fbpx Skip to main content

Estamos vivendo um mundo que está mudando, está lutando e está cada vez mais buscando a igualdade entre as pessoas. E Controle de Trânsito vem justamente para tocar nessa ferida.

No mesmo dia que fomos na HBO para assistir aos dois primeiros episódios de Watchmen, que você pode conferir minhas primeiras impressões aqui, tivemos a oportunidade de assistir ao documentário Controle de Tráfico, que conta a história de Breaion King, uma professora afro-americana, de 26 anos, que foi parada por um policial e, posteriormente, presa de uma maneira muito dramática.

É um documentário bem curto, mas que traz muitas mensagens e reflexões. Nos seus 30 minutos de duração, nós vemos que a sociedade ainda age de uma forma desigual quando se trata sobre as raças dos seres humanos. E é sobre essa luta igualitária que eu me referia no começo do texto.

O objetivo aqui não é fazer juízo de valor sobre o que é certo e o que é errado, acho que isso fica a cargo de cada leitor e espectador do documentário, mas sim fazer com que as pessoas assistam o documentário para termos noção das barbáries que acontecem, em pleno séc. XXI.

https://www.youtube.com/watch?v=wPiGDb2ntaQ

Para se ter mais ideia do que é abordado, a sinopse traz:

Controle de Trânsito conta a história de Breaion King, uma professora afro-americana de 26 anos de Austin, Texas, que foi presa por uma infração de trânsito rotineira que se transformou em uma detenção dramática. Captadas pelas câmeras da viatura da polícia, as imagens mostram como o oficial tirou King do carro, a jogou no chão várias vezes e a algemou. No trajeto para a prisão em uma viatura, ela teve uma conversa reveladora com o policial da escolta sobre raça e aplicação da lei nos Estados Unidos. No entanto, o documentário contrapõe as imagens da detenção com cenas da vida cotidiana de King, compondo um retrato mais completo da mulher presa neste encontro inquietante.

Da pra se ter uma boa ideia de como são as imagens trazidas no documentário, que não é algo tranquilo de assistir, podemos dizer que é bem angustiante, e nos faz pensar quantas vezes por dia isso não acontece, não é mesmo?

O documentário tem a direção de Kate Davis, foi muito bem recebido e rendeu uma indicação ao Oscar. Se você estiver disposto, o documentário já está disponível na HBO e no HBO Go, e vale a pena assistir!

Ficha Técnica

  • Título: Traffic Stop (Original)
  • Direção: Kate Davis
  • Ano de Produção: 2017
  • Gênero: Documentário
  • Duração: 30 minutos