[ NOTA DO EDITOR ] O ProcrastiNATION agora tem uma parceria com o Vooozer, uma plataforma de áudio criada especialmente para você ouvir os nossos posts ao invés de ler, que pode ser mais uma maneira incrível de procrastinar. É só clicar no play logo abaixo para ouvir este post.

Sim. É isso mesmo. De cada dez pessoas viciadas em Candy Crush (como eu) que chegaram na última fase, sete nunca pagaram por nenhum extra. Nem jogadas, nem os peixinhos, nem aquele pirulito super bacana. 70% dos jogadores nunca fizeram compras dentro do app. Surpreso?

Eu mesma estou na maldita fase 382 e, até hoje, nunca desembolsei um único dólar naquele inferno jogo. Muita gente ataca o pessoal da King dizendo que o jogo é um “sugador de dinheiro alheio, que explora as frustrações das pessoas que se revelam estúpidas demais pra perceber isso”.

O fato é que a maior parte das pessoas que jogam Candy Crush são jogadores casuais e, ainda que realizem compras no app, os valores não chegam ao absurdo que tantos dizem. Enquanto isso, os “hardcore players” são desafiados a passar fase após fase usando só a sua própria habilidade.

“70% das pessoas que chegaram à última fase nunca pagaram por nada. O jogo foi desenvolvido para que você consiga completá-lo”, disse Tommy Palm, o “Games Guru” da King (sim, isso é um cargo oficial). “Nosso foco é a experiência do jogador, tendo certeza de que é realmente divertido jogar. E nós não fazemos diferença entre pessoas que pagam e pessoas que não pagam: nós os visualizamos como jogadores, e otimizamos o jogo pra ser realmente divertido. Até agora, tem sido uma ótima estratégia para nós”.

E realmente está. O Candy Crush está sendo jogado mais de 700 mil vezes por dia, só em dispositivos móveis. Palm não quis divulgar um número exato de usuários ativos, mas os dados do aplicativo no Facebook indica mais de 132 mil jogadores únicos por mês, tanto em web quanto mobile, mas isso só inclui quem conectou o jogo ao Facebook.

As estimativas de quanto dinheiro a King está fazendo com o Candy Crush variam: Le Parisien afirmou recentemente que o jogo fatura cerca de US$623 mil, enquanto o ThinkGaming afirma que a quantia chega a US$850 mil. Não importa o número, os gráficos das app stores mostram que o aplicativo é um dos jogos mobile mais lucrativos do mundo.

Com isso, a King está tendo sua época de ouro. A empresa afirma ter cerca de 100 mil usuários ativos por dia (DAUs), incluindo web e mobile, em todas as suas outras propriedades: Bubble Witch Saga e Pet Rescue Saga. Em breve o jogo Papa Pear Saga vai se juntar ao grupo.

 

Por que Candy Crush foi um sucesso tão absoluto?

Segundo Palm, não é um segredo. “O tema é muito bom, todo mundo gosta de doces: é muito positivo, colorido e tem formas legais”, ele diz. “Além disso, tem a acessibilidade do jogo: é um jogo multiplataforma que você pode jogar no computador e depois continuar no seu smartphone ou tablet. O jogo é grátis, claro, e ainda tem o aspecto social de ver como seus amigos estão se saindo”.

Ele também afirma que o sucesso de Candy Crush em relação aos outros jogos da empresa também se deve ao fato de que o formato é muito mais portável que o Bubble Witch, por exemplo. “Bubble Witch Saga foi um grande sucesso no Facebook e também era popular em mobile, mas não tanto quanto poderia ser, parte disso era porque ele era ótimo em iPads com suas telas grandes, mas você tinha que se apertar um pouco pra jogar em smartphones”, diz Palm. “Candy Crush Saga se adapta muito bem tanto em smartphones quanto em tablets, e eu acho que a maior parte dos nossos jogadores realmente apreciam instalar o jogo nos smartphones também”.

Mais algumas estatísticas: 90% dos jogadores de Candy Crush têm mais de 21 anos, e a divisão entre homens e mulheres é fifty-fifty (beijo, Tessália).

Agora, questionado sobre a inclusão de novas plataformas, principalmente grandes consoles como Xbox One ou Playstation 4, Palm diz que por enquanto ainda não estão no radar, nem mesmo os portáteis como o PS Vita.

Particularmente, não sei se o jogo teria algum apelo em consoles. Eu vejo Candy Crush como um passa tempo pra jogar enquanto está na fila do banco, no trânsito ou na sala de espera do dentista, daí o sucesso tão grande com adultos.

Mas vamos nessa que essa fase 382 não está pra brincadeira! E você, até que fase chegou no Candy Crush sem pagar?

17 Responses

  1. samuel sobral

    ola eu gostaria de saber se ja aconteceu com alguem eu to na fase 374 e tinha passado ai joguei a 375 acabou as vidas ate ai tudo bem , so q qnd voltei a jogar ligar o pc voltou na fase 374 como nao tivesse passado de fase ..
    ja aconteceu com alguem

    Responder
  2. Leonardo

    Estou na fase 1685, estou aguardando abrir mais fases. Candy crush saga.

    Responder
  3. Leticia

    Oiie, gostaria de saber qual a fase mais alta no candy crush, eu jogo e parece que não tem fim. Já estou na fase 2127 e app não quer abrir, to com medo de desinstalar e voltei pra fase 1

    Responder
    • Ana Lígia Paschoaletti de Lima

      Ola. Estou na fase 2240 aguardando abrir novas fases, o q ocorre praticamente toda semana. Entao o jogo nunca tem fim..

      Responder
  4. Adriana Ferreira

    Estou na 1955. Nunca gastei um centavo com o jogo. Gosto muito!

    Responder
  5. Paulo

    Estou na fase 134,nunca paguei pra jogar,tenho um mês e alguns dias jogando,muito bom esse jogo,ajuda muito a passar o tempo!!!

    Responder
  6. jessica

    Eu estou na fase 2500 e nunca paguei nada, fui desafiada a mais ou menos 1 ano atrás e amei o jogo.

    Responder
  7. Aparecida

    Estou na fase 2004 e nunca paguei nada, porém gostaria muito de abrir o cofrinho,mais não vou gastar.Amooo esse jogo.

    Responder

Deixe uma resposta