Cinco prêmios Eisner Awards, quatro Harvey Awards, um Jabuti e mais de dez Troféus HQ Mix. 10 Pãezinhos, série que pavimentou o caminho dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá ao estrelato, completa 20 anos e agora está disponível no Social Comics.

Obras como Daytripper e Dois Irmãos levaram os irmãos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá ao reconhecimento internacional, tornando-os uma força criativa a ser observada. Mas uma bem-sucedida carreira nos quadrinhos não chega da noite para o dia.

O início foi o mesmo de muitos outros quadrinistas, criando histórias curtas, testando estilos, experimentando a narrativa e lançando esses trabalhos de forma independente, como simples fanzines fotocopiados e grampeados.

Foi assim que, em 1997, surgiu 10 Pãezinhos.

A qualidade do trabalho logo atraiu a atenção de editoras. Apenas três anos depois, em 2000, saiu 10 Pãezinhos: O Girassol e a Lua, pela Via Lettera, compilando a primeira grande história produzida por eles.

A este livro, mais quatro da série 10 Pãezinhos se seguiram: Meu Coração, não sei por que… (2001, Via Lettera), Crítica (2004, Devir), Mesa para dois (2006, Devir) e Fanzine (2007, Devir). Todos se encontram esgotados e fora de catálogo.

Mas, agora, chegou a hora de retornarem, e os leitores poderão redescobrir os trabalhos que pavimentaram a trajetória da dupla até o sucesso dos dias de hoje. Comemorando os 20 anos de 10 Pãezinhos, todos os cinco volumes serão disponibilizados no serviço de streaming de quadrinhos Social Comics.

O primeiro deles é justamente O Girassol e a Lua, sendo este o grande lançamento da plataforma durante a CCXP Tour Nordeste.

“As nossas primeiras histórias carregam aquela paixão pelos quadrinhos de quem está começando. O Girassol e a Lua foi nossa declaração de amor aos quadrinhos e autores que nos influenciaram”, revela Gabriel Bá.

“Sempre acreditamos na capacidade das histórias de viver para sempre, e essa parceria com o Social Comics nos possibilita mantê-las disponíveis para que toda uma nova geração de leitores, presentes e futuros, por todo o Brasil e até ao redor do mundo, possam descobrir as nossas histórias”, comemora Fábio Moon.

Os outros quatro volumes serão lançados ao longo do ano, em datas a serem anunciadas.

“Resgatar essas histórias do início da carreira de Fábio Moon e Gabriel Bá é uma grande honra para o Social Comics. Os fãs mais antigos poderão reler o material, e teremos a oportunidade de apresentá-lo pela primeira vez para muitas pessoas. Todos poderão conferir como começou a trajetória dos dois irmãos”, afirmou Marcelo Bouhid, diretor de marketing do Social Comics.

Sobre O Girassol e a Lua

Fábio Moon e Gabriel Bá são irmãos gêmeos e nasceram em 1976, em São Paulo. Publicaram suas primeiras histórias em fanzine. O primeiro foi no ensino médio, se chamava Vez em Quando e teve duas edições. Já na faculdade de artes plásticas, os dois se juntaram a três colegas e fizeram outro, chamado Ícones, que teve três edições. Foi só em 1997 que eles criaram o aquele que mudaria de vez a sua carreira, o 10 Pãezinhos.

Durante quatro meses publicando semanalmente, os dois lançaram quinze edições, cheias de histórias curtas de uma ou duas páginas, e então decidiram partir para algo maior e mais ousado. O Girassol e a Lua foi sua primeira história longa.

Na trama, ao encontrar um diário e enveredar por sua história, uma garota vai descobrir como é difícil a trajetória em busca do amor, pois esse caminho traz muitos mistérios, fantasia, perdas, reencontros e até um misterioso assassino.

Contada originalmente no fanzine como uma minissérie em sete edições quinzenais, com 200 cópias cada, todas fotocopiadas, dobradas e grampeadas individualmente pelos autores. O último capítulo foi uma edição especial, impressa em gráfica em quatro cores. Os autores venderam o conjunto completo da minissérie pelos dois anos seguintes, até receberem uma proposta da editora Via Lettera para publicar a história.

Abaixo você confere o anúncio oficial da página do Social Comics:

About The Author

Designer, publicitário, nerd desde sempre, guitarrista frustrado e ficando cada dia mais careca. Fã de quadrinhos, tecnologia, pizza, Rock e chegado em jogar videogame quando não tem nada melhor pra fazer. Alguns diriam que eu sou um hipster daqueles, mas não uso óculos (ainda).

Related Posts

Deixe uma resposta