fbpx Skip to main content

De onde vem o título?

O rapper Tupac tinha tatuado em seu abdômen os dizeres THUG LIFE, que é um acrônimo para The Hate U Give Little Infants Fuck Everybody. Em português podemos dizer que significa “o ódio que você passa para crianças fode todo mundo”. Obviamente um filme não pode ter um palavrão no meio do título então, em 2018 foi lançado o incrível “O Ódio Que Você Semeia”, filme esse dirigido por George Tillmann Jr. que previamente trabalhou em Notorious e Homens de Honra.

Poster do filme

Baseado no livro de mesmo nome, “O ódio que você semeia” mostra como é a vida de uma adolescente (Starr) que vê o seu amigo negro (Khalil) ser assassinado por um policial branco e agora tem que enfrentar as consequências de tal atrocidade. Ele fala de tudo que uma pessoa que vive em um bairro mais pobre tem que fazer ultrapassar as dificuldades.

“O ódio que você semeia” é atual em qualquer década.

O uso de cores é algo extremamente importante para o entendimento do filme. Quando estamos na escola da Starr o tom do filme se transforma em branco em azul para demonstrar mais frieza com questões raciais. Quando estamos vendo cenas no bairro mais carente, as coisas mudam, o tom do filme fica mais vivo, dando a entender que aquelas pessoas entendem o que o filme tenta nos dizer.

Trailer do filme

O filme não conta apenas com um roteiro tão atual como as letras de Tupac. As atuações do filme também são excelente como a própria Starr interpretada por Amandla Stenberg, Lisa interpretada por Regina Hall, Maverick interpretado por Russell Hornsby e King interpretado por Anthony Mackie.

Da esquerda para a direita: Russel Hornby, Regina Hall, Amandla Stenberg e Common

O filme faz questão de nos explicar que quanto antes uma pessoa negra aprende a se comportar quando um policial chega perto, é melhor. O mais impressionante é que ele não deixa isso subentendido, ele realmente te mostra um pai ensinando coisas como essa a uma criança.

Nem tudo são flores

Por mais que o filme em certo momento seja fantasioso e comece a passar a idéia de que uma hora as coisas vão dar certo. Situações essas que diminuem um pouco a qualidade da produção, entretanto “O ódio que você semeia” é um ótimo filme para ser assistido por pessoas de todas as raças.