Quem navegava ontem (11/06) pelo catálogo do Prime Vídeo foi surpreendido ao encontrar títulos da HBO na plataforma, ainda que não exatamente disponíveis para reprodução. Ao clicar em produções como Game of Thrones, Chernobyl ou Watchmen, por exemplo, além do aviso de indisponibilidade, os assinantes mais atentos repararam que as sinopses e demais informações técnicas estavam em português. Na pior das hipóteses, temos a indicação de que algum tratamento foi dado a tais títulos e isso foi o suficiente para uma espécie de surto coletivo nas redes sociais.
Teremos o catálogo da HBO disponível no Brasil pela Prime Vídeo?
A verdade é que não sabemos.
O que sabemos então?
Bom, sabemos apenas que o serviço de streaming da Amazon é parceiro da HBO em diversos territórios e, naqueles onde não há HBO Max ou mesmo HBO Go, tais títulos estão disponíveis justamente no Prime Vídeo.
Surtamos por nada?
Talvez, companheiros. Tudo o que podemos fazer por agora é especular. Já existe uma parceria para o Brasil entre o Prime Vídeo e a Disney, por exemplo. Tal parceria nos dá acesso a boa parte do conteúdo do estúdio, incluindo os títulos da franquia Star Wars, enquanto o serviço próprio da Disney não chega por aqui. E, justamente por ser algo de âmbito provisório, é possível que tais títulos tenham sido incluídos no catálogo sem a necessidade de contratação de um pacote extra específico. No caso da HBO, como já temos a HBO Go no Brasil, não há nada que indique para essa migração pode acontecer num futuro próximo. Porém, como estamos na expectativa do anúncio da chegada da HBO Max ao país, é possível que o Prime Video esteja se preparando para assumir esse gap. Caso aconteça, é bem provável que – ao contrário do caso da Disney – para acessar tal conteúdo, tenhamos que pagar por ele separadamente do pacote que atualmente pagamos no serviço Amazon Prime. Mas, repetimos, trata-se apenas de uma grande especulação.
Podemos perder as esperanças?
Bom, existe um meio termo que ainda não comentamos. Sites especializados dão conta de que o Amazon Prime Video Store – loja virtual “TVOD” (transactional video on demand, ou o VOD transacional) para alugar e comprar filmes nos moldes da Apple TV, do YouTube e do Google Play Movies – já tem data para chegar ao Brasil. A plataforma estreou no México em maio e, segundo várias fontes, deve estar disponível para o usuário brazuca em novembro. Se tomarmos por exemplo o modelo de negócio nos EUA, pode ser esse o caminho para alugar ou comprar conteúdos HBO – longas, episódios ou temporadas inteiras – de forma avulsa. Outra opção que pode estar sendo preparada é a chegada do Prime Video Channels, onde seria possível assinar canais separadamente e ver conteúdos de outras empresas, como a HBO, dentro do Prime Video.
Não é nada, não é nada, pode não ser nada mesmo. Mas acompanharemos com atenção as movimentações e os anúncios que surgirem sobre o tema. Não confirmamos e nem negamos, mas talvez já estejamos rascunhando as resenhas e sugestão de maratonas. Tudo sem oba-oba, claro…
Comenta aí Nerd!