Acho que hoje, 2017, o YouTube já super bem estabelecido como plataforma de criação e divulgação de conteúdo de mídia. Acredito que ele, junto da Netflix, são a pedra no sapato das grandes empresas de TV à Cabo, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Eu mesmo só assisto à “tv normal” para ver esportes, que gosto muito, e alguns noticiários. De resto, não sinto nem falta.
O YouTube está tão presente na minha vida, que eu assino uns 40 canais lá. São canais de diversos tipos, porque consumo vários tipos de conteúdo. Seja ele um vlog, um canal de tecnologia, uma coisa mais trabalhada no conteúdo, ou até canal de unboxing, eu curto muito consumir conteúdo lá!
É óbvio que eu não acompanho todos os canais assiduamente, por isso mesmo vou comentar aqui dos que eu mais assisto.
Luis Chiaradia
Aaaah, rapaz! Eu disse que o YouTube tava presente na minha vida, né? Essa frase não foi à toa. Eu consumo tanta coisa lá, que resolvi até criar meu canal! Ainda estou experimentando alguns formatos, mas confesso que me divirto bastante produzindo os vídeos, porque é como fazer um filme. Você tem que ajeitar a iluminação, o som, ter uma idéia, e, é claro, atuar. Não é fácil parecer natural na frente da câmera, então requer um pouco de atuação, e isso da até um pouco de vergonha as vezes! HAHAHAH
Ah, e pô, dá aquela força lá e se inscreve no canal, vai? É só clicar aqui!
Radar Geek
O Radar Geek é apresentado pela minha amiga Natasha, onde ela aborda os assuntos mais nerds possíveis. E ela não é só nerd de filmes, séries e games. Ela é uma nerd de tecnologia, porque é desenvolvedora de apps iOS. Ou seja, uma nerd completa! O mais legal é o crescimento do canal dela, passando recentemente a marca do 10k inscritos! Êta menina arretada essa Natasha!
Casey Neistat
Sem dúvida nenhuma, uma das minhas maiores influências e inspirações. O Casey Neistat é um cara que mora em Nova York e, há quase 2 anos, faz daily vlogs. Mostrando sua vida no estúdio que usa pra gravar, na empresa que tem, indo pra reuniões e até fazendo uma corrida matinal. O legal do vlog dele é que ele usa bem o cenário pra dar aquela sensação de “filme”. Por muitas vezes ele coloca uma ou mais câmeras pra filmar ele chegando em casa, põe uma câmera no armário caso ele vá buscar alguma coisa la dentro. Enfim, é bem dinâmico, cheio de cortes, e muito legal de assistir! Um vlog dele que viralizou foi quando ele viajou de primeira classe na Emirates Airlines.
MKBHD
Acho que hoje o MKBHD pode ser considerado o maior tech reviewer do mundo. MKBHD significa Marques K Brownlee HD, e ele faz muitos vídeos avaliando produtos de tecnologia dos mais diversos segmentos. Computadores, fones de ouvido, celulares, algumas câmeras e por aí vai. Ele também é muito conhecido por fazer seus vídeos com uma qualidade absurda, possuindo as melhores câmeras e tripés, para conseguir aqueles takes bem suaves de panorama, que da até arrepio. Agora prepare-se. Atualmente ele filma com a RED Weapon, uma câmera que filma em até 8K e só o corpo custa 50 MIL OBAMAS. Pra você ter uma idéia, Guardiões da Galáxia Vol. 2 foi filmado com câmeras da RED.
Cadê a Chave?
Taí um canal que eu comecei a acompanhar bem recentemente, mas que já se tornou uma das minha maiores influências e inspirações. Nilce Moretto é a esposa de Leon Martins, do canal Coisa De Nerd, e também faz daily vlogs sobre a vida deles em North Vancouver, no Canadá. Vez ou outra eles fazem um vídeo comentando de algum específico que está bombando, mas, pra mim, os mais legais são quando eles pegam a câmera e saem pela cidade contando coisas aleatórias. Também existe um quadro chamado “Talento Supremo”, onde o Leon tem que fazer receitas dadas pela Nilce, basicamente seguindo seu instinto. E ah, eles tem um amigo chinês chamado Jeff que é a melhor pessoa do mundo.
Peter McKinnon
Mais um vlogger, esse canadense, só que um foco bem diferente dos outros. Peter McKinnon é fotógrafo e videomaker profissional, onde ele vivia disso até pouco tempo atrás. O que me chamou a atenção no canal dele foi o jeito que ele faz os vídeos, de um jeito muito cinematográfico, usando muita profundidade de campo e abusando das filmagens em câmera lenta. Além dos vlogs, ele dá muita dica de edição de foto e vídeo, fazendo alguns tutoriais e tudo mais. Ele é muito bom não só na produção, mas na pós-produção também, onde ele tem domínio da música que vai usar para que seja condizente com o tema e que fique agradável na edição. Nem vou falar mais, só veja esse clipe que ele fez de uma viagem.
Nostalgia
Olha, vou dizer que se você não conhece o Nostalgia, você ta perdendo o melhor canal brasileiro em questão de conteúdo. Apresentado por Felipe Castanhari, o canal tem como foco o conteúdo em si, sendo bem diferente do que a gente ve no YouTube. Geralmente, os vídeos que a gente consome tem entre 10 e 15 minutos, coisas rápidas. Alguns canais se dão ao direito de fazer programas de meia hora e tal, mas o Castanhari vai além. Ele entra tão profundamente no tema que o Nostalgia de Segunda Guerra Mundial possui UMA HORA E QUARENTA MINUTOS. É um documentário, cara! E é muito bom! Ele tem como prioridade falar da cultura pop, seja filmes, games séries e desenhos, mas os Nostalgia de história fizeram tanto sucesso que ele já fez sobre a WWI, a WWII, a Ditadura Militar e a Corrida Espacial.
Ele também faz o Curiosidades Nostálgicas, mostrando algumas curiosidades sobre algum tema, esse sim mais rápido, indo até uns 15 minutos.
https://www.youtube.com/watch?v=5M4P0963i28
Panelaço
Taí um canal que eu acompanho esporadicamente, vou falar que não sou assíduo espectador não, mas algumas vezes é tão legal, que acho que vale a pena falar. O Panelaço é um canal de entrevista do João Gordo, mas não é apenas entrevista como ele fazia no extinto Gordo a Gô-Gô, da MTV. Por ser um cara vegano, ele usa isso como “desculpa” pra entrevistar as pessoas enquanto prepara um rango diferente pro convidado. Ele não ensina a fazer o prato, ele só mostra o que vai usar e sai fazendo enquanto bate um papo. O legal é que são diversos convidados. Músicos, atores, apresentadores e até o Felipe Castanhari, citado ali em cima, já participou!
O que eu mais gosto é o do Caio Teixeira, jornalista de games, do site Overloadr.
Se eu fosse falar dos canais que eu recomendo, ia ser uma lista enorme e até chata de ler, então eu separei mesmo só alguns poucos pra destacar aqui e fazer um jabex do meu canal, né? :D
É lógico que é impossível falar que há um canal que é “melhor” que todos os outros, afinal, isso é que nem música. Não se pode dizer que há uma banda melhor que outra porque variam muito de estilo e gosto. Você pode julgar uma banda dentro de um estilo, e o mesmo pode ser feito com um canal. Pra você, qual o melhor canal que você acompanha? Deixa aí nos comentários!
Não esqueça de me seguir nas redes sociais em @luuislipee no Twitter e no Instagram.
Acompanhe o ProcrastiNATION nas redes sociais no Twitter e no Facebook!
Comenta aí Nerd!