Ah, a música! A paixão universal de todo ser humano, aquela paixão que faz as pessoas partilharem de momentos únicos, que nos traz lembranças tão dolorosas (nem preciso citar quais), mas também lembranças da infância, adolescência e tantas outras fases da vida.
Em 1927 uniu-se a música a outra paixão universal: O cinema. A sétima arte passou a proporcionar momentos incríveis a partir de suas trilhas sonoras, e hoje vamos relembrar algumas que foram tão marcantes por diversas gerações
5. TUBARÃO (1975)
Clássico de Steven Spielberg, a trilha sonora composta por John Williams causou muito frio na barriga nas telonas, nas suas primeiras notas graves já demonstrava que o predador se aproximava, causando arrepios e muita tensão, e conforme a melodia fosse crescendo ao longo da cena, ficava claro que o predador faria mais uma vítima.
4. CICLO SEM FIM – Rei Leão (1994)
Particularmente, essa música marcou minha vida de uma forma única, na qual a primeira parte dela (AAAAAAATUREINAAAAAA) já fazia meus pelos (nem tantos pelos) se arrepiarem na minha infância.
Composta por Elton John e Tim Rice, interpretada originalmente no filme por Carmem Twillie. No Brasil ela foi traduzida e escrita por Alfredo Marco e Eliana Estevão e interpretada Zezé Motta.
A trilha sonora de Rei Leão é atemporal, marcou diversas gerações de crianças e até hoje emociona seu público, seja para os mais novos ou para os não tão novos, as músicas de Rei Leão ainda são capazes de arrancar lágrimas de todos os tipos de espectadores.
3. MY HEART WILL GO ON – Titanic (1997)
O filme que marcou a geração do final dos anos noventa, coincidentemente o ano em que eu iniciava minha vida nessa terra, a música cantada pela diva universal Céline Dion e composta por James Horner e Will Jennings foi trilha não só do casal protagonista Jack e Rose, mas também de muitos casais daquela geração.
Uma curiosidade a respeito da interpretação de Celine Dion, é que a versão usada na música foi gravada em apenas um take. Celine gravou apenas como uma guia para gravar a versão original, porém, o diretor James Cameron gostou tanto daquela primeira versão teste que decidiu usar a mesma para a trilha de seu filme. Ela poderia me emprestar 1% desse talento, não?
2. HARRY POTTER (2001)
É um tanto quanto emocionante para mim falar dessa trilha, pois de fato sou um grande fã de Harry Potter e sua trilha sonora fez parte de todas as fases da minha vida. Composta também por John Williams, em suas primeiras notas nas aberturas dos filmes podemos avistar o castelo de Hogwarts antes mesmo de ele aparecer na tela.
Como diversas obras de John, a trilha sonora de Harry Potter fez com que a imaginação dos adolescentes do começo dos anos 2000 se tornasse uma verdadeira caixa de criatividade, o incrível mundo da magia criado por J.K. Rowling testificou-se ao longo das trilhas da saga, fazendo com que os fãs se sentissem em Hogwarts apenas desfrutando de sua inesquecível melodia.
1. STAR WARS (1977)
Pode parecer um post somente sobre as obras de John Williams, mas, não temos culpa se ele eternizou tantas obras icônicas, não? Seria um crime fazer um top 5 de trilhas sonoras e não mencionar a obra mais emblemática de John. Star Wars ficaria em primeiro lugar nos Tops 5 ou 10 por diversos motivos, mas vamos focar no tema do post: Sua Trilha Sonora.
Quem nunca se arrepiou nos créditos iniciais subindo nas telonas ao som de seu tema principal certamente deve ter um coração congelado. A trilha sonora de Star Wars renderam a John Williams não só indicações aos maiores prêmios da música e do cinema, mas também um legado admirado e contemplado até os dias atuais, passando por diversas gerações e ainda encantando os espectadores antigos e novos.
O tema de Star Wars é a música não popular mais executada de todos os tempos, posso arriscar dizer que ela foi (não só o único) um dos principais atributos que fez Star Wars tornar-se uma das maiores obras cinematográficas de toda a história do cinema universal, John Williams não compôs somente uma trilha, ele compôs a história de muitas gerações passadas e também as futuras.
E você, qual foi a trilha sonora que mais marcou sua vida?
Comenta aí Nerd!