Com certeza Pokémon uma febre mundial dos anos 2000, os monstrinhos de bolso moveram multidões fosse com seus jogos ou com o anime. E no Brasil não podia ser diferente, em seu lançamento no Brasil (1999), a animação fez com que o programa da Eliana na Rede Record atingisse incrível marco de 13 pontos de audiência, vendo que esta ficando para traz a nossa querida Rede Globo procurou por uma animação que fosse capaz de bater de frente com Pokémon, e assim em meados de 2000/2001 a emissora nos trazia Digimon.

E a divisão foi obvia, logo as crianças se dividiram entre os fãs de Digimon e Pokémon. Porém essa rivalidade não tem fundamento nenhum levando em conta que a maior semelhança que existe entre os 2 animes é o MON no final do nome, que não é nada mais que uma abreviação de Monter, sendo os nomes originais das animações Digital Monsters (Digimon) e Pocket Monsters (Pokémon). Então agora vou te mostrar as 5 Maiores diferenças entre os monstrinhos de bolso e os monstrinhos digitais.

1 – COMUNICAÇÃO

Pokémon: Uma das características mais marcantes de um Pokémon é o fato de que a maioria deles apenas repete o próprio nome, fato que nos leva a duvidar se eles apenas repetem o próprio nome ou são nomeados com aquilo que repetem.

Digimon: Já os Digimons são sere completamente racionais, que podem não só falar uma lingua, como também possuem um próprio sistema de comunicação entre si. O que os torna criaturas tecnicamente mais evoluídas.

2 – PARCEIROS

Pokémon: Em Pokémon ao atingir seus 10 anos toda criança tem direito a escolher seu primeiro parceiro Pokémon entre os iniciais da região onde vive. E durante sua vida pode capturar e abandonar novos Pokémon, o treinador Pokémon não fica preso a um único Pokémon.

Digimon: Por outro lado no universo de Digimon um numero limitado de pessoas possuem Digimons, esses são os Digiescolhidos (Crianças ou adultos escolhidos por suas habilidades particulares para proteger o Digimundo.), mas os Digiescolhidos não escolhem seu parceiro. O Digimon nasce para ser companheiro da criança e vice versa, sendo seu único companheiro até sua morte.

3 – EVOLUÇÃO

Pokémon: O sistema de evolução de Pokémon é simples, os Pokémon possuem uma linha evolutiva linear, evoluindo de acordo com o que são expostos, onde estão ou até mesmo do amor e carinho que rebem. Sempre em uma linha reta, sema  opção de voltar a sua forma anterior.

Digimon: Por serem criaturas digitais os Digimons possuem um sistema evolutivo que pode mudar de acordo com seu parceiro, ambiente, alimentação, energia e etc. Um Digimon pode ter ilimitadas linhas evolutivas, de acordo com o tipo de dados que possui. Sendo possível até mesmo se tornar uma criatura vírus ou maligna se for evoluído da forma incorreta, além de poder retroagir a sua forma anterior. A Digievolução pode ser encarada mais facilmente como um modo Super Sayajin, onde o Digimon usa de uma grande quantidade de energia para aumentar seu poder e depois retorna a sua forma original.

4 – UNIVERSO

Pokémon: Os games e a animação de Pokémon se passam em um universo fictício similar a nossa realidade, porém neste universo não existem animais comuns apenas os Pokémon.

Digimon: Já Digimon se passa no nosso universo, mas mais especificamente dentro do nosso mundo digital (Que fica por interpretação própria, pode ser a rede-mundial de computadores ou um único sistema isolado.), onde praticamente qualquer aparelho tecnológico dos anos 2000 (Data em que se passa a animação.) pode servir como uma porta de entrada para o Digimundo.

5 -ENREDO

Pokémon: O enredo do anime de Pokémon é extremamente fraco, trabalhando com episódios semanais sem uma grande ligação entre as sagas em si além do protagonista, que não envelheceu após 20 anos de animação. Hoje em dia a animação é muito mais um branding para a franquia Pokémon, que uma história a ser contada.

Digimon: O enredo de Digimon por outro lado mostra as diferenças entre cada uma das crianças e o motivo de terem sido escolhidas para serem Digiescolhidos, trabalhando com o emocional dos personagens e suas diferenças (Que são facilmente identificadas por seu brasões como  Coragem, Amizade, Amor, Sabedoria, Sinceridade, Confiança, Esperança e Luz.), além de tudo isso Digimon tem o mais importante de tudo isso, a conclusão aos arcos abordados na animação.

Qualé o seu preferido, Pokémon ou Digimon? Nos diga nos comentários.

Deixe uma resposta