A semana começou agitada para quem é fanático por games! Neste momento, está rolando a GDC 2016, uma feira especializada e voltada para o desenvolvimento de games, onde as empresas aproveitam para apresentar as novidades que estarão por vir, relacionadas a software e hardware. Pra você que é mais ligado à tecnologia, é como se fosse uma WWDC ou uma I/O (eventos anuais da Apple e da Google).
A GDC ainda não acabou, ela vai de 14 a 18 de Março (sexta seguinte a essa publicação), mas não tinha como não fazermos um post sobre as coisas que saíram, tendo em vista a magnitude dessas notícias.
Começemos!
Microsoft abre Xbox Live
Logo na segunda-feira, no primeiro dia da GDC, já tomamos um balaço no peito. A empresa comandada por Satya Nadella anunciou que estão expandindo seus negócios, quando o assunto é jogatina online. O que muita gente sonhou, pode estar bem próximo da realidade: cross-platform play nos consoles. Traduzindo: jogadores de PS4 e Xbox One habitarem o mesmo mundo online, coisa que antes não era possível.
Durante o anúncio de que estariam abrindo a Xbox Live, a Microsoft aproveitou para dar uma cutucadinha na Sony e sair de fininho, dizendo que estavam deixando um “convite em aberto” para que outras redes entrem na brincadeira. Mas calma, antes de você comemorar, o que é certo é que jogadores de PC e Xbox Live poderão jogar juntos, mas isso ainda depende da boa vontade da Sony para que as coisas andem como queremos!
PlayStation VR – Preço e Data
YES! Depois do anúncio, da espera angustiante e do convite feito à imprensa, a Sony, ontem, finalmente revelou o preço e a data de lançamento do tão aguardado PlayStation VR.
Ele já vinha fazendo algum barulho e gerando uma certa expectativa na galera quando ainda era chamado de Project Morpheus, apresentado em 2014.. Na E3, talvez? Não lembro ao certo, agora, mas enfim… Antes dele, a cena do VR era toda voltada para o Oculus Rift, que vinha sendo o pioneiro no assunto, até a Sony entrar com tudo nessa. Algum tempo depois, a Oculus foi comprada pelo Facebook, e era ISSO que a Sony queria. Explico: no meu ponto de vista, isso foi ótimo pra Sony, porque se trata de uma empresa que não tem muita expertise/relevância no mercado de games, sendo assim, é como se o concorrente tivesse sido tirado de campo no jogo contra a Sony. A coisa seria totalmente diferente se a Microsoft tivesse comprado, por exemplo, para poder lançá-lo como um acessório exclusivo do Xbox One.
O então Project Morpheus começou a ganhar a dianteira na corrida do VR, chamando cada vez mais atenção entre os entusiastas, e nessa terça-feira (15), a Sony finalmente revelou seu preço e data de lançamento e, pra mim, acertou e ainda continua na frente da concorrência.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label="Linha"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_gallery admin_label=”Galeria” gallery_ids=”3489,3465,3488,3487,3486,3485,3484,3483,3476,3477,3479,3478,3480,3481,3482,3475,3474,3473,3472,3471,3470,3469,3468,3467,3466″ fullwidth=”on” show_title_and_caption=”off” show_pagination=”on” background_layout=”light” auto=”on” auto_speed=”5000″ hover_overlay_color=”rgba(255,255,255,0.9)” caption_all_caps=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_gallery][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="left" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]O “brinquedinho” custará módicos US$ 399, o que é um pouco caro, visto que esse é o preço do próprio PlayStation 4, mas visto que o Oculos Rift custa absurdos US$ 599, e o HTC Vive, US$ 799 a Sony ainda, mercadologicamente falando, está na frente. Com a atual situação do cenário político/econômico brasileiro, fica difícil dar um palpite sobre preço, até pela alta flutuação do dólar nos últimos dias, mas eu acho que vai ser, sendo pessimista, entre R$2500 e R$3000.
Anunciaram também que ele chegará às prateleiras da loja mais perto do seu americano favorito em Outubro deste ano, e esse espaço de tempo entre o anúncio também faz sentido, visto que após o produto finalizado e pronto para envio, os desenvolvedores ainda precisa ajustar os games com as novas APIs, ver os bugs e tudo mais. Ok, eu sei que desenvolvedores costumam receber DevKits antes do lançamento, mas esse tempo é saudável para o mercado, para que você, querido leitor nérdilo, não saia depois falando: “ah, mas esse jogo não ta bom no VR… mimimim”. Então sossega o facho, aquieta a bunda na cadeira e deixa os caras fazerem o trampo deles!
Mais que isso: durante a apresentação, Andrew House, executivo da Sony, afirmou que mais de 230 desenvolvedores estão trabalhando agora, nesse momento, enquanto você lê essa notícia entre uma passatempo e outra, criando coisas para o VR. E que 50 títulos estarão disponíveis já nesse ano. Ele ainda fez questão de ressaltar: “Sim, estúdios AAA também estão com projetos encaminhados para ele”. Garanto também que vai ter muito estúdio XXX interessado nisso, também.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row]
Comenta aí Nerd!