Todo ano o Ig Nobel premia não só aqueles cientistas por realizarem pesquisas pouco convencionais, por assim dizer, como também grandes nomes que se destacaram durante o ano por algum feito pouco significativo para a humanidade.
Eles não julgam, não contestam suas motivações, apenas aceitam a pesquisa ou o feito e, se ela for absurda o suficiente, dão o prêmio para os respectivos responsáveis. A cerimônia de premiação deste ano aconteceu ontem e na ocasião foram revelados os ganhadores deste prestigiado prêmio.
O Ig Nobel de psicologia foi dado a um grupo de cientistas da França, EUA, Reino Unido e Polônia por terem criado e testado com sucesso um experimento para confirmar algo que muitos de nós já sabíamos: pessoas que acham que estão bêbadas também acham que estão mais atraentes.
Já o Ig Nobel de física foi concedido a um grupo de cientistas da Itália, Russa, França, Reino Unido e Suíça por descobrirem que é possível que pessoas andem na superfície da água de um lago. Desde que esse lago, e as pessoas que planejem dar uma de Jesus, estejam todos na Lua. Acima você confere um pedaço da pesquisa desenvolvida pelo grupo, que deveria ganhar pontos bônus por usar Comic Sans.
Um dos mais prestigiados Ig Nobel’s foi dado ao presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko. Ele recebeu o prêmio Ig Nobel da Paz por ter criado uma lei que torna ilegal para qualquer pessoa aplaudir em público. A polícia da Bielorrússia também recebeu o prêmio por, pouco depois da lei ter entrado em efeito, prender um homem por aplaudir em público. O detalhe é que este homem só tinha um dos braços.
O prêmio de arqueologia foi concedido a uma dupla de cientistas corajosos, que colocaram seu sistema digestivo a serviço da pesquisa. Brian Crandall e Peter Stahl foram premiados por ferver um musaranho, ingeri-lo sem mastigar e depois examinar os seus excrementos durante dias seguidos para saber quais ossos do musaranho seriam dissolvidos no sistema digestivo e quais sairiam intactos. E eu prefiro não procurar imagens da pesquisa deles.
A cerimônia de premiação completa está disponível no YouTube, para quem quiser assistir (a cerimônia mesmo tem só 1h10min de duração, mas parece que alguém esqueceu de desligar a gravação no final):
Confira o resto dos prêmios e seus respectivos ganhadores no site oficial do Ig Nobel. A lista dos anos passados também vale a pena ler, para dar umas boas risadas.
Via Neatorama.
Comenta aí Nerd!