fbpx Skip to main content

Como foi a BGS 2017?

By 17/10/2017BGS, Games

No último final de semana, rolou a histórica décima edição da Brasil Game Show, que nesse ano de 2017 voltou para o Expo Center Norte. Realizada entre 11 e 15 de Outubro, dessa vez aproveitando o feriado, foi como sempre a festa dos Gamers. Além das grandes empresas do ramo, a feira contou também com várias desenvolvedoras de games indies (a indústria nacional cresce a cada dia e isso dá um puta orgulho), além de marcas de acessórios e periféricos dos mais variados tipos e modelos.

Vamos falar dos games?

A primeira coisa que vem à cabeça quando a gente pensa em BGS são os grandes lançamentos, os famosos Triple A. Acho que as expectativas foram atendidas nesse quesito, já que a lista de lançamentos como FIFA 18, Shadow of War e Forza 7 estavam por lá, bem como aqueles que ainda serão lançados até o fim do ano, como Gran Turismo Sport, Call of Duty WWII e Assassins Creed: Origins. Ainda pudemos dar uma olhada em lançamentos 2018, como Detroit: Become Human e Sea of Thieves. Infelizmente, alguns jogos muito esperados como o novo God of War não tiveram demo hands-on. E eu não vi Star Wars Battlefront II por lá também, mas como eu testei no Beta então tudo bem.

Mas esse ano, mais até que os games, o ano foi dos upgrades e periféricos. Tivemos o novíssimo Xbox One X da Microsoft, mostrando como será incrível jogar com resolução 4K e imagem HDR. A Sony também trouxe a versão 4K do Playstation, mas o que o pessoal realmente queria ver era o Playstation VR. Disponível em grande quantidade para ser testado, já que eram 10 estações ali no stand da Sony. Apesar de já termos testado o Playstation VR ano passado, dessa vez a ideia da Sony foi massificar, já que o periférico será lançado por aqui até o fim do ano (infelizmente ainda não sabemos o preço). Portanto, era uma decisão lógica e estratégica, já pra deixar aquele gostinho para os fãs.

Para não ficarmos só em consoles, haviam mais empresas especializadas para os PC Gamers, divulgando novos Notebooks, Desktops e todo tipo de periférico que você puder imaginar. É fácil se perder em meio a tantos tipos de teclados, mouses, headsets, memórias, HDs e o que mais você conseguir imaginar, totalmente voltado ao público gamer.

Presenças ilustres e mais espaço

Mas a #BGS10 não foi só filas para testar games. O evento desse ano ficou marcado pela presença de três grandes convidados: Phil Spencer, Vice-Presidente da divisão de jogos da Microsoft; Ed Boon, um dos criadores da série Mortal Kombat e a LENDA Hideo Kojima, criador da série Metal Gear. Distribuindo autógrafos, fotos e contando um pouco sobre o que planejam para o futuro. Inclusive os três participaram da abertura do evento. Olha lá o Kojimão junto com o Phil Spencer, Ed Boon e o criador da BGS, Marcelo Tavares.

Comparado à edição de 2016, a feira estava consideravelmente maior, mas achei que faltou um pouco de variedade. Os estandes eram enormes e lindos, como o da Activision por exemplo, mas só tinham dois jogos para ser testados, Destiny 2 e Call of Duty WWII, sendo que Destiny já está disponível. Isso tira um pouco o impacto, por que não temos o fator surpresa.

De qualquer maneira, os jogos que eu realmente estava de olho e queria testar estavam presentes. CoD WWII, Assassins Creed: Origins, Far Cry 5, Sea of Thieves (apesar de não ter um XBOX, confesso que eu tava muito afim de ver esse jogo e olha, promete). Mas confesso que tem alguns que eu gostaria de ver, nem que fosse uma apresentação à portas fechadas, que certamente levariam a galera a loucura, como God of War, Spider Man e Red Dead Redemption 2. Mas tudo bem, veremos todos esses na BGS 2018.

A grande surpresa, pelo menos pra mim, foi South Park – A Fenda que abunda a força. Eu nem tava dando muita bola, por que confesso que enjoei um pouco de South Park, mas olha, que jogo! Parece muito divertido e eu estou oficialmente ansioso para jogá-lo. Inclusive a data de lançamento está marcada para 17/10, dia que esse post vai ao ar.

Em menor número, mas com a importância cada vez maior, os jogos mobile também estavam disponíveis, com competições de Clash Royale e um estande de Summoner War. Também vale mencionar a grande quantidade de empresas indies, mostrando seus projetos, soluções tecnológicas para jogos e até incríveis gamepads capazes de rodar jogos para Android e Windows 10. Em relação ao ano passado, é notavel o crescimento do espaço reservado para as pequenas empresas. Isso é um ponto MUITO positivo para a organização do Evento e para a nossa indústria de games, que tem um potencial gigante.

Como já é de se esperar em eventos assim, a presença de cosplayers é constante. Portanto não é difícil cruzar nos corredores com personagens de todos os tipos de franquias, de League of Legends a Street Fighter, passando por Star Wars. Até um mini Jason deu as caras por lá. Estandes maiores, como Sony e Microsoft entraram na onda e trouxeram personagens para os estandes, como a Alloy, heroína de Horizon: Zero Dawn e o engraçadíssimo Cuphead.

Volta Nintendo!

Sentimos a sua falta Nintendo. Apesar de sabermos que a empresa não atua oficialmente por aqui há alguns anos, com o lançamento do Nintendo Switch, rolou aquela pontinha de esperança, de um espaço com alguma demonstração de jogos, ou até um stand, ou que anunciassem uma data de lançamento oficial por aqui. Infelizmente não deu, vamos torcer para que em 2018 a Big N volte em toda a sua glória para nós.

Mas fora isso, a BGS 2017 foi só sucesso. Nós gamers temos vários bons motivos para nos animar com os lançamentos que vem por aí, sejam games, consoles, periféricos ou equipamentos. Vamos torcer para que o evento continue nessa crescente e que o ano que vem seja ainda melhor! E claro, a gente se vê por lá!