Segunda-feira foi ao ar no intervalo do Monday Night Football da ESPN o trailer final para Star Wars – Episódio IX – A Ascensão Skywalker. O capítulo final da saga, teve alguns detalhes revelados no trailer e para nós fãs, qualquer migalha é uma emoção. E foram várias.
Mas eu não estou aqui para isso, por que o trailer você pode ver em qualquer lugar. Já que já temos os trailers e alguns roteiros vazados por aí, ainda que não saibamos o que é verdade ou não, chegou aquela hora gostosa, onde eu vou mandar ver em uma rodada de rumores e boatos que podem ou não ser verdade e estar no filme. Então se você liga para spoilers e não quer saber o que pode estar no cinema PARA AQUI. Você FOI AVISADO!
Bora lá. Segundo o rumor, direto do administrador do Star Wars Leaks, andaram rolando várias refilmagens e muita coisa que era dada como certa em alguns “roteiros vazados” já era. E o cara tem um belo histórico de acertos nos outros filmes.
A Ascensão Skywalker começa um ano depois de Os Últimos Jedi. O filme começa em um planeta escuro, com uma torre. Ela transmite um sinal e um barulho ensurdecedor. E então a frota Sith é revelada. Corta para Kylo Ren, o novo Líder Supremo que está em busca da origem do poder de Snoke, o que o leva até um dispositivo, chamado Wayfinder. É nessa busca que ele encontra Palpatine.
Depois de obter o dispositivo ele viaja até o planeta especificado na rota. Chegando assim nas Regiões Desconhecidas, um planeta morto, chamado Exogol. É lá que Kylo encontra Palpatine, decrépito, quase morto. E no começo ele nem acredita que seja, de fato, o ex-Imperador.
Após ser jogado no fosso da Estrela da Morte, ele conseguiu escapar de alguma maneira e se refugiou em Exogol, aguardando o momento de um novo golpe.
Palpatine então revela seu exército, que vem sendo construído há 30 anos, na surdina. Os generais Hux e Pryde ganham a tarefa de reunir novas crianças para servirem ao Novo Império. Kylo ainda não tem certeza se aquele velho, realmente é Palpatine. O velho ri quando Kylo diz que o passado tem que morrer e diz que o passado é a chave para o futuro. Como se não bastasse a revelação da frota, ainda revela que Rey é a sua neta.
O treinamento de Rey
Corta para Rey, que tem um novo mestre: Leia. durante um treinamento físico, ela não consegue controlar a sua raiva. Ela corta uma árvore, que cai em cima de BB-8 e acaba danificando o dróide. Rey tenta entrar em contato com o espírito de Luke, mas não consegue. Decepcionada com ela mesma, entrega o Sabre de Luz para Leia. Rey se sente frustrada por não conseguir controlar a raiva e nem se comunicar com os Espíritos da Força.
Um informante dentro da Primeira Ordem revela que Kylo encontrou o dispositivo e a nova Frota Sith nas Regiões Desconhecidas. O contato da Resistência se chama Boolio. Eles analisam as informações conseguidos com o informate e descobrem o retorno de Palpatine e da Armada. Aqui descobrimos que Snoke era um agente de Palpatine. Leia então manda Rey, Finn, Poe, Chewie e os dróides ao planeta Pasaana.
De volta à Primeira Ordem, Kylo entrega a cabeça de Boolio e diz que há um traidor entre eles. Todos os oficiais estão presentes, incluindo Hux e General Pryde. Um dos oficiais sugere que não se pode confiar na frota Sith e é morto por Kylo.
Enquanto isso, Leia menciona que tem um contato que está explorando as regiões desconhecidas há tempos e está disposto a ajudar. Leia devolve o Sabre a Rey, que menciona que Luke deixou algumas informações nos livros de Aach-To sobre um artefato Sith que menciona as Regiões Desconhecidas.
O Planeta Pasaana
O tal informate da Leia, que vai ajudar os heróis a encontrar a frota de Palpatine é ninguém menos que Lando Calrissian. Os heróis o encontram no planeta Pasaana. Lando menciona que há uma adaga que pode ajudá-los a encontrar a frota secreta. Há muito tempo ele foi com Luke atrás da adaga, que pertencia a um fanático Sith, chamado Ochie. Eles o rastrearam até Pasaana, mas nunca encontraram a adaga.
Lando ficou por lá porque seu filho foi pego pela Primeira Ordem durante a missão. Ele e Luke se separaram, mas Lando achou melhor ficar por lá. Finn começa a desconfiar, pois também foi sequestrado pela Primeira Ordem quando era menino.
Usando as pistas de Lando, os heróis encontram a nave perdida de Ochie. Rey tem uma visão da Força quando toca na nave. É a mesma que a deixou em Jakku. Eles encontram a adaga.
O Ataque da Primeira Ordem
É revelado então que Ochie era um assassino de Sith. Quando os heróis saem da caverna, um Star Destroyer aparece no céu. Eles deixam a Falcon pra trás e fogem na nave de Ochie. Rey se separa e vai enfrentar Kylo (a mesma cena do teaser). Chewie se separa para ganhar tempo e é capturado pelos Cavaleiros de Ren.
Durante a luta com Kylo, Rey vê Chewie ser levado para uma nave de prisioneiros. Rey usa a Força para puxar a nave de volta para o chão. Kylo também usa a Força na nave. Rey se descontrola e lança raios na nave. Ela entra em desespero achando que matou Chewie.
Poe, Finn, C3PO e BB-8 voltam na nave de Ochie e resgatam Rey. Sem Lando, sem a Falcon, sem adaga e sem Chewie, os heróis saem do planeta. C3PO está com a mensagem da adaga gravada na sua memória.
Os heróis rumam para o planeta Kijimi. Poe tem um contato no planeta que pode reprogramar C3PO para ler a escrita Sith na adaga. Decifrando a informação eles descobrem o paradeiro do segundo wayfinder. O contato de Poe é Zorri Bliss, que num primeiro momento quer capturá-los e entregar para a Primeira Ordem. Depois ela muda de ideia.
O Sacrifício de C3PO
Ela leva os heróis a Frik, que diz que pode desbloquear a mensagem, mas no processo, C3PO terá a memória apagada. Os heróis relutam em fazê-lo, mas C3PO se sacrifica voluntariamente. O processo é feito e ele perde a memória, morrendo, portanto. O dróide desliga e é reiniciado. A mensagem aponta o local do segundo Wayfinder. A Lua de Endor.
Zorri leva os heróis a Frik. Ele diz que pode desbloquear a mensagem a ser lida, mas no processo, C-3PO terá sua memória apagada. Ainda sofrendo com a perda de Chewbacca, os heróis discutem sobre uma outra maneira de decifrar a mensagem, contudo, C-3PO num ato voluntariamente de sacrifício deseja ler a mensagem. O processo é feito, os olhos de C-3PO ficam vermelhos enquanto ele decifra a mensagem. O droide perde sua memória, o C-3PO que conhecemos morreu. Essa cena é dita com uma das mais emocionantes do filme. O droide é desliga e reiniciado.
A Mensagem aponta a existência de um segundo wayfinder na lua de Endor. Nessa hora um Star Destroyer com o canhão da Estrela da Morte chega em Kijimi. Os heróis escapam na nave de Ochie e conseguem entrar camuflados no Star Destroyer.
Lá eles descobrem que Chewie está vivo, enquanto tentam descobrir onde está a Falcon. Um grupo parte para resgatá-lo, mas também é pego. Rey sente um chamado, causado pela adaga, que a leva diretamente para Kylo.
A adaga estava na sala de Kylo Ren. Quando Rey a toca tem uma visão sobre a morte de seus pais em Jakku. Kylo revela que ela é neta de Palpatine.
General Hux se revela como o informante de Leia, liberta os prisioneiros, permitindo que eles escapem na Falcon. Rey reencontra os amigos e todos escapam da Primeira Ordem. Hux é morto pelo General Pryde.
As informações obtidas com a ajuda de C3PO levam ao segundo Wayfinder nos destroços da Estrela da Morte, na Lua Florestal de Endor. Os personagens encontram Jannah que foi capturada quando criança pela Primeira Ordem, mas conseguiu fugir e se refugiou em Endor. Ela é a filha perdida de Lando. Jannah leva Rey até os destroços da Estrela da Morte.
Rey entra sozinha, chega na sala do Imperador e encontra o Wayfinder. Ao tocar o objeto, ela tem mais uma visão da Força. Dessa vez ela é uma Sith. A voz de Palpatine é ouvida e a visão choca Rey. Kylo dá um jeito e chega à sala do imperador. Ele destrói o Wayfinder, diz que tem um com ele, mas Rey tem que tomar à força. Uma batalha começa na sala e termina na superfície dos destroços.
O adeus de Leia
Do outro lado da galáxia, Leia está morrendo. Luke não aparece para ela, mas Kylo e Rey sentem a sua morte. Ambos ficam chocados, mas Rey se recupera primeiro, desarma Kylo e enfia a adaga no seu peito, para depois curá-lo usando o poder da Força. Rey pega o Wayfinder de Vader e sai de Endor na nave de Kylo Ren. Todos voltam para a base da Resistência.
Derrotado e sentido pela morte da mãe, Kylo tem uma visão ou alucinação com seu pai. Han diz ao filho que nunca é tarde para voltar para a luz e fazer o que é certo. Kylo descarta seu sabre.
Enquanto isso, Rey vai para Aach-To. Ela está xtremamente abalada, por quase ter matado Chewie, pela visão da Estrela da Morte, por ser neta de Palpatine e por fim, quase ter matado Kylo Ren. Ela decide se isolar, assim como Luke e descarta o sabre. Então o espirito de Luke surge e encoraja Rey a enfrentar o Imperador e acabar com a guerra. Ele diz a Rey q ela deve enfrentar Palpatine assim como ele enfrentou Vader. Luke diz que tinha muita fé nela. Rey pergunta por Leia, mas Luke diz que ela não completou seu treinamento no mundo espiritual.
Ele e Leia sabiam que Rey era parente de Palpatine. Luke conta que começou a treinar Leia, mas ela desistiu por estar grávida e ter tido uma visão de que seu filho morreria caso ela seguisse por esse caminho. Luke diz que Rey inspirou Leia a seguir o caminho dos Jedi mais uma vez e que agora mil gerações vivem nela (Rey). Por fim, ele diz a Rey que Leia deixou seu Sabre de Luz com ele. Rey o pega e deixa Aach-To.
Base da Resistência
A Resistência descobre as coordenadas através do dróide D-O. Ele pertenceu a Ochie, quando ele visitou Palpatine e sabe chegar lá. R2 revela que possui um Backup de C3PO e a sua memória é praticamente recuperada. Lando chega e decide ajudar a Resistência que se mobiliza e se prepara para a última batalha.
Rey segue as coordenadas para o mesmo lugar em que Kylo esteve no começo do filme. Rey aterrisa e entra no grande cubo de rocha flutuante. Conforme ela vai entrando, várias estátuas Sith podem ser vistas. Rey chega a uma arena e encontra o velho Palpatine.
Ele diz a Rey que é seu avô e a provoca. Diz também que somente ao matá-lo, Rey ganha o poder necessário pra salvar os amigos. Diz que Vader jamais trairia Luke pelo vínculo familiar e espera o mesmo dela. Ele abre o teto da arena revelando vários Star Destroyers com canhões da Estrela da Morte, prontos pra enfrentar a Resistência. Rey cai na provocação e decide matá-lo.
Ben chega a Exogol e encontra os Cavaleiros de Ren, protegendo a entrada da arena. Ben os derrota usando a Força, porque está sem o sabre de luz. Finalmente entra na arena e vê que Rey está prestes a atacar Palpatine. Ele pega o sabre de Anakin e diz a Rey para não matar o Imperador possuída pela raiva. Eles se unem contra os Cavaleiros de Ren restantes e os guardas de Palpatine. Palpatine absorve a Força de Ben e Rey e recupera sua saúde, se tornando jovem novamente.
A batalha está rolando na arena enquanto a Resistência se choca com a Primeira Ordem nos céus. Ao chegar, são confrontados por centenas de Star Destroyers de Palpatine. O objetivo é destruir a nave capitania onde está o General Pryde. Isso incapacita a comunicação entre as naves e as impede de navegar pelas Regiões Desconhecidas. Finn e Jannah assumem essa missão.
Rey x Palpatine
Palpatine está jovem e com todos os seus poderes. Então ele dispara um Raio da Força em Ben. Ele cai em um abismo e nunca mais é visto. Rey começa a se concentrar na Força e começa a ouvir os Jedi do passado. Várias vozes surgem, inclusive as de Obi-Wan e Ahsoka. Agora ela está sozinha contra Palpatine que dispara um Raio para o céu e destrói várias naves da Resistência. Ele insiste que Rey se junte a ele. Rey segura os dois sabres e Palpatine dispara contra ela.
Tudo parece estar perdido, então os fantasmas de Luke e Leia aparecem. Eles desviam o raio de volta para Palpatine, desencadeando uma explosão. Ele está finalmente morto e a arena começa a desmoronar.
De volta à batalha. Finn e Jannah conseguem destruir a nave do General Pryde. Ambos são salvos no último segundo pela Falcon e Rey escapa da arena. A batalha final foi vencida. Os sobreviventes se reúnem e comemoram na base da Resistência. Enquanto toda a galáxia celebra o fim da Primeira Ordem.
No fim, os heróis viajam para Tatooine, onde tudo começou. Rey desmonta os sabres de Anakin e Leia, usando seus componentes para criar um novo. Rey enterra as peças sobressalentes na propriedade da família Lars.
Ao se virar para Finn, Poe, Jannah, Chewie, R2, C3PO, BB-8 e D-0, um estranho a chama. Ele diz a Rey que não via gente ali há muito tempo e pergunta seu nome. Ela diz que se chama Rey Skywalker e acompanhado dos espíritos da Força ela assiste ao por dos sóis gêmeos no horizonte.
Comenta aí Nerd!