Desde a estréia de o Despertar da Força, há quase um ano, os fãs tem mais perguntas do que respostas sobre o que aconteceu em 30 anos nessa galáxia muito, muito distante. Fato é que algumas dicas até aparecem em materiais do universo expandido, como HQs ou livros, mas nada muito concreto até agora.

Sabemos que muito se passou nesses 30 anos que separam os episódios VI e VII, mas existem duas dúvidas principais para os fãs. Curiosamente a origem de dois personagens: Rey e o grande vilão (pelo menos por enquanto) Snoke.

Eu sei que nós já especulamos algumas vezes sobre as origens de ambos (aqui, aqui e aqui), mas a internet não para nunca. Parece que sai uma teoria por dia, e a mais recente é sobre Snoke.

Antes que reclamem de alguma coisa, eu sei que já foi dito que ele é um personagem novo e tal. Mas como a teoria é interessante e eu pesquisei e encontrei argumentos que dão embasamento pra ela, achei legal trazer pra vocês. Vamos lá e cuidado, por que apesar de ser uma especulação, podem haver spoilers (vai que acertaram né?)

Muito bem, a última teoria que emergiu na internet é a seguinte: O Supremo Líder Snoke pode ser o ex-mestre Jedi Mace Windu. E eu sei muito bem que você está aí, agora, querendo me xingar muito. Mas eu vou explicar e no final eu deixo o vídeo que eu achei no Youtube sobre isso. Aí você vai ver como faz sentido.

Mace Windu não morreu

superconductingloop

Bom, primeiro de tudo, para a teoria ter algum sentido Mace Windu não pode ter morrido em Episódio III. Samuel L. Jackson, que interpretou o Jedi, é um crente de que a queda não matou Windu, mesmo sendo arremessado longe pelo Imperador e ter perdido a mão. Segundo o ator, Jedi podem saltar e cair de grandes alturas e não morrer.

No Universo Expandido, não é raro termos personagens que você acha que morreram, mas voltam. Quanto a cair grandes distâncias, também é possível, já que estamos falando do Mestre Jedi que só estava atrás do Yoda em nível de habilidade na Força. Perder a mão é terça-feira em Star Wars, alguém sempre perde mesmo e isso não mata ninguém.

Agora, a parada interessante mesmo é: Ele pode ter usado a Força para de certa forma, aliviar a queda e por anos pode ter usado a Força para ajudar seu corpo a se curar. Para completar, a cara dele ficou toda fudida e desfigurada por causa do Force Lightening e aí você soma uma queda caprichada daquela, o cara não tinha como não se arrebentar no processo. Deu pra ver o que aconteceu com o Palpatine né?

O Sabre de Luz seria uma pista?

mace-windu_b35242e5

Mace Windu é o único Jedi do cânone a portar um sabre com a lâmina roxa. O que na verdade era só uma maneira de agradar o ator Samuel L. Jackson, ganhou uma razão no universo de Star Wars. Há quem acredite que a cor roxa representa o equilíbrio entre a luz e o lado negro da Força, por que somando as cores azul e vermelha, temos roxo.

O que suporta essa teoria é o fato de que Mace Windu era um dos únicos (e poucos) que utilizava a forma VII de luta dos Jedi. Os estilos de luta dos Jedi são uma parada bem específica, que eu posso fazer um post explicando se vocês quiserem, mas para resumir, a forma VII é o estilo mais difícil de se dominar, mesmo para um Mestre Jedi, por que necessita de muita concentração e um bom embasamento nas 6 formas anteriores e utilizar tanto a luz, quanto o lado negro em equilíbrio durante a luta.

Mace Windu criou o estilo de luta Vaapad utilizando elementos da forma VII. O nome foi dado em homenatem a uma criatura que é natural do planeta Sarapin. Com vários tentáculos, ela se movimenta muito rápido e pode inflingir múltiplos ataques simultâneos à sua vítima.

O Vaapad só foi dominado completamente por dois Jedi: Mace Windu e Depa Billaba (que você pode ver em ação nas HQs mensais de Star Wars, publicadas pela Panini). Outros Jedi, Sora Bulq ajudou Mace a criar o Vaapad, mas caiu para o lado negro, incapaz de dominar o fluxo de energia da luz e do lado negro que a técnica emana.

Mas voltando à teoria, para utilizar o Vaapad, Mace Windu era um dos poucos que possuia a habilidade de utilizar as energias tanto da luz, quanto da sombra. E Snoke fala em equilíbrio. Ele definitivamente não é um Sith, e essa certamente é uma dica importante.

O Filho de Windu?

star-wars-the-force-awakens-theory-who-s-finn-764589

Agora entra uma parcela um pouco estranha da teoria, que sugere que Finn na verdade é filho de Mace Windu. Como Snoke, ele quis manter os olhos e controle sobre a criança, por que até então não se sabia se ele tinha sensibilidade à Força ou não, fato que poderia ser observado por Snoke, mesmo à distância. Também é sugerido na teoria que uma das missões de Kylo Ren era ficar de olho em Finn.

Pensa bem, quem sobe tão rápido de coletor de lixo a uma missão de elite, com o líder dos Cavaleiros de Ren? Não faz sentido que um cara que era um Stormtrooper merda, seja promovido a uma missão importante do dia pra noite, em um esquadrão de elite. Um soldado raso comum não dorme soldado e acorda fazendo parte de um time de elite.

Kylo Ren ainda parece saber quem ele é, já que na hora da fuga de Finn e Poe, ele já sabia quem era o desertor. O que nos leva ao próximo ponto-chave:

O Despertar da Força foi do Finn e não da Rey

Snoke menciona em dado momento do filme que houve um despertar, mas se você prestar atenção, a Rey ainda não tinha mostrado nenhuma sensibilidade à Força. na hora que Finn decide não atirar nos pobres aldeões no começo do filme, parece que o Kylo Ren imediatamente sente a presença dele, tanto que ele fica ali parado, encarando o Finn de longe e como eu disse anteriormente, na hora da fuga de Finn e Poe, ele já sabe exatamente quem é o Stormtrooper fujão. Então, considerando que a nossa teoria aqui tá certa, se ele é realmente o filho de Mace Windu, teoricamente há uma chance muito grande de que ele também seja sensitivo a Força, mesmo que não tenha exibido nenhum traço na infância.

Snoke viu a ascensão e queda do Império

threatofskywalker

Bom, essa é bem óbvia. Se ele estava presente nas prequels, mesmo que ele ainda não fosse de fato, Snoke, mas Mace Windu estava lá. Anos escondido nas regiões inexploradas da galáxia se recuperando dos ferimentos da queda, alimentando seu ódio e bolando uma vingança são motivos mais que suficientes para que ele sumisse de cena o tempo certo para a ascensão e queda do Império.

Vingança contra os Skywalkers

phantom_2649-1536x820

Mace Windu nunca foi o maior fã de Anakin Skywalker. Contra o seu treinamento desde que ele foi levado ao Templo Jedi pela primeira vez. Pra completar ele ainda foi traído por Anakin, quando estava a ponto de executar o Imperador. Perder a mão foi o que acabou resultando no contra-ataque e consequentemente aquela queda gigante. Isso certamente é o suficiente para solidificar o ódio que ele de certa forma já tinha e fazê-lo abraçar de vez o lado sombrio da Força. Então faz sentido que ele use justamente Ben Skywalker como aprendiz, para trazê-lo para o lado negro, além de usá-lo como o executor da própria linhagem e tal.

Kylo Ren usa alguns movimentos de luta do Vaapad

des0190_462d9660

Como você pode ver no vídeo abaixo com a teoria, Kylo Ren usa algumas vezes um movimento de luta que era característico de Mace Windu (claro, porque foi criado pelo próprio). Um movimento que você não vê NENHUM outro Jedi fazendo em qualquer filme anterior. Onde raios ele teria aprendido isso, se todo o material da Ordem Jedi foi apreendido/destruído durante o Império? Mesmo que o Luke tivesse recuperado algum material, eu duvido que ele colocaria o próprio sobrinho em contato com uma técnica que se utiliza do lado negro. Ele só teria aprendido com Snoke, o que casa convenientemente com a teoria de que ele foi um dia o respeitável Mestre Jedi, Mace Windu.

A lista de argumentos segue adiante, mas eu aconselho fortemente que você veja o vídeo, mesmo estando em inglês, é tranquilo de entender. Mas e você? O que acha? Mais maluquice dos fãs, ou até é uma teoria plausível? Deixa aí sua opinião nos comentários!

 

 


Fonte: Scified

 

PS – Pessoalmente, eu já tenho meu suspeito e não era o Mace Windu…

Deixe uma resposta