fbpx Skip to main content

FIFA 16 ou PES 16?

By 05/08/2015Games

Desde a geração do PS1, há uma briga homérica entre as duas maiores franquias de futebol. Há gente que sempre jogou e defende FIFA, e há quem diga que PES (ou Winning Eleven, que é um nome muito mais legal) é melhor.

No que diz à popularidade dos jogos, da pra dizer que Winning Eleven, porque “PES” era vendido apenas na Europa, levou de canequinha o troféu na geração do PS1 e PS2. O jogo era mais fluído, os controles mais inuitivos e anatômicos. Mas quando chegou a geração do PS3, parece que a EA resolveu acordar e fazer um jogo de futebol “like it was supposed to”, e inclusive comentamos isso no ProCASTnation! #7 – Futebol nos Videogames. O FIFA disparou e caiu no gosto dos jogadores, popularidade que ainda perdura na geração atual.

Tendo isso em vista e o fato de que o lançamento da versão 2016 das franquias está chegando, separamos 8 aspectos que talvez te ajudem a decidir pra qual lado da força ir! Bora!

8. Gráficos

Quando falamos de jogos de futebol, é impossível não pensar em gráficos. Desde o PS2 temos jogadores muito parecidos com os da vida real, e essa realidade só tem aumentado, para que a gente se sinta cada vez mais in game.

Na minha opinião, para a geração atual de consoles o FIFA sai na frente, devido à um trabalho da EA muito legal de captação de rosto e expressões faciais que eles tem feito com os jogadores. Insclusive podemos ver um glimpse de como isso é feito no vídeo abaixo.

 

Pelas fotos divulgadas, o PES 2016 virá muito forte nesse quesito, mas não significa que o FIFA deixará barato. Acredito que vai do gosto de cada um, e a briga será de cachorro grande pelo posto de jogo com gráficos mais realista, mas se você quiser der uma olhada…

FIFAgraphics

FIFA 16

PESgraphics

PES 2016

7. Animações

Nenhum dos dois jogos ainda conseguiu fazer animações convincentes. Tirando as CGs que aparecem na introdução dos jogos, as animações que acontecem em comemorações de gols, replays de falta e reclamações com o juíz ainda deixam a desejar. Por diversas vezes é possível notar que um jogador “atravessa” o outro quando se abraçam ou estão em alguma comemoração.

Como o FIFA 15 e o PES 15 foram o pontapé inicial para a geração atual, tendo jogos focados nos novos hardwares, ainda da pra dar um desconto, mas a próxima versão das franquias tem que melhorar essa parte para dar mais realismo em cenas que não temos ação.

6. Atmosfera de Jogo

disputa

No PES 2016, veremos a inclusão daqueles pequenos detalhes que adoramos odiar quando o assunto é a beleza do jogo. Os jogadores reclamarão quando uma falta não for marcada e ficarão frustrados com seus companheiros quando verem uma oportunidade perdida. Não da para ter certeza do quanto a personalidade de cada jogador irá influenciar nessa mecânica, mas seria bem legal ver um Cristiano Ronaldo mais marrento em campo, característica marcante do melhor jogador do mundo.

O FIFA já faz isso muito bem, mas para mostrar o quanto a EA se preocupa com esses pequenos detalhes, teremos animações do juiz borrifando o spray numa marcação de falta na frente da barreira em uma falta mais crítica, porém ainda não da pra falar se a barreira poderá tirar alguma vantagem nesse aspecto.

5. Táticas

Os menus do PES 2015 não eram os que mais favoreciam em questão de ajustar as táticas do seu time, apesar de serem bem completas. Já o FIFA 15 apresentava uma coisa mais amigável nesse sentido.

A versão 2016 do Pro Evolution Soccer traz um menu mais simples, te dando controle do time e estratégias logo na tela de escalação, ao invés de fazer você entrar em diversos sub-menus.

Muito do que foi mostrado do FIFA 16 foca na jogabilidade, no que acontece dentro de campo, e devido a isso ainda não temos uma idéia do que esperar nessa questão.

4. Marcação

EphLJbm7-600x399

Já faz alguns anos que o sistema defensivo do PES é mais eficiente que o do FIFA.

Na franquia da EA, os esforços dos jogadores parecem mais em vão, comparados a um combate mais direto do PES. Nesse caso, FIFA 16 avança bem aqui, onde você pode, rapidamente, apertar X para se levantar de um carrinho, aproveitando a física do movimento para continuar correndo. O mesmo se aplica para investidas em pé, onde o jogador parece estar mais forte e com uma recuperação melhor.

3. Ataque

image.img

Como diz a música do Rappa: “Eu quero ver gol! Não precisa ser de placa, eu quero ver gol!”. E isso vai ser cada vez mais verdade no FIFA 16. Na nova versão da EA, poderemos segurar R1 e movimentar o jogador que tem a posse da bola, sem tocá-la. Por exemplo, voce pode deixar a bola rolar na sua frente, dibrar, e depois recuperá-la.

O FIFA também vai incluir uma mecânica feita para lançar a bola através daquelas brechas na defesa, ou então torcer para que ela desvie quando você tentar um chute de sorte e entre no gol. Naturalmente, esses passes são mais difíceis de receber, mas abre portas para um novo dinamismo e possibilidades de ataque.

2. Chutes

2bBRxXSl-600x399

No FIFA 16, já vimos grandes jogadores como, o saudoso, Carlitos Tevez (VOLTA TEVEZ!) se complicar em algumas jogadas de gol por estar sem equilíbrio. Isso teráuma efeito muito maior agora nas novas versões dos dois jogos. Dependendo da sua posição em relação o gol os chutes terão consequências bem distintas.

Sempre gostei da mecânica de chute do FIFA, onde chutando de fora da área sempre tivemos a possibilidade de uma surpresa e de ser agraciado com um golaço. Essa implementação de equilíbrio com certeza será um empecílio a mais para fazer gols, mas vai trazer uma realidade muito maior para o jogo, o que vai provavelmente vai acabar com os chutes do meio de campo!

1. Goleiros

1WUyYspV

FIFA 15 foi o primeiro jogo de futebol que joguei na geração do PS4. E foi nesse jogo que percebi que tínhamos trocado de geração. Deixando de lado os gráficos, que estão muito melhores no novo console da Sony, logo notei que os goleiros estavam bem mais inteligentes e rápidos.

Li muito que os goleiros de PES 2015 pareciam robôs e bem mecânicos, então esperamos que a Konami tenha acertado dessa vez e conseguido dar uma vida mais real aos goleiros na sua franquia.

 

Esses são apenas alguns aspectos que levantamos para destacar pra você, e é sempre bom lembrar que a idéia não é influenciar ninguém, e sim passar algumas impressões, que podem diferir. E qual franquia você, querido leitor, prefere? Você, que é leitor mas não é querido, prefere qual? Concorda com as minhas opiniões? Deixe seu comentário aqui embaixo!