Antes de mais nada, se você ainda não viu Star Wars – O Despertar da Força nos cinemas, sugiro que pare de ler agora mesmo! Dê uma passeada pelo ProcrastiNATION e leia outras coisas, veja nosso resumo da CCXP 2015.

Dito isso, vamos à teoria de Ben Ostrower postada no Medium.

Quem é Rey?

Como os milhões de espectadores que assistiram, O Despertar da Força trouxe de volta a alegria de ver um verdadeiro filme de Star Wars e nos permitiu responder algumas questões que ficaram sem ser respondidas por 30 anos (não considerando o universo expandido, claro), como por exemplo: Leia chegou a se tornar uma Jedi? Ela e Han Solo tiveram filhos? Se tiveram, eles também se tornaram Jedis? O que Obi Wan ficou fazendo durante os 30 anos em que esteve escondido?

Pois é, a lista é bem grande mesmo. E como a saga adora nos surpreender com reviravoltas incríveis (“Luke, eu sou seu pai”), ficamos pensando o que essa trilogia nova vai trazer de especial nesse sentido.

Não há como negar, uma das questões principais desse filme é: Quem é a família de Rey, afinal? E, como sabemos bem, a chave do parentesco é bem importante na saga.

A princípio, a única teoria que todo mundo teve sobre Rey, é que ela é filha de Luke Skywalker. DUH, claro, tudo aponta pra que isso seja verdade (o sabre de luz que a chamou, os insights no porão de Maz Kanata, a cena final do encontro entre eles)! Afinal de contas, toda história é sobre a trajetória dos Skywalkers, certo?

Calma, não tão rápido. Está tudo muito fácil. Logo, pode ser apenas para nos despistar.

Então a teoria que queremos fixar é: Rey é neta de Obi Wan Kenobi. Primeiro porque O Despertar da Força tem algumas pistas, segundo porque seria uma conclusão emocionante para o nono filme!

As pistas.

  • O Sotaque.

Os únicos dois personagens do lado “bom” que têm sotaques britânicos são Rey e Obi Wan (excluindo C3PO). E isso deixa de ser apenas uma coincidência quando você sabe que no filme existem outros atores britânicos, que tiveram que atuar com sotaque americano (exemplo: John Boyega, Liam Neeson).

  • A cena do truque mental Jedi.

A cena em que Rey usa o truque mental Jedi no stormtrooper (Daniel Craig) para se libertar da cela e ficar com sua arma foi tão bem sucedida quanto o uso do truque por Obi Wan, tanto nos filmes clássicos quanto nas prequels. É sua assinatura de habilidade. (mas não é esse plot twist que você está esperando)

  • Passeando pela Base da Starkiller.

As cenas de Rey escalando as paredes e andando na ponta dos pés nos lembra de quando Obi Wan ficou andando low profile pela Death Star em Uma Nova Esperança. Uma homenagem superficial ao Episódio IV ou migalhas que nos levam a respostas sobre a nova protagonista da terceira trilogia?

  • “Ben Solo”.

A única referência a Obi Wan em O Despertar da Força vem com a revelação do verdadeiro nome de Kylo Ren: Ben. O momento do clímax serve para destacar duas coisas importantes: 1) um lembrete da importância do “Velho Ben” Kenobi na história de Star Wars, e 2) a notável ausência de referências a Obi Wan até esse momento – o único importante personagem de Uma Nova Esperança que não teve uma importância real. Essa omissão cheira a “escondida” proposital de cineasta, nos levando a uma direção diferente de uma revelação sobre Obi Wan mais tarde na trilogia.

Mais pistas sobre essa teoria começam a se empilhar aqui nesse vídeo:

  • Roupas similares de Rey e Obi Wan (nos prequels).
  • As vozes de Ewan McGregor e Alec Guinness aparecem na cena do flashback/insights do sabre de luz no porão de Maz Kanata: Veja Aqui.
  • E, por último, JJ Abrams sugeriu que a solidão de Rey é a chave para sua origem, como uma referência à solidão de Obi Wan entre os episódios III e IV. A menos que a Rey seja neta do Yoda, mas provavelmente não.

Claro, estas são pistas básicas sobre essa teoria e que poderiam ser descartadas facilmente, mas algumas mais amplas vão te convencer:

O grande peso da “teoria Rey Kenobi” é firmado no conceito de que Star Wars sempre tem uma certa simetria narrativa: o bem contra o mal, luz contra o escuro, pequeno contra grande, fé contra tecnologia. Os personagens até dizem o tempo todo em “trazer equilíbrio à força.” Estes padrões no universo Star Wars sempre aparecem em formas mínimas ou mais aparentes.

obi wan

  • O simbolismo do sabre de luz.

Enquanto o filme parece indicar que o sabre de luz azul de Luke é uma “passagem de tocha” de um Skywalker para outro, não devemos esquecer de quem deu o sabre de luz a Luke a princípio: Obi Wan. O sabre de luz ficou com Obi Wan de 20 a 30 anos ou entre os Episódios III e IV, e é apresentado a Luke em um baú de madeira, parecido com o baú visto no Episódio VII no “bar-castelo” de Maz Kanata. É a passagem do sabre de luz de Obi Wan para Luke, além de encorajá-lo a aprender sobre a força, que impulsiona a história para frente. Esta cena-chave no Episódio IV também contém a “historinha mal contada” de Obi Wan sobre o pai de Luke, um truque de narrativa repetido em O Despertar da Força. Dito isso, pense em como a cena final do Episódio VII, da Rey devolvendo a Luke o seu sabre de luz, se torna muito mais emocionante se for novamente um Kenobi se reunindo com um Skywalker com sua arma, um forte argumento para voltarem à luta. Sabemos, claro, que o fardo do sabre de luz depende da Rey aceitá-lo ou não.

  • A troca dos mentores.

Não seria apenas especulação dizer que Luke agora vai começar o treinamento Jedi de Rey no Episódio VIII. Se a Rey for uma Kenobi (admita, você já se convenceu) seria uma emocionante troca de papéis do mentor e professor: um Kenobi treinando um Skywalker, seguido de um Skywalker treinando um Kenobi. Simetria narrativa.

  • Paralelos aos duelos Kenobi contra Skywalker.

Ambos Episódios III e IV acabam com fatídicos duelos entre Obi Wan e Anakin/Darth Vader. Enquanto certamente há duelos entre Skywalkers (episódios V e VI), sugerimos que o duelo final entre Rey e Kylo Ren se torna muito mais dramático se repararmos que eles estão reencenando a luta entre seus avôs, não uma luta entre primos ou irmãos.

  • O personagem de Obi Wan a fundo.

Uma pergunta óbvia sobre a “teoria Rey Kenobi” é: com quem Obi Wan teria um filho? Quando? Assim como monges, Jedi’s não deveriam resistir às relações pessoais e a criar laços? Apesar da importância do papel de Obi Wan nos seis primeiros filmes, surpreendentemente sabemos muito pouco sobre ele. Uma história antiga (não cultivada nos episódios I, II e III)  sobre um amor proibido, talvez, poderia enriquecer e aprofundar o personagem de formas surpreendentes. E poderia responder a outra pergunta: o que Obi Wan estava fazendo nos 20 ou 30 anos em que estava escondido, antes de finalmente se conectar com Luke em Tatooine? Talvez ele não seja esse eremita solitário que pensávamos que ele fosse.

  • A reviravolta da saga.

Assumindo que Rey não seja apenas a heroína da nova trilogia, mas também o personagem a trazer o “equilíbrio à força”, a revelação de que ela é uma Kenobi e não uma Skywalker, como fomos levados a pensar desde o começo, seria uma reviravolta na história de todos os nove episódios.

Foi dito em muitos pontos nas Prequels que Anakin Skywalker era o “escolhido”- o Jedi que traria equilíbrio à força. Não só era obviamente falso, mas no Episódio VII entendemos que Luke também falhou miseravelmente em trazer paz para a galáxia. O treinamento Jedi que Luke deu a Ben Solo (um descendente de Skywalker) foi um desastre tão claro que inclusive fez com que ele se voltasse ao lado negro da força. No geral, os Skywalkers são um pouco bagunçados: poderosos, mas emotivos, petulantes e frequentemente tentados pela atração do mal. Ben Kenobi que, nos episódios iniciais, é verdadeiramente virtuoso, nobre e de bom coração. Ele é o nosso verdadeiro herói. Ele é incorruptível. Ele sacrifica a si mesmo no fim de Uma Nova Esperança para mostrar a Luke o poder da fé na força, salvando-o e mais para frente a galáxia inteira. Não faria total sentido narrativo uma Kenobi (Rey) ser a real heroína da saga – talvez até salvando a alma de outro Skywalker em conflito (Ben Solo/Kylo Ren) mais tarde na nova trilogia? O quão satisfatório seria perceber que o arco principal dos nove episódios é sobre a família Kenobi, e não a Skywalker?

star-wars-gif

Um dos momentos favoritos na saga é quando, no Episódio V, Luke interrompe seu curto treinamento Jedi e o Fantasma da Força de Obi Wan se lamenta “Aquele menino é nossa última esperança”. E Yoda replica: “Não… há outra.”.

Escrito originalmente para ser uma referência a Leia, o quão dramático seria se “outra” se referisse a um Kenobi? Depois de tudo, reparamos rapidamente no Episódio VII que Leia nunca se tornou uma Jedi. Se Rey for uma Kenobi e, se no fim do Episódio IX, ela trouxer equilíbrio à força, todos os filmes anteriores passarão a ter um novo significado. Até o Fantasma da Força de Obi Wan nos Episódios V e VI se tornará muito mais um propósito espiritual do que apenas uma explicação conveniente na história. Se Rey se revelar uma Kenobi, vai mudar completamente todo o paradigma da saga.

Enquanto a “teoria Rey Kenobi” é apenas uma teoria nerd (bem nerd) e poderia facilmente ser falsa, ela é potencialmente muito satisfatória para ser ignorada. Se a narrativa se manter como no Episódio VII (e a trilogia antiga), tudo isso pode ser revelado no próximo filme, no Episódio VIII. A grande reviravolta da qual as pessoas vão falar por dias, semanas e anos no futuro.

rey gif

E aí, você acredita nessa teoria? :)

64 Responses

  1. Anderson rodrigues pereira

    Nao creio que a Rey seja uma kenobe porque num momento kailo ren diz ao imperador snoukin que a força é poderoza na rey e todos sabemos que a força só é poderoza na familia skiwallker logo rey pode tambem ser neta do meio irmao de Anakim tio de luke.

    Responder
    • Davi

      “E todos sabemos que a força SÓ é poderoza (sic) […]”. O seu erro, além do português, é que não existe em nenhum lugar dizendo que ela SÓ é poderosa no Skywalker.

      Responder
      • Raphael

        pois é, nem sabia que o Yoda era um Skywalker haha

    • Emerson Costa

      o meio-irmão do Anakin, não tem parentesco sanguineo com ele. Ele é apenas filho do padrasto do Anakin, sendo assim não tem o porque dele ter a força.

      Responder
    • José Samuel

      Vc deve não ter prestado atenção nos filmes/livros ou é muito burro mesmo.
      Obi-Wan no episódio 3 era MUITO mais poderoso que o Anakin,coisa que a Rey também é,afirmado pelo próprio Kylo Ren no livro de O Despertar da Força.
      Comece a prestar mais atenção,antes de falar tanta merda.

      Responder
    • zupaninja

      o yoda é um skywalker? entao como que a força é poderosa nele? cara serio nao sao só os skywalkers que sao fortes na força, assim como nem todos os skywalkes sao fortes na mesma(ex:leia) eu acho q a teoria fez muito sentido sim

      Responder
  2. tiago

    para ai um pouquinho o Anakin trouxe sim equilíbrio pra força derrotando o imperador mas muitas coisas aconteceram e o lado negro despertou novamente,quanto ao obi wan ter filha ou neta e um absurdo o cara sempre foi fiel as normas jedi e sem contar que se a Rey force filha dele ela teria na faixa de uns 30 anos coisa que ela parece ser uma adolescente,e mais provável que ela seja mesmo a filha do Luke lembrete que foi falado pela própria lucasfilms que a nova trilogia ou seja os filmes da linha Anthology continuaram focados nos Skywalker ou seja a Rey con toda certeza e uma Skywalker.

    Responder
    • Davi

      No texto fala de ser neta, e não filha. Uma geração as vezes pode ser mais longa do que normal, no filme, ainda sim é plausível de ser neta dele.

      Responder
  3. jose

    Cara pensa o obi wan morreu no episodio 4 dai ate o episodio 7 se passou bem mais de 30 anos a rey nao pode ser filha do obi wan neta talvez filha impossivel

    Responder
    • Maria

      Ela não pode ser filha, mas pode ser neta, que é o que o artigo aqui esta sugerindo

      Responder
  4. Charles

    Vocês sabem que há um livro que diz que a Leia teve gêmeos, né? Ela não é nem Kenobi, nem filha do Luke. É irmã de Kylo.

    Responder
    • Davi

      Você sabe que J. J. Abrams descartou os livros canônicos depois do episódio VI? E, que mãe é essa que deixa a filha num planeta deserto pra ser escrava?

      Responder
    • Carlos Braga

      Porém o Ben Solo é mais velho que a Rey (Kenobi, Skywalker, whatever)

      Responder
  5. Dom

    No episódio III o Mestre Yoda diz que tinha um treinamento para Obi Wan que era o de superar a morte onde o Mestre dele Qui Gon tinha conseguido, creio que está claro que nesses 30 anos ele fico treinando. Mas seria interessante essa teoria e melhor ainda se juntasse com outra teoria onde Kylo Ren quer trazer o equilíbrio a Força, assim veríamos um Kenobi e um Skywalker lutarem juntos e também a retribuição de favor pelo fato de Obi Wan ter treinado o Anakin e o Luke.

    Responder
  6. Paulo

    muito idiota essa teoria
    nos filmes 2 e 3 fica bem claro sobre voto de castidade dos jedis e como Obiwan é comprometido com ele.
    no final do 3, yoda fala pra obiwan “eu tenho algo pra vc fazer durante seu tempo de SOLIDÃO” se referindo ao treinamento pra conseguir se manifestar através da força depois da morte.
    sem falar que no 4 Luke se refere a Obiwan como ERMITÃO, oq mostra que ele realmente ficou sozinho esses 30 anos.
    E é claro que ainda tem o fato dele ter visto a merda toda que aconteceu com o Anakin, ele jamais iria ter um filho depois disso.
    Pessoal ignora os primeiros filmes, e acha que a força é algo que se passa so de pai pra filho. Jedis não tem filhos, sempre foram proibidos. A força se manifesta sozinha nas pessoas, é parte da função deles achar e treinar essas pessoas. A Rey ser forte com a força não faz dela filha de ninguém. Aceitem isso.

    Responder
    • arthur valente de oliveira

      Meu amigo, seu único erro é acharq eles não mudaram algumas regras do velho universo. Já deixaram de lado a ideia de midichlorians, que é a melhor explicação para sensitivos à força. Mudar essas regras jedi aí, de voto de castidade, seria fácil como estalar dedos. Como ridicularmente deu pra ver, um stormtrooper QLQR pode empunhar um sabre e usá-lo com a maestria de um jedi e encarar um SITH, que mesmo não completamente treinado, acabaria fácil com qlqr leigo metido à espadachim

      Responder
      • Fabiane

        Devo concordar com o Arthur, eles mudaram algumas coisas, achei ridículo um stormtrooper empunhar um sabre e enfrentar Kylo Ren, tipo…Oi??. Mas apesar de achar interessante Rey ser uma Kenobi, sabemos que Obi Wan sempre seguiu as regras Jedis.

  7. Artur

    Será que existiria a possibilidade da Rey ter sido concebida pela Força, como o Anakin? Não me lembro de ter ouvido um pai dela nas memórias, apenas uma voz feminina (talvez uma mãe que a gerou sozinha). Claro que isso seria bem estúpido em um ponto, já que já aconteceu com Anakin e seria apenas uma cópia do Episódio I e poderia ser catastrófico se a ideia fosse a mesma (repetindo a trajetória de Anakin até se tornar Darth Vader), mas é aí que ficaria a genialidade! A história vai se repetindo e Luke tentaria salvar Rey do Lado Negro, para conseguir reparar o erro que Obi Wan não conseguiu. Rey e Finn parecem ter um carinho mútuo que pode vir a se tornar o amor que Anakin sentia por Padmé. Além disso, se Rey tiver uma mãe perdida assim, poderia ser tentada pelo Lado Negro constantemente, como Anakin. Seria um pouco clichê, mas acho que teria potencial…

    Responder
    • Kleber

      Eu acho bacana a teoria. Torço muito pra que a Rey não seja uma Skywalker (mas acho que ela será), seria muito óbvio.
      Dois pontos legais que você colocou:
      “No geral, os Skywalkers são um pouco bagunçados: poderosos, mas emotivos, petulantes e frequentemente tentados pela atração do mal.”
      Minha teoria é simples é direta – Os Skywalker não são Jedis pra valer. Apesar de poderoso, o Anakin foi concebido pela manipulação da Força, sem pai. Ele é um experimento mal sucedido, possui falhas. E assim são seus descendentes.
      “Ben Kenobi (…) é verdadeiramente virtuoso, nobre e de bom coração(…) Ele é incorruptível.”
      Isso porque ele é um Jedi “puro sangue”. Mas se ele realmente tivesse filho(s), ele não seria incorruptível, caindo por terra os ensinamentos.
      Por isso sou a favor da Rey ter outra origem, mas ser Jedi pra valer.

      Responder
    • Rodrigo

      Acho que nao seria possivel ela ser concebida na força. No episodio 3 Palpatine diz que um lord sith, Darth Plagueis, conseguia gerar vida através das midi-chlorians.
      “Darth Plagueis foi um Lorde Negro dos Sith, tão poderoso e tão sábio, que podia usar a Força para influenciar os midi-chlorians para criar vida. Ele tinha tantos conhecimentos sobre o lado sombrio, que podia até salvar aqueles que gostava de morrerem.”
      Acho que foi esse Sith que criou Anakin. Mas para essa teoria se encaixar na ordem cronológica, Lord Sidius teria que ser aprendiz de Plagueis e quebrar a regra de apenas um aprendiz e um mestre, e ter treinado darth Maul. Enfim, Plagueis já está morto e nao poderia criar Rey, mesmo sendo mais um na força, ele nao poderia interagir de modo físico. Mas respeito a sua opinião!

      Responder
      • Rodrigo

        Acho complicado também, Obi Wan ter desrespeitado as normas Jedi

      • Mateus

        Sidious nao treinou Maul como sith, apesar do ultimo assim pensar, e mais como um assassino. Plageis sabia de Maul, e o primeiro aprendiz tomado por Palpatine depois de assassinar o próprio mestre foi Dooku.

      • Rodrigo

        Faz sentido. Mas eu apenas fiz uma suposição. Nao sei da ordem, por que apenas vi os filmes, e nao me lembrei dessa parte do Ducan ou Dooku. O ponto que queria esclarecer era outro, sobre a origem de Rey pela força! Apenas minha humilde opinião. Valeu!

      • João leão

        Mas dai ja vem a teoria do snoke e pá, se ele for o plagueis pode ser msm gerada pela força, mas eu realmente n quero q ela seja uma skywalker, pq os skywalkers são fortes mas bobos,

  8. Guilherme

    Tou achando que a Rey é tipo o Anakin: foi gerada por uma ameba alienígena, sem pai, depois descoberta numa corrida de Pod Racers. Porém, ao invés de treiná-la, Luke a mandou pra um outro deserto longe pra caceta e tentou impedir que outra “chosen one” fizesse umas caagadas por aí.

    Responder
  9. Fábio José

    Bom, darei minha visão sobre o que realmente aconteceu, provavelmente a teoria mais maluco, por isso deve ser a verdadeira.
    Se lembram de um beijo entre dois irmãos em Star wars?
    Pois é, para mim, em algum momento os irmão cairam em tentação, e houve um caso de incesto, onde nasceu uma Jedi filha de 2 Skywalker, Essa tão poderosa quanto o Avó Anakin antes de ter o corpo dilacerado por Obi Wan, e tão centrada em fazer o Ben quanto a avô. Luke se sentiu muito culpado pelo incesto e pela traição ao amigo, e se exilou, e abandonou seu sabre de Luz não se sentindo mais digno de ser um Jedi, Han Solo e Leia se separaram. Rey não foi abandonada, mas escondida, pois os pais ficaram com medo de esta ser tentada ao lado negro da força, ou então ficaram com medo do meio irmão totalmente desequilibrado, a fizesse mal, ou então o lado negro da força havia tentado levá – la, e por isso a esconderam.
    Isso também explica o fato de uma jovem completamente sem treino ter massacrado um pseudo Lord Sith treinado por Luke Skywalker.

    Responder
    • Bola

      Ou…. véio…
      Na boa… o q vc fumou?
      Para que ta fritando ssu cérebro!

      Responder
  10. Juliana

    Eu sai do cinema falando exatamente sua teoria do post, e minha familia tbm achou que eu estava viajando demais….
    Mas estou c vc, acho q a Rey eh uma Kenobi!
    Acho que ficaria óbvio demais se ela fosse Skywalker

    Responder
  11. Rodolfo

    Uma coisa que eu tenho certeza que veremos no próximo filme será uma quebra de expectativa sobre o que vimos em Despertar da força.

    A estrutura desse tipo de trilogia segue basicamente o seguinte:

    1º filme levanta a bola do protagonista. O tom é altamente positivo

    2ª filme desconstrói as certezas do heroi

    3º filme mostra a redenção do herói

    Posto isso, o que pode acontecer para desconstruir um pouco o personagem da Rey? Minhas apostas são:

    – Ela vai para o Lado sombrio( acho difícil)

    – Ela é descendente de algum vilão. Palpatine talvez. ( Também acho difícil. Seria copiar demais a trilogia clássica)

    – Ela estava no massacre dos discípulos do Luke não como vitima, mas como uma das autores do massacre( Apostaria mais nesse. Elá não aparenta ter nenhuma memória de antes de Jakku. O Luke poderia ter apagado suas memórias e pedido alguém para deixa-la nesse planeta.)

    Enfim algum podre terá de ser adicionado ao personagem da Rey, até para que ela fique mais interessante.

    E sobre quebra de expectativa. Talvez isso também aconteça com o Luke. Até então todo mundo imagina que ele colocou o rabo entre as pernas e fugiu depois que o Snoke pos o pau na mesa. Mas isso é que o filme nos leva a pensar. Quem sabe não exista um grande plano ou motivo totalmente diferente para justificar o que ele fez?

    Responder
  12. Bruno

    Melhor ainda seria a rey ser filha do luke com a filha do obi wan, filha essa que luke treinou como jedi e que o snoke matou. Já que é pra viajar nas teorias hahahaha

    Responder
    • Felipe Ennes

      Entrei nesse mundo recentemente e tenho lido coisas a respeito de Jacen e Jaina. Devo esquecer esta versão e me atentar a versão dos filmes? Fico meio confuso quanto a isso.

      Responder
      • Leonardo Ferreira

        Oi Felipe! Para efeitos da história sim. Jacen e Jaina, bem como todo o Universo Expandido foi descontinuado e transformado em Legends. Já existem vários materiais sobre o UE, livros (como Marcas da Guerra, Estrelas Perdidas), HQs (Star Wars e Darth Vader, ambas saindo pela Ed. Panini) e as animações Clone Wars e Rebels que são canônicos, ou seja, valem. Para você não se confundir, acho que vale a pena dar uma procurada!

        Abraços!
        Equipe ProcrastiNATION

    • Michelle

      Pensei exatamente isso, seria épico DEMAIS ela ser uma Kenobi-Skywalker!

      Responder
    • Andressa

      Também acho isso hahahahahaha já que é um novelão mesmo, acho que a Rey ainda vai ser Kenobi-Skywalker, por isso é tão fudidona hahaha

      Responder
  13. João leão

    Eu adoro o obi wan, eu adoro a rey, então ta 100% comprovado, a rey é uma kenobi

    Responder
  14. jaquellyne

    Oh mas VC disse q tem uma certa simetria, poderia ela ser uma Kenobi e ela se torna do lado sombrio e ben se redimi ou algo assim e volta a luz. Seria uma reviravolta, repetindo a historia em lados diferentes. Assim e só um palpite n entendo muito dos filmes

    Responder
  15. Thiago Bueno

    Anakin é levado ao lado negro pela possibilidade de trazer os mortos a vida, após isso é revelado q qui-gon jinn conseguiu a habilidade de voltar ao mundo dos vivos o q provavelmente foi ensinado a obi wan num mundo espiritual. Obi wan sempre acreditou q anakin era a chave p trazer equilíbrio a força e assim desenvolveu a técnica p trazer anakin e seus midichlorians de volta a vida porém voltaram como uma mulher, no caso rey. Assim rey nada mais é do q o retorno de anakin porém evoluído e sem tendências ao lado negro, tdo isso explica a força se manifestar de forma anormalmente elevada em uma pessoa sem nenhum treinamento assim como se manifestava intensamente em uma criança q pilotava melhor q adultos e q era capaz de construir droides etc. Essa é minha teoria. 😁

    Responder
    • arthur valente de oliveira

      Interessante kkkk mas, a habilidade de “voltar à vida”, se refere à projeção astral dos espíritos deles. No filme V, Obi-Wan aparece pra Luke em Dagobah, falando sobre completar o treinamento e não ir salvar os amigos na cidade das nuvens, AQUILO é o voltar à vida. Em nenhum momento, jedis q morreram se materializaram em carne e osso em nenhum dos 6 filmes. AH. E sem falar q, essa nova trilogia, não faz referência à nada doq já foi criado, claro, excluindo pequeNInos detalhes (com ênfase nos pequeninos), como elementos de ligação entre os filmes, que é básicão né ?

      Responder
  16. André

    Seria interessante essa teoria, mas esbarra no voto de celibato dos Jedi .Obi Wan Kenobi guardava bem as regras e foi um Jedi exemplar- sem afeições ao lado negro- que também recebeu treinamento do Yoda, não iria infringir essa regra básica.Tem arcos de história que o Obi Wan cria certos flertes como Siri Tachi e Satine Kryze…aí tem que ser muito disciplinado…

    Responder
  17. Gustavo

    A mãe do Anakin se casou e teve um filho, provavelmente Rey deve ser desse ramo da familia.

    Responder
  18. Igor

    Ao que me lembro..existem livros da saga SW. E neles Leia e Solo tem gêmeos. Tal qual ela e Luke. Acho que Rey é irmã de Ben

    Responder
  19. arthur valente de oliveira

    Anakin trouxe equilíbrio a força sim!!! Mas os caminhos q levaram à isso nunk foram especificados. Nunk foi dito q ele passaria pelo lado sombrio ou q esse equilíbrio levaria anos. Além do mais, essa nova trilogia, desconsidera alguns fatores dos filmes anteriores, como é o caso dos midichlorians. Essa nova trilogia se foca em algo nunk visto, totalmente criado para não ter base em nada já criado, oq torna o UE e os filmes originais e as prequels, algo para ser deixado de lado. Nova história, novos vilões, novo tudo. Achar q frases dos filmes anteriores só terão significado nessa nova trilogia é teorizar demais. Nadaver. os filmes ficaram lá trás. Tudo q acontecer agr é baseado noq acontecer agr

    Responder
  20. Henrique Pedrosa

    Rey pilota bem demais.
    Anakin era o melhor piloto da galaxia.
    Luke queria pilotar para os Rebeldes e destruiu a Estrela da Morte sem mira.

    Obi Wan odeia voar..

    Os argumentos tem certa logica, mas, ao meu ver, sao muito subjetivos.

    Responder
  21. Manuella

    Para mim é óbvio que ela é filha do Luke com alguma Jedi que ele conheceu nesses 30 anos que se passaram faz bem mais sentido essa teoria pesquisem para ver ate pq star wars é uma saga que mostra os skywalkers!

    Responder
  22. geovane

    O sotaque não é hereditario, não passa de pai para filho, ele aparece quando criança dependendo do lugar onde voce mora.

    Responder
  23. Luis

    Realmente star wars o despertar da força veio para fritar nossas cucas, mas para quem é verdadeiramente fã desta saga, star wars ep IV uma nova esperança e star wars EP VII o despertar da forca estão interligados. 1 todas referência do EP IV é feito no EP VII. 2 Obi-Wan Kenobi esta vivo não morreu pelas mão de dark vader ele usou uma técnica secreta, porque em filme nenhumda saga um sabre de luz evaporou alguém como ocorreu com Kenobi. 3 Rey manipulou a mente do stormtrooper como fez Obi-Wan Kenobi no EP IV. 4 o sabre de luz antes de ser de Anakim era de Obi-Wan, por isso o sabre passou por Ben que è um Skywalker e foi a Rey que é uma Kenobi, a luta entre os dois Skywalker vs Kenobi, e tantos outros pontos que o filme apresenta.

    Responder
  24. Janaina

    O negócio dos sotaques me parece bem pertinente… No Brasil deviam ter colocado uma cearense como dubladora kkkk

    Responder
  25. Carolina Bastos

    Pra mim aconteceu o seguinte: Obi Wan se apaixonou pela duquesa Satine Kryze e eles tiveram uma filha, Mara Jade Kenobi. Obi Wan pediu a Luke que a treinasse. Mara Jade cresce e se torna uma jovem extremamente bonita. Luke se apaixona por ela e é correspondido. Os dois se casam secretamente. Porém, acontece a tragédia no templo Jedi e Luke e Mara Jade se escondem naquelas ilhas. Só que, a essa altura, ela já estaria grávida, esperando a Rey. Rey nasce. Snoke percebe que um sinal poderoso da força e manda Kilo Ren procurar a criança. Ao perceber que a filha está em perigo, Mara Jade faz um acordo com a primeira ordem: Ela se sacrificaria, passado pro lado deles, desde que deixassem Luke e Rey em paz. Desesperado de ver sua esposa passar pro lado negro, Luke deixa Rey em Jaku, pra protegê-la tanto de Kilo Ren e Snoke, quando da primeira ordem.

    Responder
  26. Rafael

    Eu acredito que assim como Anakin foi criado por Darth Plagueis, Rey foi criada por Anakin, Obian e Yoda como a última esperança de salvar a galáxia… E estava sendo treinada por Luke mas após o ataque foi deixada escondida com medo de que a matassem ou Plagueis achasse ela antes do treinamento dela estar completo

    Responder
  27. Marcos Morais

    Caros amigos e amigas, não vou falar de teorias mas da primeira parte da cena da visão da Rey, ao acender as luzes do corredor antes do desmoronamento (em O Império contra-ataca, na cidade das nuvens quando Luke tem o primeiro duelo com Vader, quando eles saem da sala de congelamento em carbonita, notem o corredor da próxima cena, em que Luke empunha novamente o sabre, e ouvimos a respiração de Vader se aproximando dele, notem o CORREDOR, é o mesmo) e na cena da Rey ouvimos também a respiração do Vader, e durante o desmoronamento ouve-se um nooooooooooo! ou seja a negação de Luke ante a revelação de Vader como seu pai! e pra finalizar, logo depois na cena em que Maz Kanata conversa com Rey: “querida criança, vejo em seus olhos, quem vc está esperando em Jakku não voltará jamais! (SUA MÃE!???), mas tem alguem que ainda pode… ai Rey: Luke? Maz: o que vc procura não está atrás, mas a sua frente!!!!! matado a charada LUKE É SEU PAI REY!!!!!!!!!! posso estar tremendamente enganado mas faz sentido!!!!!!!!

    Responder
  28. Marcos Morais

    corrigindo “querida criança, vc já sabe a verdade, vejo em seus olhos, quem vc está esperando em Jakku não voltará jamais! (SUA MÃE!???), mas tem alguem que ainda pode (seu pai)… ai Rey: Luke? Maz: o que vc procura não está atrás de vc, mas a sua frente!!! quer dizer uma parte que ela procura seria a mãe está desaparecida ou tenha morrido, enquanto que seu pai está a sua frente! valeu vamos quebrar a cuca!

    Responder
  29. Pedro Henrique Quessada Rufino

    eu o Bruno, a Carolina, a Andressa e a Michele, concordamos, em uma coisa, Rey Kenobi Skywalker, a Mara Jade,(mãe da Rey, filha do Luke e da Leia e filha de Obi-Wan e Satine), foi sequestrada, tirada a força dos pais ainda criança, posteriormente, se livrou do jugo do imperador, (não se esqueçam, que o pai dela, deixou dois sabres de luzes, lá nos domínios do imperador( o que o Darth Maul, chutou, pra dentro do poço e o que ele deixou cair junto com seu manto jedi, quando foi morto por Darth Vader), então, para escapar, do domínio do imperador, ela pode tê-los achado através da força, (sem a necessidade, de ter ido ao planeta Illum, na caverna dos cristais Kyber, para construir um), então ela se casou com Luke

    Responder
  30. Pedro Henrique Quessada Rufino

    nada impede que ela seja filha do Luke e neta do Obi-Wan, também, o Obi-Wan deve ter tido uma filha com a duquesa Satine Kryze, que esta é a Mara Jade, então os avôs paternos de Rey são Anakin e Padmé e os maternos são Obi-Wan e Satine, Rey Kenobi Skywalker

    Responder
  31. Rafa Machado

    puts eu acho que o jj vai surpreender como fez em star trek eu acho que a rey deve ser filha de algum ser poderoso do lado sombrio que eles corromperam para a lado da força sendo assim o interesse mto grande do snooke nela . JJ é monstro em fazer esses tipos de coisa .]

    Responder

Deixe uma resposta