Dezembro tá chegando, todo mundo ansioso para O Despertar da Força. Mas esqueça por um momento o aguardadíssimo Episódio VII de Star Wars, que a porra ficou séria. A metralhadora de rumores já está apontada com força para o futuro, ou seja, Episódio VIII. O filme que será dirigido por Rian Johnson não estréia antes de maio de 2017, mas pré-produção, casting e preparação dos atores já começou. Até as filmagens já meio que começaram. Com isso, aqueles rumores e vazamentos sobre história e personagens começaram.

O último que se teve notícia foi especialmente grande. É a volta de um personagem principal, que diz muito sobre quais são os planos da Disney para Star Wars. De acordo com o MakingStarWars, o ator Hayden Christensen, o cigano Igor de Star Wars, estará de volta em uma participação em Episódio VIII:

Uma equipe na Inglaterra estará a caminho dos EUA em breve para iniciar o treinamento de Hayden Christensen para uma aparição em Star Wars: Episódio VIII

Acho que podemos dizer que essa foi inesperada. A informação é vaga, não existe confirmação de que aparição seria essa, de que tipo e só serve pra uma coisa: fazer a gente pensar em como a Disney faria isso funcionar? É bizarro, pra dizer o mínimo e já deixou os fãs em polvorosa (e em sua maioria odiando) a idéia de rever Hayden Christensen cagar (de novo) um personagem tão legal quanto Anakin.

Eu até consigo pensar em algumas idéias, mas como poderia ser essa participação?

Vão ressucitar o Vader?

maxresdefault-3

Eu nem consigo reunir o tanto de argumentos do porquê seria uma ideia estúpida. Também não sei se dá pra convencer os fãs, mas cara, sabendo do histórico de Hollywood, pode acontecer.

O arco de Vader, a princípio, era só de ser o capataz da Estrela da Morte. Daí passou a vilão e ao arco principal da saga, a ascensão/queda/redenção de Anakin Skywalker. A saga Star Wars é sobre ele, o que torna um pouquinho complicado justificar toda uma nova trilogia, se ele está morto.  O mais lógico, claro é fazer com que ele esteja presente de alguma forma. Afinal para certas pessoas na galáxia, ele deve ser um mártir. A sombra dele sempre vai estar em torno das histórias de Star Wars. Isso não é nem um pouco diferente do que sobrou do Império se reorganizar como “A Primeira Ordem”. Existe uma lógica em querer trazer de volta a figura que foi a propaganda de todo o terror propagado pelo Império. Mas é uma idéia arriscada pra caralho. Eu como fã, não gosto. Não gosto MESMO.

O precedente da ressureição é bem aberto em Star Wars. Darth Maul por exemplo foi trazido de volta em Clone Wars, mas se tivessem que ressucitar o Vader, teria que ser com uma cara de velhote já, não do cigano Igor Christensen né?

Um clone talvez?

Anakinchoke

Tão babaca quanto ressurreição, mas clonagem sempre fez parte do DNA de Star Wars, com as famigeradas Guerras Clônicas, ainda em Episódio IV. Em O Império Contra-Ataca, George Lucas considerou uma tropa de clones lideradas por Boba Fett (que também é um clone, vale lembrar).  Já houve o boato de que Obi Wan era um clone de um grande mestre Jedi. Vários personagens já foram clonados no Universo Expandido, inclusive o Imperador Palpatine.

O negócio é que clonagem é um recurso de roteiro preguiçoso pra cacete. Por mais que seja parte de Star Wars. E justamente por isso, poderia ser utilizado para trazer o Anakin de volta. Vai ser uma merda, mas faz sentido:

Explica de maneira bem conveniente o porquê de treinar Christensen. Afinal se ele precisa ser treinado e estar em forma, ele provavelmente teria cenas de ação, já que o cara está há dez anos sem ligar o sabre-de-luz, mas ao mesmo tempo é a parte mais estranha do boato. Por outro lado existem mais boatos sobre qual seria o plano de Kylo Ren em O Despertar da Força e a já falada fixação dele pela figura de Darth Vader. Mas pelo menos pra mim, parece uma idéia merda.

 

Um fantasma da Força?

is-anakin-skywalker-is-still-alive-in-star-wars-episode-vii-the-force-awakens-389129

Claro que deve ter um jeito de fazer ele reaparecer que não seja ridícula e/ou forçada. Ele até se tornou um fantasma da Força ao final de O Retorno de Jedi. Acho que pode ser até esperado em algum momento dessa trilogia que vejamos algum fantasma, seja ele, Obi-Wan ou Yoda. O que incomoda é esse fantasma ter a forma de Hayden. Isso não é legal e não foi legal quando refizeram essa cena em O Retorno de Jedi.

Quando Star Wars foi lançado novamente em DVD, em 2004, George Lucas mudou (mais) o corte do filme. Dentre essas mudanças, ele trocou a aparição de Sebastian Shaw (o Vader velho) pelo Hayden Christensen na cena final. Desnecessário dizer que os fãs não gostaram, talvez até mais do que a cena famosa que Han atirou primeiro. Além da cena ter sido mal feita, já que é só a cabeça do Christensen no corpo do outro ator, não faz nenhum sentido. Mesmo que o Lucas tenha dito que a cena é porque Anakin era bom enquanto ainda era Hayden, só parecendo ainda mais uma desculpa esfarrapada.

Aliás esse não é o único corte diferente de Star Wars que contradiz a continuidade, que vai tornar tudo ainda mais confuso, se rolar o lançamento em Blu-Ray das versões originais dos filmes, como já vem sendo falado há algum tempo.

Uma visão da Força?

my-father-myself

Apesar de eu não gostar do ator e achar que ele é um desserviço a Star Wars, Anakin poderia sim aparecer, sem ser tosco, forçado, ou como fantasma camarada, seria termos a aparição de Anakin como uma visão, semelhante a que Luke teve em Dagobah. Não tem nem como imaginar mais detalhes dessa visão. Talvez dê pra chutar alguma coisa após assistir ao Despertar da Força, mas a visão não poderia trazer simplesmente Darth Vader? Inclusive para vender action figures? Não tem muito mais apelo do que o Anakin? Talvez seja uma visão de Luke ou de Kylo Ren. Essa é até aceitável.

Acho que uma visão é o jeito mais legal de incluir o Hayden Christensen e que vai ofender menos os fãs. É lógico até certo ponto, não vai causar maiores debates e mantém o arco original sem deturpar tudo. Se ele vai mesmo aparecer (eu gostaria que nem aparecesse) é o jeito que eu, pessoalmente, acharia mais legal.

Essa alternativa talvez não provocasse a fúria dos fãs, faz a ligação com o começo da história e mantém elementos clássicos nos novos filmes, já que simplesmente romper com tudo só pra seguir adiante, também não seria legal.

E se fosse um flashback?

Knightfall2

Essa também é óbvia e preguiçosa, mas divertida. Seria a primeira vez que teríamos um flashback em um filme de Star Wars. Mas qual seria a necessidade de uma cena assim?

Um flashback é a maneira mais fácil de enfiar o ator nessa nova trilogia, adiciona camadas à história, já que parece ser uma corrida obssessiva pelo seu sabre-de-luz, além de oferecer a oportunidade, tanto para J.J Abrams quanto para Rian Johnson de dar uma corrigida em alguma coisa que eles gostariam de mudar nos episódios I, II e III. Quase um auto fan-service.

Acho que já dá pra cravar com alguma segurança a essa altura, que vai rolar flashback em Episódio VII. Não vejo porque o truque não pode ser estendido para Episódio VIII.

E se ele estiver em Rougue One, não em Episódio VIII

Moff_Tarkin

Dá só uma olhada nesse Tweet. David Gauke, um político britânico soltou essa mensagem durante uma visita ao Pinewood Studios, onde Star Wars está sendo gravado. Claro que deixou todo mundo maluco. Seria possível a tal arma secreta da Primeira Order ser OUTRA Estrela da Morte?

Um político que não é um fã, soltando um spoiler acidental sobre o Despertar da Força, revelando que teremos uma nova Estrela da Morte no filme? Parando um pouco pra pensar, ninguém se tocou de que poderia ser o set de Rougue One, que também está sendo gravado e sabemos que terá a Estrela da Morte?

Tudo bem que o rumor sobre Hayden Christensen tem mais de uma fonte e cita específicamente Episódio VII, mas como todo rumor, pode ser falso ou estar errado (sim, eu tenho fé. Pra cacete). Rogue One está gravando neste momento e o papel de Christensen poderia ser um papel menor, com umas semaninhas de treino e pronto.

Como fazer isso funcionar ainda é incerto, mas faz bastante sentido. Existem rumores demais sobre Vader aparecendo tanto nos spin-offs e um flashback faz muito mais sentido em um filme assim. Talvez ele seja O Darth Vader mesmo, por baixo da armadura, repetindo inclusive a atuação, já que ele usou a armadura em Episódio III. Isso faria um link sutil com as prequels.

 

De qualquer maneira, eu acho desnecessário. Só resta confiar na Força para que não tenhamos mais Hayden Christensen perto de Star Wars.

 

4 Responses

  1. Louis

    E se estivessem treinando ele para aqueles filmes standalones que comentaram? É bem a cara da Disney fazer um filme “Star Wars: Anakin”, apesar da trilogia nova já contar a origem dele..

    Responder
  2. gaby

    hayden christensen tem que estar ele e um bom ator e nada ver que tu falou ele tem que ficar no star wars

    Responder

Deixe uma resposta