fbpx Skip to main content

Gears 5 é um ótimo jogo e ponto final.

Gears 5 lançou sob os olhares hypados de muitos fãs e atingiu a expectativa da maioria deles, ouso dizer que supriu até os críticos de joguinhos. Algumas pessoas podem dizer que Gears 5 foi o melhor jogo da série, o melhor exclusivo de Xbox One até o momento (fora Forza Horizon né gente), mas certamente todos devemos dar o braço a torcer e dizer que Gears 5 é o jogo mais corajoso entre os exclusivos mais conhecidos do Xbox One e do Playstation 4.

Para falar especificamente sobre os fatores que fazem com que o jogo seja o game mais corajoso dos consoles mencionados, eu devo dizer que esse texto conterá spoilers pesados da história de Gears 5, mas calma, eu deixarei bem claro quando chegar o momento.

A decepção!

De primeira eu preciso dizer que fiquei extremamente decepcionado quando começou a campanha e eu estava jogando com JD, filho de Marcus Fênix e protagonista de Gears of War 4. O jogo tinha tudo para “chegar chegando” colocando a Kait como personagem principal, eles até a colocaram como figura mais importante na capa do jogo, mas no início as coisas, infelizmente, não eram o que eu esperava.

Kait, personagem principal de Geras 5
Kait

Vocês não conseguem imaginar a minha felicidade ao ver que pouco depois eu comecei a jogar com a Kait e aí sim Gears 5 encheu meus olhos de alegria. Apesar de sentir falta de ver o Marcus Fênix andando por aí matando os inimigos, a Kait tem tudo para ser uma daquelas personagens que roubam os nossos corações como a Lara fez anos atrás e como a Aloy fez recentemente em Horizon Zero Dawn. Estou deixando de lado IA’s porque sim né, Cortana tá meio locona.

Primeira mostra de coragem.

Gears 5 já começa se mostrando ser um jogo corajoso quando a partir do momento que você controla a Kait, o parceiro dela é o Del. Puxando pela memória, fora o Left 4 Dead, eu não lembro de outros jogos em que os personagens principais sejam uma mulher e um homem negro.

Eu senti que a The Coalition foi extremamente covarde no Gears of War 4 quando eles fizeram com que o JD fosse o personagem principal durante toda a campanha. Eles claramente focaram mais na história da Kait, mas na hora de decidir qual seria o personagem jogável, eu acredito que uma ordem de pessoas mais influentes/poderosas que pobres desenvolvedores disseram que o jogador tinha que controlar um homem e não uma mulher.

SPOILERS pesados de Gears 5!!!

JD, filho de Marcus Fênix e protagonista de Gears of War 4
James Dominic Fênix

Eu lembro dos meses anteriores ao lançamento de Uncharted 4 quando muitos teorizavam que o Nathan Drake ia morrer. Lembro que antes de God of War lançar, os fãs diziam que Kratos ia morrer e que depois nós iríamos jogar com o filho dele. Todas essas teorias se provaram furadas porque não se matam personagens tão importantes assim no mundo dos games. Chris Redfield está vivo até hoje, Tobias Rieper (Agente 47) está vivo até hoje, até o Mario que volta e meia está salvando uma princesa está vivo até hoje.

Personagens de games não morrem assim tão fácil, tudo bem que o Dom morreu em Gears of War 3, talvez isso deveria ter me preparado mentalmente para eu assistir a morte do JD, tudo bem que fui eu que escolhi isso, eu salvei o Del e matei o JD, não sei o que aconteceria se eu tivesse escolhido salvar o JDx.

Desde Gears of War 4 eu sinto um incômodo com o JD, ele não me parece ser um personagem muito legal, não tem o mesmo carisma do pai dela. Em Gears 5 ele se mostra um mala no início e vai conseguindo mudar mais para o final do game, mas matá-lo foi uma coisa estranha. Ao meu ver, a The Coalition foi extremamente corajosa ao nos deixar fazer uma escolha tão grande que certamente irá afetar o próximo jogo. Eu matei James Dominic Fênix e não posso fazer nada (só agradecer a The Coalition por ter feito um grande jogo).

  • Ouça os podcasts do Procrastination aqui
  • Leia outras matérias de games aqui