fbpx Skip to main content

200 mil pessoas querem ir a Marte em viagem sem volta

Estamos bem longe de uma expedição tripulada a Marte. Por enquanto apenas a Rover Curiosity está por lá, coletando dados, os enviando de volta para a Terra e contando os dias para ser desativada daqui a um ano. Mesmo assim uma empresa planeja lançar uma viagem tripulada ao planeta assim que possível. O truque? A viagem é só de ida.

Parece algo arriscado, abandonar tudo que há em um planeta para viver (e consequentemente padecer) em outro. Mas por incrível que pareça, mais de 200 mil pessoas se inscreveram para ter a chance e honra de poder riscar o item “visitar Marte” das suas listas de itens a fazer antes de morrer. Ao todo, 202.586 pessoas se inscreveram para participar do programa, chamado Mars One e encabeçado pela SpaceX, empresa do conhecido inventor americano Elon Musk.

Um vídeo chamado as pessoas para se inscreverem no programa e explicando sua viabilidade foi publicado em julho do ano passado no canal da empresa que está patrocinando a viagem. O período de inscrição foi encerrado no dia 31 de agosto.

Essas pessoas precisaram mandar vídeos explicando porque deveriam ser escolhidas para o programa. Agora, a equipe responsável pela seleção da Mars One vai passar os próximos meses assistindo a todos esses vídeos e selecionando as pessoas ideais para participar. Há possibilidade até de se criar um programa de reality show mostrando a seleção.

A expectativa da Space X é de escolher entre 24 e 40 pessoas para o programa até o ano de 2015. A partir daí, eles começam um treinamento para a missão, que deve durar cerca de 7 anos. E o lançamento será feito, em grupos de 4 pessoas por missão, a partir do ano 2023 e a cada dois anos.

Você gostaria de ir pra Marte em uma viagem sem volta? Se sim, a segunda pergunta é: porque? E a terceira é: cê tá doido(a)?

Via Salon.com.