Eu sou uma das pessoas mais suspeitas pra falar, mas a Disney sempre nos ensinou muitas lições. Quem, assim como eu, cresceu assistindo filmes Disney aprendeu a amar cada personagem de um jeito diferente, e cada história nos impactou de alguma forma.
Tanto que é difícil demais escolher qual filme é o meu preferido, qual personagem eu mais amo e qual princesa eu gostaria de ser ­– embora eu ache que deve ser bem legal ser a Mulan, a Merida ou a Belle.

A Disney sempre nos mostrou que a vida continua, seja para você ou para um filhotinho de leão que acabou de perder o pai numa cena que eu até hoje não superei. Não importa o quanto a vida te machuque, ela continua, e você tem que seguir em frente. Isso é viver, é aprender. Hakuna Matata!

E não é só em O Rei Leão que tem lições e conselhos bons pra gente, que lida com os mais diversos problemas na vida. Cada filme tem uma moral diferente, e não importa quão preto e branco sua vida esteja, existem alguns ensinamentos do Tio Walt que sempre podem nos ajudar:

#14 – “Se você não tem nada de bom a dizer, não diga nada” (Bambi)

14

Isso é algo que a sua mãe diria, provavelmente. Mas não é só uma questão de etiqueta, é uma questão de gentileza. Seja gentil. É simples e faz bem tanto para você quanto para o amiguinho do lado.

#13 – “Eu sou uma donzela, eu estou em perigo. Eu posso cuidar disso. Tenha um bom dia.” (Hercules)

13

Não importa se você é uma donzela ou não, você tem que aprender a cuidar de si mesmo e ser independente. A vida vai te levar por alguns caminhos complicados, eventualmente, e nem sempre vai ter alguém pra te ajudar.

#12 – “O passado pode doer, mas você pode fugir dele ou aprender com ele” (O Rei Leão)

12

O que o Rafiki quer dizer é basicamente: cometa erros, aprenda com eles e não os repita.

#11 – “Eu errei” (Valente)

11

Todo mundo espera ser perfeito, mas para atingir algo que seja próximo da perfeição você precisa praticar. E, para isso, você precisa aprender que errar faz parte do processo.

#10 – “Onde há gentileza, há bondade, e onde há bondade, há mágica” (Cinderella)

10

Você deve conhecer alguém que é uma pessoa legal pra caramba, fácil de conviver, e que está sempre afim de fazer coisa boa, seja te dar um abraço quando você precisa ou pagar um pastel na feira pra um menino que está com fome. Ser gentil é uma forma de mágica, porque é encantador e te faz pensar em arco íris e unicórnios. Pare de ser um babaca, seja mais gentil.

#9 – “Você tem que aprender a controlar seu temperamento” (A Bela e a Fera)

09

Quem aguenta ficar perto de alguém que só grita e vive zangado? Antes de perder a calma, pare, respire fundo, conte até dez. Se você perde a calma uma vez, você perderá uma segunda, e uma terceira. As coisas tendem a aumentar. Respire fundo, tome uma água, e seja alguém com quem você gostaria de conviver.

#8 – “Mas se seguir as pegadas de um estranho, mil surpresas vai achar ao seu redor” (Pocahontas)

08

Pare de julgar as coisas e pessoas que você ainda não conheceu de fato. Isso não é bom pra você, e não é bom pra quem está sendo julgado. Se permita conhecer e você poderá ter experiências maravilhosas. O mundo é grande demais pra gente ser pequeno.

#7 – “Você brilha no escuro! Você fala! Seu capacete faz aquela… *whoosh* coisa. Você é um brinquedo legal!” (Toy Story)

07

Você pode melhorar o dia de alguém só elogiando, mesmo que seja um “você tá bonito hoje”. Notar as qualidades de alguém e apenas dizer isso pra eles mostra que você se importa. Ok, pode ser que eles não brilhem no escuro, mas eles são legais. Demonstre.

#6 – “Sempre deixe sua consciência te guiar” (Pinóquio)

06

É difícil ser racional e lógico e ainda assim sentir emoções como, sei lá, um ser humano. Às vezes a gente entra em conflito. Então, quando você estiver assim, você precisa avaliar o que é o certo a se fazer e o que é o certo para você.

#5 – “Não há ninguém que eu queria ser além de mim” (Detona Ralph)

05

Se você não fosse você, você gostaria de ser seu amigo? Se sim, ótimo, mas se não, pensa no porquê e trabalhe nisso antes que todo mundo se dê conta.

#4 – “A flor que desabrocha na adversidade é a mais bela de todas” (Mulan)

04

Essa é minha preferida, eu acho. Porque em situações difíceis é que você mostra toda a força que você tem aí dentro, e você tem que se orgulhar disso. Não importa quão difícil seja, você vai superar, porque tem uma luz no fim do túnel, e você vai sair dele como uma pessoa ainda melhor.

#3 – “Eu não quero sobreviver. Eu quero viver.”

03

Sobreviver e viver são coisas completamente diferentes. Viver pra trabalhar e estudar não é viver. É sobreviver. E eu não estou falando “WOW! Largue tudo, viaje pelo mundo”. Acorde num domingo de manhã, vá a um parque, tome um sol, faça um piquenique. Almoce num restaurante que você sempre quis provar. Tome um sorvete. Você não é um robô.

#2 – “Como tantas coisas, não é o que está do lado de fora, mas o que está dentro é que realmente conta” (Aladdin)

02

Se as pessoas valorizassem mais a gentileza e a bondade mais do que valorizam status e posses, o mundo seria um lugar melhor. A vida foi feita pra ser vivida, então seja a melhor versão de si mesmo. Os bens são secundários.

#1 – “Você é mais corajoso do que acredita, mais forte do que parece e mais inteligente do que pensa” (Ursinho Pooh)

01

Então aproveite, cara. Você é capaz. O Ursinho Pooh acredita nisso, e ele é o ursinho mais feliz que eu conheço. Ele não deve estar errado.

E você, que ensinamentos tirou dos filmes do tio Walt? Comenta aí!

Deixe uma resposta