Provavelmente você já ouviu falar da Teoria da Pixar, aquele lance de que todos os filmes da Pixar se passam no mesmo universo e contam uma única (e longa) história sobre a Boo usando bruxaria para tentar reencontrar o Sullivan, animais se rebelando, meteoros não atingindo a Terra e um monte de outros pontos nos filmes que passam batido sem a teoria. Por mais que seja bem famosa, essa é só uma das inúmeras teorias de universos compartilhados em obras audiovisuais. Desses muitos universos cinematográficos, hoje separei um bem especial: bem-vindo ao Tarantinoverso!
Dois em um
O TCU (Tarantino Cinematic Universe) é de longe um dos meus universos cinematográficos favoritos, e talvez a razão mais especial que me fez gostar muito desse em específico seja a existência do cinema dentro do cinema. É até bem fácil de entender: no TCU existe o “mundo real”, onde as histórias são um pouco menos “fantasiosas” – dentro dos parâmetros tarantinescos, claro – (Reservoir Dogs, Pulp Fiction, Inglourious Basterds, Django Unchained, The Hateful Eight e Once Upon A Time In Hollywood). Por outro lado, há uma espécie de “filmes dentro dos filmes” (Movie Movie), que são basicamente filmes produzidos dentro do universo cinematográfico do Tarantino (Kill Bill, From Dusk till Dawn e Natural Born Killers).
Na verdade, há dois universos separados. Existe um que é mais real que o universo, ok, e todos os personagens habitam esse aqui. Mas também tem o universo dos filmes. Então, From Dusk till Dawn, Kill Bill etc, todos eles acontecem no universo especial dos filmes. Assim, quando todos os personagens de Reservoir Dogs ou Pulp Fiction vão ao cinema, Kill Bill é o que eles vão ver, From Dusk till Dawn é o que eles vão ver.
Em resumo, essa é a lista:
Universo real:
- Django Unchained (2012)
- The Hateful Eight (2015)
- Inglourious Basterds (2009)
- Once Upon a Time in Hollywood (2019)
- Reservoir Dogs (1992)
- Pulp Fiction (1994)
Filmes dentro dos filmes:
- Todos os 99 mil filmes de From Dusk Till Dawn (1996-1999)
- Kill Bill vol. 1 e 2 (2003-2004)
- Natural Born Killers (1994)
Conexões
Há muito tempo Quentin Tarantino vem montando esse universo cinematográfico bem… peculiar(?). Tirando as referências externas ao universo – como a fixação pelo Bruce Lee e filmes asiáticos de modo geral -, existem inúmeras outras que conectam as obras do diretor.
Como eles se passam num mesmo universo dividido em dois, obviamente entre eles podem encontrar diversos “rastros” deixados secretamente ali. Alguns personagens são irmãos, atores dentro dos filmes (Movie Movie), fãs da mesma lanchonete ou até mesmo fumantes do mesmo cigarro.
O mais óbvio: Kill Bill e Pulp Fiction
Talvez o mais nítido e conhecido de todos seja o fato de que Mia Wallace, a personagem interpretada pela excelentíssima Uma Thurman, tenha aparecido em Pulp Fiction alegando que interpretou uma certa noiva…
Ah, vale lembrar que esse “fox” é porque a equipe das mulheres em Kill Bill era denominada como Fox Force Five, ou seja, tudo bate na descrição e os filmes realmente estão conectados.
Paula Schultz
Lembra daquela cena agoniante de Kill Bill onde a Beatrix tenta escapar do túmulo? Pois bem, naquele momento podemos ver na lápide o nome de Paula Schultz, nascida em 1823 e morta em 1893. Muita gente diz que esse é o nome da esposa do Dr. King Schultz de Django Unchained.
Irmãos
Em Reservoir Dogs conhecemos Mr. Blonde, que na verdade é Vic Vega. Há quem diga que ele possa ser irmão de Vincent Vega, o personagem de John Travolta em Pulp Fiction – e a propaganda da lanchonete de Pulp Fiction na rádio de Reservoir Dogs só confirma a conexão entre os filmes.
Sempre presente
O xerife Earl McGraw (o saudoso Michael Parks) é um cara que costuma aparecer muito no universo do Tarantino. Ele marca presença em From Dusk Till Dawn e Kill Bill, ambos do mundo cinematográfico dentro do mundo cinematográfico.
Marcas que estão sempre lá
- Cigarros Red Apple: se você já reparou em algum fumante nos filmes do Tarantino, pode notar que boa parte deles curte essa marca de cigarro. É bem fácil de identificar a caixa amarela com uma maçã no centro e a minhoca saindo dela.
- Big Kahuna Burger: aparentemente nesse universo existe uma rede de fast food tão grande quanto o McDonald’s. Os lanches da Big Hakuna Burger aparecem em Pulp Fiction, Reservoir Dogs e From Dusk Till Dawn.
- Jack Rabbit Slim’s: provavelmente você lembra bem da Mia Wallace dançando com Vincent Vega. Acontece que esse restaurante de Pulp Fiction é anunciado na rádio de Reservoir Dogs.
Comenta aí Nerd!