Quando a gente fala de Aquiles, a gente logo pensa no calcanhar dele, né? Pois bem, Aquiles foi um dos principais heróis que batalharam contra Tróia. Ele era invulnerável porque foi banhado no Rio Estige quando bebê. Beleza, o cara tomou banho, que que tem a ver? De onde que vem essa história?

Quem era Estige?

Estige era uma ninfa, filha da nereida Tétis – ou seja, ela era irmã do menino Aquiles, que também era filho de Tétis. Durante a guerra dos Titãs, Estige ajudou Zeus e foi recompensada com uma fonte de águas mágicas que desaguavam no Tártaro.

O Rio Estige

O Mundo Inferior tem cinco rios. O Aqueronte, o Cócito, o Flegetonte, o Lete e o Estige. Cada um tem sua propriedade, e a propriedade do Estige é a invulnerabilidade. Uma promessa feita pelo Rio Estige é o voto mais sagrado que pode ser feito, e jamais pode ser quebrado, nem mesmo pelos deuses. E, segundo a lenda, quem mergulhar no Rio Estige se torna invulnerável, como Aquiles.

Na literatura e na arte, o Rio Estige aparece em diversas obras, como na primeira parte de “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, onde o Rio Estige é um pântano no 5º círculo do inferno, onde ficam os acusados de ira, inveja e soberba, se torturando eternamente.

mg-caronbarqsty

A Marca de Aquiles

Segundo a lenda, quando Aquiles era bebê, Tétis o mergulhou no Rio Estige para que ele se tornasse imortal, e com isso ele ficou invulnerável em todo o seu corpo com exceção do calcanhar, por onde sua mãe o segurava. Quando ele morreu, foi devido a uma flecha envenenada lançada contra o seu ponto fraco. Existe também uma lenda que diz que um mergulho no Rio Tibre pode remover a Marca de Aquiles.

Simbologia

Como tudo na mitologia, há sempre uma margem muito grande para interpretação, e como tudo na vida, nada é definitivo e tampouco perfeito. A Marca e o Calcanhar de Aquiles mostram que ninguém é totalmente invulnerável ou imune. Sempre haverá uma forma de se derrotar ou superar alguém, seja um vilão, seja um herói.

A moral da história? O Rio Estige pode te tornar invulnerável, mas calça aí as sandálias da humildade, irmão.

About The Author

Eu assisto filme ruim pra caramba, acho graça em humor nonsense e meu vídeo preferido no YouTube é o do Popeye sendo atropelado por um ciclista enquanto o fofão sobe no muro e toca a 2ª música mais triste do Linkin Park. Odiei. Nota 10.

Related Posts

Deixe uma resposta