Muitos são os motivos pelos quais nos interessamos por algum filme. E muitas vezes os 10 primeiros minutos podem nos impressionar e nos deixar sem piscar por mais duas horas.

Esse post traz alguns filmes que possuem começos que valem a pena serem vistos, revistos e relembrados.

Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final 

Arnold Schwarzenegger? sim!

Mundo apocalíptico em guerra? sim!

Pancadaria desde o início? sim!

Excelente trilha sonora? sim!

Quer mais o que? este filme possui um dos melhores começos que já assisti. Alem da cena do futuro apocalíptico (feita em tons de cinza que dá a ideia excelente de melancolia) com o T-800 muito bem feito e com o crânio no meio das chamas (arrebatador!), logo em seguida temos a cena do surgimento do Schwarzenegger que destrói um bar inteiro por uma roupa e uma moto. Memorável!

Star Wars: todos os filmes

Quem no mundo não conhece a cena de abertura dos filmes da saga SW, onde o título surge juntamente da trilha sonora imortal? Em seguida temos as letras suspensas que passam e desaparecem no infinito e além. Só esse começo já faz o coração bater mais rápido, a respiração falhar e as pupilas dilatarem. Inesquecível!

2001: Uma Odisséia no Espaço

Copiado por muitos e homenageado por inúmeros o começo desse clássico se tornou inesquecível. Em diversas mídias vemos alguma referência à cena onde primatas descobrem o uso de utensílios como armas, seguido pela ascensão da espécie e início da evolução humana. De tirar o fôlego!

Indiana Jones: Caçadores da Arca Perdida

Simplesmente clássico! o começo desse filme histórico já rendeu diversas parodias e homenagens, chegando a ser uma das grandes atrações dos parques Disney. Uma sequencia mágica de cenas: primeira aparição do personagem mítico;  aranhas gigantes cobrindo-o dos pés a cabeça; armadilhas escondidas ativadas pela luz; fuga desenfreada por uma caverna desmoronando e, para terminar, uma pedra gigante rolando. Como se não bastasse temos ainda uma perseguição que termina num avião com uma cobra.

Rei Leão

Quem nunca viu a abertura desse filme, onde temos a música vencedora do Oscar “Ciclo da Vida” (muito obrigado Sir Elton John!) com uma sequencia incrível da reunião dos animais da savana africana e o surgimento do rei leão? Simplesmente sensacional e a abertura mais marcante de uma animação.

Trinity é o Meu Nome 

Provavelmente um dos filmes menos conhecidos listados aqui. Lançado em 1970 e estrelado por Terence Hill e Bud Spencer, esse Western Spaghetti rendeu mais alguns filmes com esse personagem e colocou esse atores em outro patamar, sendo lembrados até os dias de hoje. Graças a esse filme, Terence Hill estrelou um filme ao lado de Henry Fonda (Meu nome é ninguém, de 1973).

No começo desse filme temos uma pequena amostra do excelente humor que dita o longa alem de um primeiro olhar nas habilidades da Mão Direita do Diabo. Um início épico para um filme fantástico! (obs: o vídeo começa nos 4:00 min).

Por um Punhado de dólares

A criação de uma lenda. O começo desse filme nos dá uma palhinha das habilidades do imortal Clint Eastwood no papel que lhe rendeu sua careira. Nada mais a falar, apenas assista!

O Poderoso Chefão: Parte I

Com alguns minutos transcorridos vemos um dos maiores personagens já criados com uma das melhores atuações da historia do cinema. Temos aqui a célebre cena onde o padrinho (Marlon Brando) cita a frase “Eu não lembro a última vez que você tenha me convidado para tomar um café em sua casa, e nem mesmo convidou minha esposa para ser madrinha de sua filha. Mas agora você vem até mim e diz “Don Corleone, eu quero justiça”. Mas você não pede com respeito. Você não oferece amizade. Você nem mesmo pensa em me chamar de Padrinho. Ao invés disso, você entra na minha casa, no dia do casamento de minha filha e me pede pra matar por dinheiro”.  Sem falar na sensacional, mágica, incrível trilha sonora. Precisa de mais para ser incrível?!

Pulp Fiction 

Hamburger, o pilar de qualquer café da manhã nutritivo. Pronto, temos um cult histórico. A cena de abertura onde vemos um monologo de Samuel L Jackson citando Ezequiel 25:17 e, logo em seguida executando uma chacina ao lado de John Travolta dá vida a um dos melhores inícios da história do cinema. Sem palavras!

Tubarão 

Com apenas 1:50 minutos já temos a primeira vítima do filme. Um dos maiores clássicos da história tinha que ter um excelente início. Sem mais!

Menções honrosas:

  • Senhor dos Anéis: a Sociedade do Anel = a história de como o Um Anel foi para nas mãos de Bilbo Bolseiro em apenas alguns minutos majestosos. Simplesmente fantástico!
  • 007 James Bond (todos os filmes) = se tem uma coisa pela qual os filmes da série 007 são lembrados é pelo inicio arrebatador e da sequencia musical (que já contou com a participação de alguns dos maiores músicos de todos os tempos e rendeu alguns Oscars).
  • Um corpo que Cai = O melhor inicio entre todos as obras de Hitchcock. Comentários adicionais são dispensáveis.
  • Bastardos Inglórios = Dois atores numa cabana de madeira e temos um inicio surpreendente. Tarantino é o cara.
  • Up = Temos aqui mais uma animação. Quem que não se emocionou com a vida do personagem principal contada em poucos minutos?

Deixe uma resposta