ATENÇÃO: SPOILERS À FRENTE!

Você foi avisado! Siga por sua própria conta e risco!!!

Depois dessa subida de público, expectativa e lucros, Homem-Formiga é um filme que marca uma mudança no ritmo da Marvel. Eu me arriscaria até a dizer uma quebra no ritmo. Esse filme é um dos mais descolados do grande universo do MCU e eu acho que parece bastante com o primeiro Homem de Ferro, com uma história em escala bem menor (RÁ! Trocadilho!) do que a que nós fomos acostumados a ver. Foi quase um filme da Marvel das antigas, moleque, de raiz, coisa e tal.

Mas se engana quem pensa que é um filme DESCONECTADO do resto do MCU. Na verdade, em certas camadas ele tem até um impacto significativo no universo, até mais do que Os Vingadores: A Era de Ultron. Tem boas pistas sobre o futuro de vários heróis e filmes e dá aquele vislumbre (falei bonito agora hein?) do que esperar na fase 3, especialmente Capitão América: Guerra Civil. Separei as que eu achei mais importantes. Bora lá, que nem precisa diminuir de tamanho, risos.

O Homem-Aranha já existe

tom_holland-spiderman

Essa foi meio jogada, até perdida no meio de uma piada bem no fim do filme, mas eu acho que é a primeira referência ao Homem-Aranha do MCU. Até porque o resto da piada nem importa muito mesmo.

Quando Luis está remontando a conversa que leva até o Falcão, inclusive dando dica de que Scott pode ser incluído nos Vingadores, vários heróis são mencionados, inclusive alguns que podem “escalar paredes” e “balançar sobre telhados”. Acho que estsamos falando da mesma pessoa não? O amigão da vizinhança oras! Peter Parker em carne, osso e disparadores de teia. O que significa: nada de histórias de origem e que portanto teremos provavelmente o Aranha em Guerra Civil, já em ação, sendo assediado por Homem de Ferro e/ou Capitão América para ver qual lado ele vai escolher. Outro ponto interessante: Escalar e balançar por aí, podem significar a presença de outro herói urbano, O Demolidor, deixando aquela porta aberta para mais personagens aparecerem nos cinemas.

A Vespa

1207385-wasp_lastcostume

Na primeira cena pós créditos, vemos Hank Pym dando para a sua filha o novo traje da Vespa, bem parecido com os quadrinhos inclusive, mas com asas que talvez sejam incômodas.

Além de encerrar o arco de personagem de Pym, vendo que finalmente ele está em paz com a morte da esposa e aprofundando um pouco mais o personagem, mostra que Hope vai além do papel secundário de interesse romântico de Scott para uma das personagens femininas mais fortes que veremos no futuro. Sim. Veremos no futuro. Depois de muita especulação parece que a Vespa vai formar uma bela dupla com o Homem-Formiga e os dois serão uma grande adição aos Vingadores.

Quando isso vai rolar é que é a pergunta da vez. Não temos nada que sugira que Evangeline Lilly está em Guerra Civil, então deve acontecer mais pra frente. O óbvio seria no Homem-Formiga 2, mas pode vir de qualquer lugar, de Capitã Marvel até Vingadores: Guerra Infinita. Na real não importa em qual filme vai ser, já que a atriz assinou um contrato que prevê aparições em vários filmes. No fim do dia não é “se” ela vai aparecer, tá mais pra “quando”.

Quem disse que a HYDRA acabou?

w704-1

A HYDRA sempre atuou como uma sombra no MCU, foi exposta durante os eventos de Capitão América: O Soldado Invernal, só para ser destruída de vez em Vingadores: A Era de Ultron na batalha de abertura. Mas é o que dizem: Corte uma cabeça, duas nascem no lugar. Em Homem-Formiga fica confirmado o que já sabíamos assistindo Agents of SHIELD. A HYDRA ainda está por aí.

Darren Cross planeja vender trajes Jaqueta Amarela para a HYDRA, revelando que eles não desistiram de dominar o mundo, que provavelmente irão ter um papel importante no desenvolvimento de Guerra Civil e que não para aí. Eles tem o soro do Jaqueta Amarela, embora ninguém saiba o que eles irão fazer com isso, o que torna tudo bem legal, já que qualquer coisa pode acontecer, seja durante Guerra Civil, ou em Homem-Formiga 2.

Tem um traidor entre os Novos Vingadores

w704-2

No final de Os Vingadores: A Era de Ultron, Capitão América e Viúva Negra organizam um novo time de Vingadores em um velho galpão da SHIELD. Com Nick Fury e Maria Hill como gerentes do negócio, parece que essa equipe não foi só uma atualização, foi também um sucessor da SHIELD, no sentido de proteção sem fronteiras, vamos dizer.

Quando Pym e Scott caem na armadilha do Jaqueta Amarela, ele revela que já sabia do plano deles de roubar o traje, por que ele pegou a informação de uma fonte que seguiu a infiltração de Scott na base dos Novos Vingadores. Isso quer dizer que temos um traíra, um X-9, um fiadaputa infiltrado lá, possivelmente da HYDRA. Possivelmente um plot que vai ser levado adiante na próxima fase, talvez

 

Capitão América está com Bucky

WinterSoldier_LargeWide

Capitão América: O Soldado Invernal termina com Steve e Sam Wilson saindo à caça de Bucky, missão essa que ainda estava rolando durante Os Vingadores: A Era de Ultron. Surpreendentemente, parece que Capitão América: Guerra Civil não vai lidar com essa missão na trama. Como foi revelado na segunda cena pós créditos, o Soldado Invernal já foi capturado pelos Novos Vingadores.

Vamos assumir que esse fato ocorre ao mesmo tempo de Homem-Formiga e não é um flashfoward para os eventos no meio do próximo filme, como aconteceu em Homem de Ferro 2 (o famoso teaser de Mjolnir, o martelo do Thor), isso tem um belíssimo impacto no plot de Guerra Civil, deixando a caça de lado e adiantando até para a reabilitação de Bucky, jogando a gente direto pra parte que interessa, a porrada.

Isso também serve para marcar o início da divisão entre Stark e Steve, após os dois seguirem caminhos separados no fim de Era de Ultron. O Capitão deliberadamente escolhe deixar Stark de fora no que diz respeito ao paradeiro de Bucky, preparando o terreno para o conflito entre os dois. Na real como o Soldado Invernal pode ser o responsável pelo assassinato dos pais de Tony Stark, isso pode ser até motivo para a briga.

O Homem-Formiga já escolheu o seu lado

antmanthumbsup-141576

Essa cenas pós-créditos disseram bastante coisa. Pavimenta o caminho para Guerra Civil e tambem já revela qual lado do conflito nós veremos o Homem-Formiga. Nos quadrinhos, Hank Pym ficou do lado do Homem de Ferro, pró-registro, mas não vemos Scott Lang nesse arco. Isso levou a bastante especulação sobre qual lado ele iria ficar em Guerra Civil, mas acho que já deu pra sacar. Durante a cena, fica claro que Falcão e Capitão América estão pensando em trazê-lo para o seu lado. Provavelmente o relacionamento comece com o Homem-Formiga ajudando a resolver o problema com o Soldado Invernal. Isso coloca ele diretamente ao lado do Capitão América, pelo menos no começo do rolo, quando o Registro de Super-humanos pipocar. E se a gente pensar no potencial que o papel do Soldado Invernal pode ter na treta toda, significa que o papel do Homem-Formiga pode ser maior do que o esperado, ainda mais considerando a teoria de alguns fãs de que ele vai se tornar o Gigante em algum ponto (RÁ! Trocadilho).

Deixe uma resposta