Alerta: este texto contém SPOILERS sobre a primeira temporada de Stranger Things. Se você não viu ainda e não quer saber o que acontece, cuidado com as próximas linhas!

4f534955-0dba-4408-a353-d5a0ca84cf0b

A nova série de ficção do Netflix, Stranger Things, fechou sua primeira temporada como deveria ser: conquistando o carisma do público em diversos prismas, desde os mais cinéfilos e tradicionais até a nova geração que não teve tanto contato com as referências “Eighties” da série.

De fato, Stranger Things deixou algumas pontas soltas em sua conclusão e que devem ser retomadas na próxima temporada, como o destino de Will, o compadecimento da cidade com o falecimento de Barb e, principalmente, o paradeiro de El e sua relação com o mundo invertido, assunto que não foi 100% explicado. Essas questões dão abertura para milhares de teorias de fãs e uma das mais famosas, do brasileiro Abner Pereira, é que o mundo invertido, na verdade, é uma projeção do futuro e que El é o próprio Demogorgon.

MAS O QUÊ?

Polêmico, não? Mas antes de falarmos propriamente da El, precisamos explicar sobre essa tal de Hawkins pós-apocalíptica:

  • Catástrofe biológica

É só observarmos atentamente os detalhes do mundo invertido: existem carros, casas e construções, exatamente como na ordinária Hawkins, porém tudo está destruído e sem vida, com um ar tóxico – o que dá a entender que alguma catástrofe biológica pode ser acontecido lá – possivelmente ligada à fenda espaço-tempo criada por El no laboratório de pesquisas de Hawkins NO PRESENTE.

  • Esqueletos

Além disso, no covil de Demorgogon, encontramos esqueletos humanos que parecem estar há há muito mais tempo que Barb, anulando a possibilidade de serem vítimas do monstrengo. Até porque, se Demogorgon tivesse feito outras vítimas, o delegado Hooper saberia, não é mesmo? Tudo isso indica que existiam seres humanos ali antes do portal entre El e Demogorgon ser aberto.

  • Alterações físico-temporais

Se a Hawkins de Demogorgon fosse apenas um mundo invertido, quem garante que seria possível alterar seus aspectos fisicamente? Quando Nancy, Jonathan e Steve montam a armadilha e queimam o monstro, o chão da casa de Jonathan fica preto e isso também acontece no mundo invertido. Isso sugere que esse local é passível de ser modificado com base nas ações dos personagens no presente.

Um outro exemplo que podemos usar para entender melhor é Silent Hill. Quando os personagens entram em contato com o mundo paralelo, suas ações não modificam o lugar fisicamente, porque o upside down de Silent Hill é uma representação de mentes perturbadas, e não propriamente o mundo real no futuro. Confuso, né?

AGORA VAMOS LÁ: A TEORIA DE QUE ELE É EL

MAS PERA DANILO A EL É A HEROÍNA DA SÉRIE COMO ISSO PODE SER? Ligando as coisas, essa teoria faz tanto sentido que dá até vertigem. Compilei os pontos principais, se liga:

– El está presa no “mundo invertido”

No final da temporada é subentendido que El fica presa no mundo invertido quando Hooper deixa waffles no meio da floresta onde ocorreu a primeira aparição do Demogorgon. Acredita-se que El teve sua bondade corrompida e foi gradualmente se transformando no monstro nessa sua “estadia” no mundo invertido.

– Consciência compartilhada

No episódio que explica como a El encontrou o monstro, vemos que ela mergulha em sua própria consciência para buscar informações de guerra a mando do Dr. Brenner. Lá, ela encontra a figura física do monstro e não uma ilusão. De que outra forma El o alcançaria dentro de sua consciência, se ele não fosse parte dela?

Ainda em sua consciência, percebemos que no episódio que El vai “buscar” Will no mundo invertido, ela o encontra em seu esconderijo na floresta. Instantes depois, Demogorgon também o encontra no mesmo lugar. Mentes compartilhadas? Possivelmente.

el-discovers-castle-byers-in-the-void

Além disso, quando El está sozinha na casa de Mike, ela encontra uma foto de Nancy com Barb e fixa seu olhar na garota, como se parecesse familiar, mesmo elas não tendo se encontrado na série. Lembrando que Barb foi a segunda vítima do monstro.

Pistas dos irmãos Duffer

Os irmãos Duffer, em entrevista recente, lançaram algumas pistas que ajudam a comprovar a veracidade dessa teoria. Eles falaram de um documento sobre o Mundo Invertido que eles escreveram com todas as informações sobre o lugar, incluindo “de onde o monstro veio” e “esse é o único monstro que existe”.

Mas então pera lá: como assim de onde o monstro veio? Isso dá abertura para o entendimento que o monstro NÃO é exclusivo do mundo invertido, ele veio de outro lugar. De onde? Como?

Um “mundo paralelo” projeto todos os lugares da Terra e não apenas uma pequena fatia como Hawkins. Na teoria de Abner, faz sentido que existam outros monstros habilitando o upside down (assim como em Silent Hill). Mas por que só existe um único monstro que habita justamente a pequena e ordinária cidade? Ligou os pontos? :) 

tumblr_oan5znXmF51rlpdfuo1_500

Demogorgon de D&D e as górgonas da mitologia grega

Literalmente falando, o personagem Demogorgon do RPG Dungeons & Dragons é um monstro de duas cabeças com personalidades distintas. As cabeças são “inimigas” e arquitetam planos para matar uma à outra. Meio American Horror Story Freak Show isso, né? 

Como me empolguei nessa análise mítica, fui pesquisar um pouquinho mais sobre a origem da palavra Demogorgon e encontrei uma curiosidade interessante: na mitologia grega, as górgonas (Gorgons em inglês) eram criaturas femininas extremamente belas e malignas, sem escrúpulos. Isso irritou Atena, a deusa da sabedoria, que possuía beleza idêntica às górgonas mas não queria que outros seres de boa aparência perpetuassem o mal. Por esse motivo, Atena as amaldiçoou, transformado-as em figuras monstruosas com serpentes no lugar dos cabelos, dentes de javali e um olhar letal que transforma em pedra qualquer um que as olhassem. A Medusa é a górgona mais famosa e que possui várias adaptações artísticas, as outras duas são Esteno e Euríade. Seria um paradoxo com a face da menina El e sua face monstro?

E aí, conseguiu se convencer que El é o próprio Demogorgon? Eu estou chocado até agora! Deixe sua mensagem nos comentários sobre o que acha disso tudo.

* Para ver a teoria completa do Abner, clique aqui

[UPDATE] Coincidentemente, a segunda temporada de Stranger Things acaba de ser confirmada pelo Netflix! Veja o teaser:

One Response

  1. Juh

    Mas se o DemogorGon fosse o futuro de El, a parte da Barb não faz sentido. Pq o DemorgoGon que matou a Barb e sendo a El o passado não iria se lembrar disso. Acho apenas que eles tem uma consciência compartilhada.

    Responder

Deixe uma resposta