Eu disse, em algum lugar dessa internet vasta de meu Deus, que até o lançamento de Tomb Raider em 2013, para PS3 e Xbox 360, eu não era muito fã dos jogos. Os do PlayStation 1 não me atraíam muito, talvez por eu ser mais novo e tal (nasci em 91, e o primeiro jogo saiu em 96), mas depois do reboot encabeçado pela Square Enix, eu virei consumidor da franquia. Acho que no Xbox 360 eu cheguei a terminar duas vezes, e no PS3, uma.

Veio 2015 e tivemos Rise Of Tomb Raider, mostrando uma Lara Croft mais preparada do que a Lara do primeiro reboot, mais exploradora, mais decidida e sabendo o que pode vir pela frente. Pasmem, esse jogo eu ainda não terminei, mas nem por isso deixei de gostar.

Até que tivemos o anúncio que um novo filme da série seria produzido, com Alicia Vikander (Ex Machina) interpretando Lara. Beleza, até aí tudo certo, tudo lindo. Até que fomos pegos de calças curtas com um pôster do filme, e aí eu comecei a reparar nas semelhanças que esse filme tem com os jogos.

Vamos começar com o poster:

Reparem na “machadinha” que ela está segurando. Não é igual à da imagem abaixo?

Isso foi uma coisa que me chamou a atenção, porque por ter acompanhado de perto os novos jogos, achei bem maneiro essa proximidade entre as duas mídias. Mas não parou por aí! Um trailer completo foi liberado ontem (19), e cara…. Tantas referências que nem sei!

Primeiramente, vamos ao trailer:

Agora vamos às semelhanças!

Aos 0:57 segundos, Lara está descansando numa rede, num navio, quando uma “turbulência”, que não sei nem se é o termo certo pra esse tipo de coisa, a assusta. Reparem:

Que tem uma sequência muito parecida com a da primeira CG do jogo de 2013!

Ah, mas você deve estar falando aí: NADA A VER, NO JOGO ELA É JOGADA NO MAR E NO TRAILER DO FILME. VOCÊS NÃO SABEM DE NADA!

Calma, eu sei que é diferente, por isso chamo de semelhanças, e não cópia. Mas calma, tem mais. Olhem essa cena da CG:

Agora reparem nessa do trailer:

Cara, é muito parecido! E ainda notei uma outra coisa. Reparem nesse frame, onde Lara salta de uma asa de avião que está prestes a cair, para segurar na fuselagem, e então tentar salvar sua vida escalando o resto da aeronave:

Agora comparem com essa cena do jogo:

É tudo parecido! E isso, na minha opinião, é otimo, porque sempre reclamamos do quão distante do original os filmes que se baseiam em games podem ser. E nesse caso, a proximidade com o jogo pode ter um impacto muito positivo. É claro que depende da história que o filme vai contar, claro, porque se for galhofa e vazia, não há proximidade que salve, mas eu gosto de ter esses fan-services. Afinal, como diria Érico Borgo, do Omelete, “sou fan, quero service!”.

Claro que essas semelhanças tem uma influência muito forte da Square Enix, que está envolvida na produção do filme, como mostra no começo do trailer.

E vem cá: Que que aconteceu com o pescoço da Lara no poster? O pessoal da Guerilla Games ta envolvido também? Porque ela ta parecendo um pescoção, de Horizon!

Não esqueça de acompanhar o ProcrastiNATION no Twitter e no Facebook.

E me siga nas redes sociais, no Twitter e no Instagram!

Deixe uma resposta