fbpx Skip to main content

No outro post, eu falei dos argumentos à favor da relação entre Kylo Ren/Ben Skywalker e Rey. Falei sobre alma gêmea, sobre amor, citei filósofo grego, tudo pra tentar entender que, não necessariamente, um final romântico é um final de novela, com casamento, beijo e filhos. Apesar de achar que Star Wars é sobre esperança, então um final feliz se faz necessário.

Hoje é dia de dar uma de advogado do diabo. Vou falar sobre o porquê Kylo e Rey não podem, nem devem ficar juntos. Mas antes de começar a malhar o Reylo, como os fãs chamam, eu quero dizer que nem este texto, nem o anterior tem a minha posição pessoal. Eu estou só expondo fatos e analisando o mais imparcialmente possível. Bora lá.

O Balanço da Força

Snoke foi valente. Isso ninguém pode tirar dele. Colocou toda a confiança no aprendiz dele, Kylo Ren e pagou BEM caro por isso, mas em uma coisa ele tinha razão: A Rey é a representação de tudo que é contrário ao mal que Kylo Ren representa. E não ache por um momento que ele não é mau – Um cara que nasceu cercado de privilégios em uma galáxia que estava em processo de reconstrução, com uma conexão com a Força que lhe garante poderes maiores do que qualquer pessoa vivente naquele momento, exceto talvez pelo seu tio Luke. Poderia ter usado tudo para o bem e pela paz, justamente para ajudar nessa reconstrução da galáxia. Aí o que ele faz? Cede aos impulsos mais escrotos que uma pessoa pode ter, como a criança mimada e petulante que ele é. Apesar de ser o maior babaca da galáxia, uma parcela dos fãs espera que ele e Rey terminem juntos, após ela salvar sua alma e redimi-lo de seus pecados, tirando Kylo das garras do Lado Sombrio da Força. O ponto é que ela talvez mereça melhor que isso e ele mereça um fim de acordo com as suas atitudes.

O argumento contra a relação deles como um casal não é só sobre o quão horrível Kylo pode ser, mas é uma grande parte, claro. Os pais de Ben Solo foram dois dos maiores heróis da galáxia e a sua mãe é uma princesa. Literalmente. Seria impossível ser mais privilegiado do que isso, ainda que ele não tivesse tanta aptidão para a Força. Ben Solo nasceu como um dos maiores usuários da Força que já se viu na saga. Só pra completar os privilégios, ele foi treinado por outro dos maiores heróis da galáxia, Luke Skywalker, o homem que derrotou Vader e o Imperador e por acaso, seu tio.

Mesmo que a gente consiga simpatizar com um adolescente tardio tomando a decisão errada, nós ainda somos responsáveis pelas decisões que tomamos, certo? Qualquer compreensão que a gente poderia ter sobre a personalidade de Kylo, acabou no momento em que ele varou Han Solo com a lâmina. Eu não sei vocês, mas eu queria ENTRAR NA TELA, pra dar na cara dele. Mesmo que ele tenha depois matado Snoke, não foi na intenção de fazer o bem, a coisa certa. Não senhor, foi para eliminar o passado. Incluindo a parte em que ele foi uma boa pessoa.

O momento em que ele se livra do Snoke e mata o seu passado, também é o momento em que a esperança de vê-los como um casal, deveria ter acabado. Desculpem fãs shippadores, mas é isso. Mesmo depois de terem derrotado a guarda de elite do Skoke, quando parece que a ligação entre eles finalmente se tornaria uma coisa positiva, Rey traria Kylo para o lado da resistência, final feliz e aquela coisa toda. Aí o cara revela que não só estava pronto para ver a Resistência morrer ali, como quanto Rey e ele deveriam governar a galáxia juntos, parafraseando Anakin para Padmé. MAS ao contrário de Anakin, que realmente amava Padmé, ainda que de um jeito torto na reta final, Kylo tava só tentando manipular a Rey, se valendo do ponto fraco dela, seus pais.

“Eles eram catadores de lixo imundos. Te trocaram por dinheiro para beber. Estão mortos e jogados em alguma cova, no deserto de Jakku. Você veio do nada. Você não é nada. Mas não para mim. “

Kylo Ren, tentando fazer a ficha da Rey cair

Ele disse a Rey, a sua contraparte na Força e única pessoa capaz de salvar sua alma, se é que ele ainda tem uma, que ela era um NADA, exceto pra ele. Não precisa ser psicólogo pra perceber a atitude de um homem abusivo, tentando coagir uma pessoa claramente vulnerável para criar um laço tóxico. Isso é um dos momentos mais escrotos da história de Star Wars, mas não funcionou com ela. Porque? Oras, padawan, por que ela é melhor do que ele.

Por outro lado, Rey não teve pais heróis, mãe princesa, tio Jedi, mordomias, nada disso. Foi abandonada ainda pequena em um planeta na orla exterior, praticamente um grande deserto, cheio de pessoas de caráter duvidoso. Um lugar onde a vida era extremamente dura. Isso daria a ela motivos e razões para crescer com ódio e ressentimento, como vimos outro personagem que veio de Jakku, na trilogia de livros Marcas da Guerra, Gallius Rax.

O que aconteceu? Ela cresceu uma boa pessoa, esperançosa e enquanto isso, aprendeu a cuidar de si mesma. Uma galáxia desesperada por heróis, não é difícil se agarrar a um personagem que não se perdeu na sua essência e bondade, apesar de todos os obstáculos.

Mesmo com tudo que ela passou em Os Últimos Jedi, percebendo que Luke Skywalker, o grande mestre Jedi tinha virado as costas para a Força, aceitado que seus pais a venderam para ser uma escrava, Kylo partindo seu coração, mesmo ela sendo a única pessoa que acreditou que ainda havia o bem nele. Mesmo assim, ela continuou fiel a sua essência. Nenhuma dessas decepções foi capaz de quebrar seu espírito. Quando Kylo ofereceu poder supremo, ela nem hesitou antes de mandar ele pentear Bantha.

Eles podem até ser dois lados da mesma moeda, no que diz respeito à relação de ambos com a Força, mas Rey e Kylo são seres humanos completamente opostos. A ideia de que terminem como um casal, dá a ele uma saída que ele não merece. Acho que não tem nada que ele tenha feito que o torne merecedor do amor dela. E pior pra ela: Uma pessoa com um coração tão puro e bom, não merece passar a vida com um escroque como Kylo. Ela merece uma pessoa digna da pessoa maravilhosa que ela é.

O sonho dos fãs de ter aí uma relação entre Kylo e Rey é mais sobre esperança. Não importa quão pesada esteja a situação, sempre há esperança, mas é uma situação totalmente sobre o Kylo Ren. Faz a história sobre a Rey se tornar a história sobre como Kylo era mau e agora é bom e honrado, por que uma única pessoa acreditou que ele era melhor que isso.

A alma de Kylo Ren pode ser salva, assim como Darth Vader, mas isso não significa que a pessoa que o salvar termine com ele. “A Escuridão cresce e a Luz vai ao seu encontro”, mas ninguém precisa amar a escuridão pra isso.