E a terceira parte, e final, da nossa listinha já está entre nós! E bem a tempo do próximo filme estrear. Será que os últimos 5 realmente agradam a maioria? Estilos diferentes em tempos diferentes, premiados ou indicados a diversos prêmios. Acho que foi uma lista justa:
5º – A View to a Kill (1985)
Composição: Duran Duran e John Barry
Performance: Duran Duran
Dizem que John Taylor, baixista da banda Duran Duran, encontrou os produtores dos filmes de Bond em um bar e questionou quando iam chamar uma banda decente para cantar um tema. Única canção a liderar o Top 100 da Billboard e Ganhadora do Globo de Ouro. Aparentemente o baixista estava correto.
4º – You Only Live Twice (1967)
Composição: John Barry e Leslie Bricusse
Performance: Nancy Sinatra
A princípio os produtores pensaram em ninguém menos que Frank Sinatra para esta interpretação, mas ficou a cargo de sua filha, Nancy. Com um toque oriental, o tema é um grande clássico da franquia que rendeu muitos covers, assim como a introdução inicial da música Millenium, de Robbie Williams.
3º – Skyfall (2012)
Composição: Adele e Paul Epworth
Performance: Adele
Retomando a nostalgia das canções consideradas clássicas, Adele veio forte, cheia de expectativa e se saiu com sucesso. Uma grande música que acabou rendendo um Oscar para a franquia.
2º – Nobody Does it Better – The Spy Who Loved Me (1977)
Composição: Marvin Hamlish e Carole Bayer Sager
Performance: Carly Simon
Aaaaah, essa música! Definiu a era Roger Moore e foi a primeira canção tema da franquia a ser batizada com o nome diferente do filme, apesar do nome aparecer na letra da musica. Uma linda balada que traz um belo sentimento ao ver o filme.
1º – Live and Let Die (1973)
Composição: Paul e Linda McCartney
Performance: Paul McCartney and Wings
Paul McCartney… simplesmente isso!
Menção Honrosa
We Have All the Time in the World – On Her Majesty’s Secret Services (1969)
Composição: John Barry e Hal David
Performance: Louis Armstrong
Menção mais do que honrosa para esta belezinha de música que seria a nº1 se o critério não fosse temas dos créditos de abertura dos filmes. Última frase dita por Bond no filme, a canção consegue transmitir diversos sentimentos. Apesar de não ser o tema principal, a versão instrumental é ouvida durante todo o filme. Última música gravada por Louis Armstrong.
EXTRAS:
Never Say Never Again (1983)
Composição: Alan e Marilyn Bergman
Performance: Lani Hall
Após brigas de direitos e egos, o remake de Thunderball também ganhou trilha. Sean Connery retorna com o agente 007 em um filme fraco com musica fraca. Ou pode ser mesmo só birra minha.
Casino Royale (1967)
Composição: Burt Bacharach e Hal David
Performance: Burt Bacharach
O primeiro filme não oficial da franquia recebeu a composição de Bart Bacharach em uma versão comédia de James Bond onde existem vários 007 e um Woody Allen de vilão. Mas a trilha sonora inteira é muito boa! Aconselho.
E chega ao fim, finalmente, nossa lista! Alguns vão descordar de algumas músicas sobre as posições as quais ocupam. Mas como é a minha lista. whatever!
Acho legal mencionar que além dos filmes existem trilhas sonoras em outras mídias, como em alguns jogos do agente 007, tais como no jogo NightFire e Everything or Nothing e uma trilha sonora presente no audiobook do livro escrito por Sebastian Faulks chamado de “Devil May Care”, aqui no Brasil saiu com o nome “A Essência do Mal”, em 2008. Seguindo a história depois dos eventos do último livro escrito por Ian Fleming, O Homem Com a Pistola de Ouro (1964).
Importante notar como a franquia é importante para o cinema, as mudanças que causou e inspirações que criou, principalmente nos anos 60, se tornando uma grande referência dentro do gênero de espionagem, transcendendo para a indústria musical e seus artistas. Trazendo alguns a evidência, apresentando a pessoas que não gostam ou não conhecem certos estilos musicais ou apenas consagrando os consagrados. Essa inclusão de diversos estilos durante os anos, se adequando e adaptando ao momento e estilo de cada época.
Se você gostou da lista, relaxa, eu criei uma playlist com as músicas… Pelo menos as músicas que estavam disponíveis nos streaming da vida.
E lembre-se, 007 – Sem Tempo para Morrer estreia dia 4 de abril.
Comenta aí Nerd!