros de Ren sozinho. De fato é um ponto em Ren se sobressai, é um grande duelista.
Um ponto interessante ainda é o autocontrole e paciência mediante aos momentos de tomadas de decisões, Vader sempre manteve sua postura e sempre se mostrou um tremendo líder, tanto que até mesmo seus oficiais o temiam assim que ele entrava na sala ou ordenava alguma coisa, já Ren, por conta de seu conflito emocional, ou até mesmo por ser ainda jovem, se mostrava bastante desequilibrado, na qual isso trazia algumas consequências, e seus oficiais não o temiam, apenas o detestavam por conta de suas atitudes muitas vezes infantis e desnecessárias.
Temos mais um ponto crucial nessa discussão toda: O uso da Força. Usar a força não é somente mover as coisas e enforcar adversários, usar a força como um verdadeiro guerreiro é ir além dos limites, é de fato ter a força como uma mãe, não somente como uma companheira passageira. Vader tinha muito conhecimento da força, e de fato era extremamente poderoso, tanto que se tornou um dos maiores Siths de todos os tempos, e foi o Jedi da profecia, e não foi à toa, ele era muito poderoso e isso é incontestável, mas, o que Kylo Ren, ou melhor, o que Ben Solo nos mostrou, é que ele não foi somente um grande Jedi, e sim, um TREMENDO guerreiro.
Tivemos já, ao longo da trilogia, diversos momentos em que mostraram Kylo Ren como um aliado da força, seu dom de entrar na mente dos adversários, de derrubar seus inimigos somente com a Força, e também sua incrível habilidade de controlar a díade com Rey, a ponto de lutar com ela e puxar objetos dela mesmo não estando no mesmo lugar, poucos são capazes de fazer isso, é necessário ter muito controle e domínio da força, Kylo se mostrou um Sith acima do que vimos ao longo de toda saga. Agora, o que Ben Solo fez, de passar toda sua vida para Rey, mesmo de tendo passado para o lado sombrio, e ainda assim usar a luz para conseguir curar, de fato, é necessário muito poder, muito poder mesmo para chegar a tal altura da força, só um verdadeiro guerreiro da luz conseguiria fazer isso de maneira tão incrível quanto ele fez.
Eu tive que deixar todo o sentimento nostálgico e tudo o que Vader representou para os fãs de Star Wars para escrever esse post, ainda sendo o melhor vilão de todos os tempos e insuperável para nós fãs, o que eu posso dizer, dentro do contexto de personagem e até mesmo no quesito técnico, é: Sim, Kylo Ren superou Darth Vader.
Mas isso é somente a minha opinião, e você procrastinador, concorda ou discorda? Conta pra gente aí nos comentários.
Comenta aí Nerd!