Fãs e suas teorias. O melhor é que se o cara acerta, nesse caso, seria uma idéia foda. Two thumbs up pra ela! Essa teoria na verdade, sempre circulou pela internet, mas que agora ganhou mais combustível por conta dos trailers de Batman v. Superman: A Origem da Justiça e Esquadrão Suicida, apresentados na San Diego Comic Con, na semana passada. A teoria em questão gira em torno do novo Coringa, interpretado por Jared Leto, talvez explique por que essa visão do personagem é tão diferente da que estamos acostumados.

De acordo com o usuário Jason-G169 no Reddit, o novo Coringa, na verdade é Jason Todd. Caso você nunca tenha ouvido falar dele, vai aí um resuminho pra você:

Dick Grayson foi o primeiro Robin, mas depois de muitas aventuras com o Batman, ele resolveu se separar do Morcegão, foi pra faculdade e acabou se tornando um novo herói, o Asa Noturna. Depois de um tempo sem um sidekick, o Batman achou que era hora de ter um novo ~companheiro~ (entenda como quiser) e adotou um novo garoto, para treinar e chamar de seu Robin <3.

JasonToddRobin01

Esse garoto é Jason Todd. Mas ele nunca caiu nas graças da audiência, por que ao contrário de Dick Grayson, o novo Robin era encrenqueiro, malcriado, teimoso e mala. Um verdadeiro adolescente.

Claro que as coisas não terminaram bem pra ele. No arco “Morte na Família”, Todd acaba sendo capturado pelo Coringa, após tentar capturá-lo sozinho. E como o nome do arco bem diz, o Coringa, o Jóquer, o Palhaço, acaba assassinando Jason Todd, a golpes de pé de cabra, depois explodindo o armazém em que ele cometeu o assassinato. Logo após o acontecido, o Batman passou um bom tempo amargurado, se sentindo culpado como guardião, herói e figura paterna, inclusive ficando mais fechado (se é que isso é possível para ele) e bem mais violento (hell yeah).

Screen Shot 2015-07-17 at 9.51.41

Mas como nas HQs ninguém morre mesmo, Jason Todd eventualmente voltou do além, décadas depois. Mas alguma coisa nele estava bem diferente e ao mesmo tempo, familiar.

Em outra HQ clássica do Batman, “A Piada Mortal”, descobrimos uma possível origem do Coringa. Por força das circunstâncias, para cometer um assalto, ele é obrigado a se tornar um vilão de quinto escalão, conhecido como Capuz Vermelho, que já teve um sem numero de aparições e encarnações em Gotham. É quase um nome genérico pra supervilão merda na cidade. O assalto deu errado, o então Capuz Vermelho caiu naquele tanque de ácido e nasceu menino Coringa. O resto é história.

Pois bem, ao retornar, Jason assumiu esse título de Capuz Vermelho e hoje em dia ele tá mais para anti-herói do que para vilão propriamente dito.

E é bem aqui que a teoria fica legal, afinal de contas já temos um precedente: Jason Todd já roubou a identidade do Coringa uma vez. E isso traz toda uma nova dinâmica para esse relacionamento doentio Batman/Coringa. Inclusive justificaria porque o Coringa do Leto parece mais desajustado do que o Coringa jamais foi na telona.

Inclusive quando a primeira foto foi divulgada, com um Coringa todo tatuado, causou uma puta estranheza, já que o Coringa JAMAIS ficaria sentado tranquilão, fazendo várias tattoos, por horas, dias, sei lá eu quanto tempo, só porque é hipster.

Mas, E SE, Essas tattoos não fossem para ele Coringa, mas sim para o Batman? Certamente aquele “J” tatuado perto do olho pode querer dizer Joker, mas poderia ser um easter egg para lembrar que ele já foi Jason, por exemplo.

Quer outro? No braço direito, tem uma tattoo em que podemos ver uns desenhos de penas, presumivelmente um pássaro, talvez um Robin (sim, Robin é uma espécie de pássaro). E todas as tattoos, se você for bem criativo, podem traçar um paralelo com a teoria.

Mas o que pra mim faz mais sentido é que e para o Coringa, não há limites, principalmente se o objetivo for fuder com a cabeça do Batman. Qualquer coisa vale, mesmo, se for pra tirar ele do sério.

No trailer de Batman v. Superman, vemos em duas cenas rápidas, recadinhos do Coringa. O primeiro no que parece ser uma estátua do Robin dizendo “A piada é você BATMAN”. Essa piada poderia ser justamente o seu maior aliado agora se tornou seu maior inimigo, enlouqueceu por culpa do Batman, que não pode salvá-lo a tempo do Coringa original. E aí na outra cena, Bruce Wayne está lendo um pedaço de papel com a mesma letra: “Você deixou sua família morrer”, numas de fazer tortura psicológica mesmo.

Screen Shot 2015-07-17 at 9.51.20

Além do mais, esse “novo” Coringa parece conhecer bastante sobre o passado de Bruce Wayne. Família pode signinficar um monte de coisas, desde a morte dos pais de Bruce, até a morte de Jason Todd. Essa foto vazou na internet há algum tempo e pode ser um spoiler GIGANTE já que a mensagem faz referência direta ao arco “Morte na Família”, que é o arco em que Jason Todd é assassinado.

Screen Shot 2015-07-17 at 9.51.12

Para terminar, em um ponto do trailer Bruce Wayne diz: “20 anos em Gotham. Quantos caras bons restaram? Quantos continuaram assim?”

E aí? O que você acha? Será que esse Coringa é Jason Todd? Ou é só uma cagada dos roteiristas mesmo de mexer no personagem porque sim?

 

One Response

  1. caio

    Nada ver
    Jason Todd nao seria o coringa !
    Por quê jason Todd éo novo capuz vermelho!
    Ele é tipo o Batman so que com armas e mata ! ‘-‘

    Responder

Deixe uma resposta