fbpx Skip to main content

8 Mulheres memoráveis da ficção

By 08/03/2017Nerd

Antes de mais nada, eu quero dizer que isso não é um ranking. Mas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, eu tive a ideia de fazer esse post. Claro que provavelmente vão faltar muitos nomes e personagens marcantes, mas pra isso, conto com vocês nos comentários amiguinhos. De qualquer maneira, fiz uma lista das personagens femininas da ficção que mais ME marcaram. Vamos a elas:

Sarah Connor

A progenitora de John Connor é sem dúvida uma das mulheres mais fortes e determinadas da ficção. Seja combatendo um andróide assassino travestido de fisiculturista austríaco, seja aliada a ele para combater um andróide de metal líquido psicopata, Sarah deixa claro que fará de tudo para selar o destino do seu filho como o grande salvador da raça humana, numa era pós apocalíptica em que as máquinas tomaram o controle.

De garçonete a guerreira, Sarah mostra como uma mãe que precisa salvar o filho pode ir além de qualquer limite, se superar e chutar a bunda de dois Exterminadores.

Imperatriz Furiosa

Num primeiro olhar, Mad Max é o filme padrão para um homem se divertir no cinema. De novo num mudo pós apocalíptico, dessa vez desértico, com testosterona, carros e violência gratuita. Mas se você foi assistir Estrada da Fúria e só absorveu isso, você está errado.

Mad Max tem tudo isso que eu falei, sim, mas tem também uma mensagem clara pela libertação da figura feminina naquele universo, traduzida na figura de um personagem: A Imperatriz Furiosa.

Uma das personagens mais bem construídas dos últimos tempos e eu me arrisco a dizer, uma das melhores personagens do cinema. Além de toda a mensagem que ela carrega, não deixa nada devendo aos outros personagens no quesito chutar bundas e resolver a situação. Max não passa de um coadjuvante da Furiosa nesse filme. Você pode não acreditar, mas é verdade.

Daenerys Targaryen

Daenerys Targaryen, Nascida da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki e a Primeira de Seu Nome. Já deu pra entender que a moça manda prender e manda soltar né?

É curioso no começo da série, o quanto falta de expressão a esse personagem, que não passa de uma moeda de troca naquele joguinho de poder que o seu irmão, Viserys estava aprontando. Muito tímida, vítima de um casamento arranjado. Tudo deu errado e naquele universo ela tinha tudo pra não vingar. Pouco a pouco ela foi crescendo em destaque, mostrando sua personalidade de líder e estrategista brilhante.

Isso pra não mencionar que ela tem três filhos dragões. Isso é foda ou o quê, meus amigos? Fora ser uma libertadora de escravos entre outras muitas qualidades da mãe dos dragões.

Tenente Ripley

Ellen Ripley jamais poderia ficar de fora de uma lista como essa. A primeira vista uma pessoa mal humorada, ranzinza que você não simpatiza de primeira (pelo contrário). Mas conforme o filme vai desenrolando, você vai se apaixonando por ela.

Presença constante em listas de melhores personagens femininas da ficção e a líder de várias delas. Uma das personagens responsáveis por romper com aquela imagem de que a protagonista feminina é sempre frágil e indefesa. Com ela não teve essa. Ripley é uma das melhores traduções de força e determinação do cinema. Lutar com um Alien daquele, dentro de uma nave não é para qualquer um. Aliás, acho que só ela daria conta.

Leia Organa

Outro exemplo de mulher forte. General/Princesa/Líder de uma rebelião, corajosa, determinada, valente pra cacete e símbolo da rebelião contra a opressão do Império. Senadora mais jovem da história, peitou Darth Vader mais do que uma vez, viu seu planeta ser aniquilado e ficou firme, sem entregar o segredo da Aliança. Depois como uma das maiores figuras de liderança segue até derrotar o Império. E mesmo em O Despertar da Força, passa a ser a General Organa e continua no comando da resistência, contra a ascensão da Primeira Ordem.

Um exemplo para todos nós, uma personagem incrível, que não sucumbiu nem quando seu filho se entregou ao lado negro da Força. E ainda deu um fim em Jabba o Hutt, com as próprias mãos, de biquini dourado.

Mulher Maravilha

A Princesa Diana de Themyscira, Semideusa, Amazona e Heroína. A primeira da DC Comics e uma das primeiras personagens quando o assunto é Super-Heroínas. Filha da rainha das Amazonas, Hipólita, veio ao mundo dos homens para combater o deus Ares e passar uma mensagem de paz. Linda e dotada de muitos super poderes e com treinamento de uma amazona, é capaz de encarar qualquer um de igual para igual. Membro fundadora da Liga da Justiça e um exemplo de força, caráter e senso de justiça.

Hermione Granger

A bruxa mais querida da ficção, interpretada por Emma Watson, é uma personagem cheia de qualidades admiráveis. Força de vontade, inteligência, sagacidade, mas principalmente solidariedade. Em nenhum momento deixa seus amigos para segundo plano, além de muitas vezes ser o fio condutor, já que provavelmente Harry e Rony jamais sobreviveriam em Hogwarts sem ela. Mesmo sendo filha de pais trouxas (sem poderes mágicos), cresceu e se tornou uma das personagens mais fortes da saga Harry Potter.

Princesa Merida

Certamente a princesa Disney mais valente (trocadilho não intencional). Dona de uma personalidade forte, a princesa é um símbolo de empoderamento para as mulheres, seja pela sua atitude, seja pela sua aparência. A princesa encara todas as regras impostas pela socidade que vive, foge do padrão de princesa frágil e inocente e se nega a casar por obrigação. YEY REBEL!

FASE BONUS

Bom, essas foram as oito mulheres da ficção que mais me marcaram. Claro que a lista não está nem perto do fim, mas seria impossível me lembrar de todas, então eu deixo mais aqui no final uma seção com oito menções honrosas:

Lara Croft – Tomb Raider

Beatrix Kiddo – Kill Bill

Katniss Everdeen – Jogos Vorazes

Trinity – Matrix

Claire Underwood – House of Cards

Malévola – Malévola

Alice – Resident Evil

Michonne – The Walking Dead

 

Pessoal, com certeza eu esqueci várias personagens, não me odeiem e deixem aí nos comentários!