Ao menos de filmes nerds.
Olá amiguinhos! Depois de um longo e tenebroso inverno, estamos de volta!
O assunto hoje também é cinema, mas não tem nada a ver com homens de tanga de couro, sangue e pancadaria. Hoje eu separei 10 aberturas ou cenas iniciais de filmes que, na minha opinião de merda, são fodas! Digo mais: são fodas pra caralho!
E aí você pergunta: Por que a sequência inicial?
E eu respondo: Quando você está contando uma história, essa cena é importante para determinar o tom e o ritmo do filme, situar o espectador, e ainda tem que ter um impacto forte, para prender a atenção e te impedir de mudar de canal (ou cochilar no cinema, risos).
E aí como a maioria dos esquisitos fãs são notoriamente haters. Eles amam odiar e criticar. E aí se torna mais importante ainda uma cena que os deixe de boca aberta, para que não falem besteira pelas duas horas seguintes.
Por falar em reclamões, esta lista é só a minha opinião fecal. Eu quero ver o que vocês acham nos comentários. Hoje rola a parte 1, e na quarta feira, eu volto para mostrar os 5 melhores! Então se preparem por que eu quero ver discussão e sangue nos comentários! (Mas sem tangas de couro, por favor!)
10 – Blade
A lista já começa na polêmica! Apesar do que qualquer um aí possa dizer, há muito o que aproveitar nos dois primeiros filmes da franquia. Agora o terceiro é uma merda mesmo, vocês tem razão.
A cena começa com um cara, o Vanilla Ice genérico, sendo atraído ate uma balada, que na verdade é um ninho de vampiros, por uma gostosa genérica. Até que a certa altura começa a chover sangue do teto. Quando ele está a ponto de se tornar petisco para os vampiros, Blade aparece e começa a fazer uma limpa agressiva, chutando todas as bundas vampíricas. E isso basta para você perceber que Wesley Snipes é foda. Ele ainda deixa o último cadáver de vampiro assando, logo após colocar fogo nele, pra polícia encontrar alguma coisa. O cara que ele salvou fica lá com aquela cara de merda, enquanto ele sai andando. Até que pra época, os efeitos estão bem legais e já deixa um tom do que vem pela frente. Sente o drama:
9 – Sin City
Essa tá aqui não pelo brilhantismo, mas como eu disse lá no começo, ajuda a te inserir na história, dar o clima e o tom. Você já sabe o que vem pela frente.
Além de toda a estética noir, seguida à risca dos quadrinhos, ainda tem só o vermelho como cor, o que deixa tudo com muito mais impacto visual. É uma puta homenagem aos filmes noir e aquela estética pré anos 50. Vale lembrar que Sin City é formada de vários pequenos capítulos que mais parecem histórias soltas, mas que se ligam entre si. E por último, sem spoilers, a abertura faz ligação direta com a última cena.
8 – Hellboy
Hellboy tá bem, mas BEM longe de ser um dos melhores filmes baseados em HQs, mas essa cena prende a atenção. O filme começa na Segunda Guerra Mundial, onde Rasputin está conduzindo uma cerimônia com os Nazistas (sempre eles), para trazer demônios de outra dimensão, para ajudar a derrotar os aliados. Rasputin e os nazistas abre o tal portal, na hora em que chega um grupo de soldados, incluindo o que seria o pai humano do Hellboy, para acabar com a festa. Inclusive desse portal é que eles encontram o pequeno bebê/demônio Hellboy.
PS- Não encontrei essa cena no youtube, fica aqui um link alternativo.
7 – X-Men e/ou X-Men: First Class
Essa aqui é mais uma que vai começar lá na Segunda Guerra Mundial. Diretamente do campo de concentração de Auschwitz, em meio ao holocausto, o jovem Erik Lehnsherr começa sua caminhada para se tornar um dos mutantes mais perigosos do mundo. Ao ser separado da mãe, ele manifesta seus poderes e aí os soldados tentam arrastá-lo, e ele vai entortando o portão, até que toma uma coronhada no meio das idéias e apaga. A cena é retomada ainda em X-Men-First Class, onde ele é estudado pelos nazistas, mas claro que não dá certo. Sem entrar em muito detalhe pra não estragar a surpresa, ele acaba com o laboratório, e anos depois caça os nazistas que usavam ele de cobaia. Qualquer uma das duas cenas é bem legal, então veja a do primeiro X-Men, clicando aqui.
6 – Man of Steel
Nossa última de hoje é bem recente, mas é uma das melhores partes do filme. Eu particularmente não gosto do Superman, mas a gente tem que dar o crédito não é mesmo? Apesar dos erros e acertos, que a gente pode até discutir em um outro post, essa sequência é muito bem dirigida pelo Zack Snyder, justamente por criar um senso de urgência extrema, em que o Kal-El está nascendo, Krypton está para explodir, Jor-El correndo contra o tempo e o General Zod tentando desesperadamente encontrar um jeito de preservar a raça Kryptoniana. Tudo isso com um visual FU-DI-DO. Nada daquelas casas de cristal com o Marlon Brando falando com o filho e despachando ele calmamente. E antes que alguem me xingue, nada contra o filme do Superman de 1978, é um puta filme, mesmo sendo com o escoteiro coxinha.
E essa foi a primeira parte, do primeiro top 10 que eu faço para esse blog. O que vocês acham? Gostaram? Concordam? Falei muita merda?
Deixem aí nos comentários quais são suas apostas para os 5 primeiros, quero ver quais são as aberturas de filme preferidas por vocês!
Comenta aí Nerd!