fbpx Skip to main content

Quando a poeira finalmente abaixou, afinal de contas meio universo virou pó, uma questão ficou na minha mente e deve ter ficado na de muita gente. Porquê o Nick Fury nunca havia entrado em contato ANTES com a Capitã Marvel? O lançamento da versão Blu-Ray e Digital HD trouxe junto uma nova leva gigante de teorias, afinal de contas as pessoas podem pausar cena a cena e ficar reparando em todo e qualquer detalhe de todas as cenas. Essa, como sempre nasceu no Reddit e você pode ler aqui.

Claro que eu entendo que ele chamou a Capitã agora por que provavelmente ela é uma das poucas pessoas no universo, com poder de fogo suficiente para ajudar os Vingadores e que a situação está deveras periclitante, MAS porque não chamá-la durante a invasão a Nova Iorque, por exemplo? Ou durante os eventos de A Era de Ultron?

Parece que no fim das contas, Fury considerava ela como uma bomba nuclear. E uma carta assim não é usada à toa. Quando a Maria Hill começa a se tornar pó, ele parece saber exatamente de tudo que está acontecendo e confiante do que fazer a seguir. Sem perder tempo, ele envia a mensagem, seja lá onde a Carol está. Voltando um pouco no tempo, em A Era de Ultron, Nick Fury tem uma conversa com Tony no celeiro do Gavião Arqueiro, numa cena que parece ser só uma cena, focada em trazer esperança de novo a Tony. Mas olhando de novo, parece que temos camadas. Olha só:

https://www.youtube.com/watch?v=MlfAvhpLYTo

“Eu não sou diretor de ninguém. Sou só um velho que se preocupa muito com você.” – diz Fury

Tony responde dizendo: “E eu sou o homem que matou os Vingadores. Eu vi”, se referindo à visão que a Feiticeira Escarlate enfiou na cabeça dele. “Eu não disse para a equipe. Como eu poderia? Eu vi. Eu senti. O mundo todo também.”

Apesar de Intrigado, Fury segue tentando dissuadir os temores de Tony, que insiste que essa visão foi mostrada a ele e era o Fim do caminho em que ele colocou a todos. A cena conclui com Stark lamentando que assistir a morte dos seus amigos não foi a pior parte da visão, ao que Nick rebate dizendo que a pior parte é que ele, Tony, sobreviveu.

Viu? No contexto original, eles conversam sobre a situação relacionada a Ultron, que ele poderia matar todos os amigos de Tony, mas na verdade, se refere a visão de que Thanos viria a fazer em Guerra Infinita. A teoria é de que não é a primeira vez que Nick Fury ouviu sobre um evento assim. Ou ele sabe que Tony Stark é a peça fundamental para salvar o universo, ou ele já viu um evento tipo o que ocorreu em Guerra Infinita. Isso também explica porquê Fury está sempre tentando salvar Stark, inclusive de si mesmo.

Ok, mas e a Capitã Marvel?

Então tá, isso ainda não responde onde ela estava esse tempo todo. Chute seguro é o de que ela não estava nem perto da Terra, claro. Mas talvez ela esteja fora da linha temporal, fazendo relação com o Reino Quântico e trazendo tudo que aprendemos em Homem Formiga e a Vespa.

Olha só: já não é estranho o suficiente que o Fury esteja utilizando um Pager, em 2018? Pois é, provavelmente não é um simples pager, como a própria imagem confirma, mas um dispositivo para acessar alguém que está fora do tempo/espaço como nós o conhecemos. Talvez a capitã esteja presa no passado, ou se escondendo fora da linha temporal, aguardando Thanos e a sua ascensão ao poder. Ou seja, pra mim é bem claro que o Reino Quântico vai desempenhar um papel fundamental daqui pra frente no MCU, seja explicando as fotos vazadas de Vingadores 4, seja explicando onde a Capitã Marvel estava esse tempo todo.

Só para dar mais um tempero, isso pode também querer dizer que o Doutor Estranho sabia disso, porquê viu 14 milhões de possibilidades e usou a Jóia do Tempo durante o confronto contra Thanos em Titan, para voltar no tempo e avisar Nick Fury e/ou a Capitã Marvel sobre o que viria no futuro e qual o papel de Tony Stark em tudo isso. Ajudaria a explicar também por que Stephen Strange sempre esteve na lista da SHIELD/HYDRA de pessoas notáveis, como vimos em O Soldado Invernal.

Então, a pergunta que todos deveríamos estar nos fazendo é: Onde Nick Fury e Maria Hill, que estavam tão escondidos que não apareceram durante a Guerra Civil, estavam indo com tanta pressa, quando Thanos estalou o dedo e a merda começou. E mais importante, por que reunidos JUSTAMENTE agora?

Claramente eles estavam no rastro dos Vingadores, após o ataque de Thanos em Nova Iorque e tem capacidade suficiente para monitorar satélites, então, podemos concluir que a SHIELD ainda opera sob comando de Fury, só que com a Hill na linha de frente, mesmo após toda a debandada e consequente desmonte após a infiltração da HYDRA e do controle do governo, que veio com o Tratado de Sokovia.

O que parece claro pra mim, é que eles estavam em uma missão, provavelmente tentando descobrir onde foram parar os Vingadores após sumirem com aquela roda gigante, além da clara pista de que a Hill mantinha contato direto com Stark e que ninguém estava mais seguindo o Tratado de Sokovia. Se Tony ainda o estivesse apoiando, certamente não estaria trabalhando por baixo dos panos com Hill e Fury, que foi dado como morto e está operando por fora do Tratado. O que torna tudo mais confuso, já que após Guerra Civil, Stark TEORICAMENTE ainda era a favor do Tratado.

Se você não aguenta esperar, assim como eu, fique de olho. A Marvel vai lançar um preludio do filme Capitã Marvel, em quadrinhos, que provavelmente explica melhor a cena pós-crédito do pager. Olha a sinopse (tradução livre):

Antes de Carol Danvers decolar em 2019 no seu primeiro filme do Marvel Studios, entre nessa nova aventura, que te dá um ponto de vista diferente sobre os misteriosos eventos de Vingadores: Guerra Infinita, com Nick Fury e Maria Hill em missões de vida ou morte que levam diretamente à chegada da Capitã Marvel.

Eu vou falar aqui que estou especialmente curioso pra saber mais sobre essas missões de vida ou morte, já que claramente parece muito mais do que simplesmente dois agentes secretos tentando frustrar o ataque final de Thanos.

E você? o que acha disso? Ansioso pra ver a Capitã Marvel em Ação?