Hoje, dia 30 de Janeiro (esse mês que não acaba nunca) é Dia Nacional dos Quadrinhos. E para comemorar a Editora Disal preparou um catálogo TOP de ofertas especiais. Essa seleção foi pensada especialmente para homenagear grandes nomes da HQ brasileira, trazendo clássicos em formato HQ.
Jubiabá
Um clássico da lenda Jorge Amado, é um romance escrito entre 1934 e 1935, tendo como protagonista Antônio Baduíno, um menino pobre nascido no morro do Capa-Negro, em Salvador. A obra ganhou sua versão em quadrinhos pelas mãos do ilustrador João Spacca, um dos maiores artistas dos quadrinhos nacionais. Além de estudar profundamente o romance, o cartunista se baseou num extenso material sobre a Salvador de antigamente, com auxílio de livros de arte, de fotos, mapas e também outras obras de Jorge Amado.
O livro pode ser encontrado em: https://bit.ly/34D5INr
Quando Meu Pai se Encontrou Com o ET Fazia Um Dia Quente
Outra obra que tem como pai uma das maiores lendas das HQs nacionais, Lourenço Mutarelli. Criando um quebra-cabeça que exige a participação ativa da inteligência do leitor, “Quando Meu Pai se Encontrou Com o ET Fazia Um Dia Quente”, conta a história de um aposentado da companhia telefônica que acabara de perder a esposa. Acostumado a passar o tempo colecionando fotos antigas e consertando máquinas de costura e de escrever, a morte da esposa abala a vida metódica do homem que passa a oscilar entre violência e depressão. Um dia, quando sai para pescar com o irmão, o passeio familiar aos poucos é tomado por uma série de acontecimentos estranhos e inusitados, que começa com o desaparecimento do próprio viúvo. Alguns dias depois, o homem é encontrado, e sua sanidade é posta à prova quando o relato do que fez durante aqueles dias passa a incluir personagens como um ET e os habitantes boêmios de um barco estacionado num riacho seco.
A obra de Lourenço Mutarelli pode ser encontrada em: https://bit.ly/35wnIui
Macunaíma
A famosa obra de Mario de Andrade, que todo mundo teve que ler na escola em algum momento próximo ao fatídico Vestibular, também ganhou sua versão em quadrinho pelas mãos de Angelo Abu e Dan X, “Macunaíma em Quadrinhos” conta com a riqueza de cores e imagens, em que a história é apresentada de maneira vigorosa, contando mais sobre o personagem singular, a quem falta caráter, mas sobra carisma e preguiça. Macunaíma nasce índio, se transforma em um belo e loiro príncipe, encontra seres fantásticos da Floresta Amazônica, enfrenta armadilhas, perigos e viaja à cidade grande com seus irmãos em busca de mais confusões e enrascadas. Uma história que se traduz com perfeição aos quadrinhos, em uma versão que se mostra tão divertida e irreverente quanto a história original.
A obra pode ser encontrada em: https://bit.ly/2S4fGoE
Os Sertões
Inspirado no clássico de Euclides da Cunha, “Os Sertões” é uma das obras mais contundentes da nossa literatura. Nela, o autor expõe a violenta repressão sofrida pelos seguidores de Antônio Conselheiro, ao mesmo tempo que narra a nossa nacionalidade em formação. Neste romance gráfico, livremente inspirado no clássico brasileiro incontornável, somos lançados para dentro da luta, para o coração do confronto entre um movimento messiânico sertanejo e as Forças Armadas do país. Através da tensão dramática do roteiro de Carlos Ferreira, e dos traços sombrios e torturados do desenho de Rodrigo Rosa, em “Os sertões – A Luta”, a história ganha uma visão singular e poderosa.
A obra pode ser adquirida em: https://bit.ly/2s27fPX
Lendas Brasileiras
Mas é OBÓVIO que uma lista de quadrinhos nacionais não seria completa sem o meu grande ídolo, Maurício de Sousa. Um dos autores responsáveis pela existência de um mercado de quadrinhos no Brasil. Eu nem preciso falar muito sobre ele, já que eu acredito que não exista NENHUM brasileiro que não conheça a Turma da Mônica, traduzida para mais de 40 países e 14 idiomas. O seu Maurício é BRABO rapá!
Na obra “Lendas Brasileiras”, o autor reúne a rica cultura do Brasil em histórias fantásticas, em que todos os personagens são representados pelos próprios personagens da “Turma da Mônica”. Vale a pena conferir este trabalho https://bit.ly/35vVYGd
E aí? Que tal as sugestões? Deixe aí nos comentários se eu esqueci de alguma! E não prometo, mas vou dar aquela xavecada na Disal, pra ver se rola de sortear alguma dessas HQs, o que vocês acham?
Comenta aí Nerd!