OLAR migos! Antes de mais nada, gostaria de cumprimentar a todos pelo dia da toalha. Dito isso, eu pensei no que eu poderia escrever hoje, falar sobre o dia da toalha, contar um pouco sobre o grande Douglas Adams e o Guia do Mochileiro das Galáxias, mas eu acho que conheço um jeito mais nerd de comemorar o dia de hoje. E é claro que eu estou falando sobre Star Wars.
Pra começar, o Trailer 2, que foi apresentado durante a Star Wars Celebration, que rolou em Abril:
A Matéria na Vanity Fair
Para celebrar o #starwarsday e como já é costume, a revista Vanity Fair fez uma matéria especial, contando alguns segredos da produção, dando alguns detalhes dos bastidores e enlouquecendo os fãs com mais e mais material. A capa já chegou agredindo com Chewie e Han Solo. Tem como ser melhor?
Gostou né? Então toma mais uma foto:
Se você tá aí tendo cólicas por que não consegue esperar mais até dezembro, a matéria da Vanity Fair está aqui e aqui.
O que nós sabemos sobre a história até aqui
Não é muita coisa. Qualquer coisa no nível de Star Wars vai gerar uma onda absurda de boatos, isso para dizer o mínimo. De qualquer maneira, sabemos que TODO o Universo Expandido foi “tirado de cena”. As histórias ainda existem, tem coisa muito boa, coisa muito ruim, mas agora tudo existe sob o selo LEGENDS. Ou seja, de canônico mesmo temos: As duas trilogias, As séries animadas Clone Wars e Rebels e tudo que a Disney fizer daqui em diante.
O Despertar da Força se passa trinta anos após os acontecimentos de Episódio VI – O Retorno de Jedi. Teremos todos o trio clássico de volta, Luke, Leia e Han e um novo trio de heróis. Pra mim tá claro que vai rolar aquela passagem de bastão e teremos Star Wars de volta, para toda uma nova geração.
Uma das teorias que cerca o roteiro diz que os novos heróis, interpretados por Daisy Ridley e John Boyega (um ex-Stormtrooper renegado) encontram um sabre de luz perdido no espaço e decidem devolver a relíquia para seu dono, que eles descobrem ser ningúem menos que Luke Skywalker. Então eles se unem a Han Solo e Chewbacca, para reencontrar Luke. E aí ele conta que sumiu por que ficou mantido como prisioneiro e as cenas seriam contadas através de flashbacks.
Eu não acho que seja exatamente isso. Tem coisas aí que provavelmente veremos mesmo, mas tem muito mais personagem aí no meio pra história girar apenas em torno disso, inclusive sobre o “Novo Império”, que já foi dito também que agora será conhecido como “Primeira Onda” e a Aliança Rebelde vai mudar para “A Resistência”. Também tem o Stormtrooper cromado, que foi anunciado que vai ser a Briennão atriz Gwendolyne Christie.
E ainda tem o boato de que o personagem de Max Von Sydow é na verdade, Boba Fett, que eu já contei aqui no blog.
Rumores e bastidores
Bom, como todo mundo já sabe (e se você não sabe, onde raios você estava escondido?) a direção de O Despertar da Força está nas mãos de J.J. Abrams, que depois de dirigir Star Trek (2009) está praticamente unificando cinturões (Boxeadores entenderão, risos). Mas é só Episódio VII que fica nas mãos de Abrams, não se empolgue. Josh Trank ficaria com a direção de Episódio VIII, mas andaram saindo umas notas que dizem que o seu comportamento no set de Quarteto Fantástico não tem sido dos melhores. Segundo o Hollywood Reporter, o cineasta teria sido ~desligado~ do projeto pela Disney, por apresentar um comportamento estranho no set. De acordo com fontes do site, o diretor sumia, se isolava, ficando incomunicável com os outros membros da equipe de filmagem e por várias vezes se mostrou bem indeciso quanto à direção do filme.
Ainda no campo dos bastidores, a fonte de informações oficiais, que foi a Star Wars Celebration, nos deu algumas informações sobre os novos protagonistas da saga:
Daisy Ridley interpretará a protagonista, Rey e revelou que sua personagem é uma catadora de sucata no planeta Jakku (Star Wars e seus nomes, fala sério). A vida dela muda à partir do momento em que ela conhece Finn (John Boyega), que é um ex-Stormtrooper renegado (e desertor sendo caçado, talvez?).
A terceira perna (ui!) do trio de protagonistas é Oscar Isaac. Ele interpreta o personagem Poe Dameron, conhecido como o “melhor piloto da galáxia”. Ele é enviado por uma “certa princesa” a uma missão. E aqui eu chuto que a missão leva ele direto a Rey e Finn.
Outro ator bastante comentado desde que os nomes do elenco foram divulgados, Adam Driver não deu entrevista, mas foi confirmado como Kylo Ren, que aparentemente é o grande vilão do filme AND o dono daquele sabre de luz polêmico. Há quem diga que ele pode ser o filho de Leia e Han Solo, que acabou indo para o lado negro.
J.J. Abrams não deu muitos detalhes, mas afirmou que os próximos meses serão cheios de “revelações emocionantes”. Ele ainda confessou que a princípio pensou em recusar o convite para dirigir o filme, mas né, não se recusa Star Wars. E a produtora e presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy conseguiu convencê-lo.
“Eu queria ficar com a minha família, e também acho que continuações devem ficar no passado. Mas, com ‘Star Wars’ é diferente. Eu pensei em dizer não. Mas é impossível dizer não para ‘Star Wars’”, explicou.
Como eu disse mais lá em cima, o simples fato de termos uma nova trilogia Star Wars anunciada, já é motivo mais do que suficiente para criar todo tipo de teoria maluca sobre a história, os personagens, planetas, naves. Uma delas é a teoria de que veremos a morte do odiado Jar Jar Binks. Abrams afirmou que gostaria disso: “Tenho a ideia de colocar os ossos Jar Jar Binks no deserto do filme. Estou falando sério! Apenas três pessoas vão notar [a ausência dele], mas os fãs vão adorar.”
Continuando, Abrams disse também que o filme fará referências aos filmes anteriores da saga, mas por conta do excesso de referências, algumas acabaram caindo fora:
“Obviamente nós tivemos um monte de tempo [durante o desenvolvimento do filme] para falar sobre o que aconteceu fora das fronteiras da história que vocês verão. Então claro que haverá referências à coisas [de outros filmes], e algumas delas são bem oblíquas, por isso espero que o público consiga deduzir o que os personagens estão se referindo. Nós teríamos mais referências, mas retiramos algumas porque sentimos que os personagens estavam meio que forçando a barra, tentando mencionar coisas [dos filmes anteriores].”
E o que vai ter pra gente gastar nosso rico dinheirinho?
A Disney já adiantou também que novos produtos baseados no filme serão anunciados no dia 4 de Setembro. E aí meu amigo, pode esperar de tudo e guardar todo o dinheiro que você conseguir. Se antes de ser Disney, tudo virava produto na mão do George Lucas e a gente comprava, agora que é Disney que o nosso bolso vai chorar. Eu já estou jogando dinheiro na tela inclusive.
A idéia é lançar os três filmes da nova trilogia nos anos de 2015, 2017 e 2019. E se você pensa que nós vamos respirar por um ano entre um filme e outro, melhor pensar novamente. Dois Spin-offs estão programados, claro que são filmes pensados em escalas menores, para focar outros aspectos e histórias da galáxia. Um deles teve o título anunciado durante a Star Wars Celebration: Star Wars – Rogue One. E o que se sabe sobre esse filme é: veremos como a Aliança Rebelde foi capaz de roubar os planos da primeira Estrela da Morte e se passa obviamente antes de Episódio IV. Gareth Edwards dirige, e teremos também uma protagonista feminina, que será interpretada pela belezura da Felicity Jones.
Muito se especula sobre o segundo Spin-Off. Por enquanto nada confirmado, mas há quem diga que vai focar em Boba Fett. Isso pode ter a ver com o boato de ele estar em O Despertar da Força, porque ele CERTAMENTE escapou do poço de Sarlacc.
Star Wars – O Despertar da Força chegará ao Brasil em 17 de dezembro. O filme também terá no elenco Anthony Daniels (C-3PO), Carrie Fisher (Princesa Leia), Harrison Ford (Han Solo), Peter Mayhew (Chewbacca) e Mark Hamill (Luke Skywalker), Miltos Yerolemou, Gwendoline Christie, Andy Serkis, Domhnall Gleeson, Max von Sydow e Kenny Baker, entre outros.
Comenta aí Nerd!