Desde que rolaram aqueles ataques aos servidores da Sony (o famoso ~foi ráquer~), todo dia tem uma novidade desagradável para a Sony, já que os planos dela estão sendo todos expostos sem dó. Em um desses vazamentos, apareceu uma conversa entre Marvel e Sony para introduzir (ui!) o Homem-Aranha em Capitão América 3: Guerra Civil. E a verdade é que sempre foi um sonho dos fãs ver o Homem-Aranha em filmes que não são uma bosta. Mas para um universo que já está em movimento, como introduzir um personagem tão importante? Separei algumas idéias que eu acho que poderiam ser jeitos de colocar o amigão da vizinhança no MCU:

Universos paralelos

goodwillhunting

Essa alternativa beira a preguiça, mas para resolver sem pensar muito, a franquia do Homem-Aranha poderia ser simplesmente apresentada como um universo alternativo e alguma coisa lá joga ele diretamente no MCU.

Isso não é novidade, já que em Thor, o Professor Erik Selvig estuda justamente isso E existem um monte de referências na sua lousa ai na foto, com referências a vários universos paralelos, como o famoso 616, o Universo Marvel padrão dos quadrinhos. Ou seja, realidades paralelas existem sim! E com tantos personagens e objetos tão poderosos, nem seria espanto algum deles abrir portas para universos paralelos, por onde o teioso poderia vir.

O precedente já foi explorado nos quadrinhos durante a Era de Ultron (veja você, que coincidência) quando a Angela passou do universo da Editora Image para o Universo Marvel (depois de uma briga judicial tensa.)

Linhas do tempo alternativas

9-fade-the-pic-except-for-Time-and-Soul

Brincadeiras no espaço-tempo sempre acabam sendo a solução para muita coisa. Seja em universos alternativos, como em linhas do tempo alternativas. Ou seja, a partir do momento que utilizarem um desses artifícios, nem precisa explicar muito. É assim e fim de conversa.

Com tudo girando em torno das Pedras do Infinito, é questão de tempo até aparecer a Pedra do Tempo. Qualquer viagem no tempo pode causar um rompimento, alterando completamente a linha do tempo. Confuso?

Imagine o seguinte: Se por qualquer motivo, algum personagem voltar no tempo e alterar qualquer coisa, todo o futuro será reescrito. Com isso o Homem-Aranha poderia estar simplesmente ali, já que sempre que voltamos no tempo, o futuro é alterado de alguma forma.

Reboot (de novo)

Spider-Man-in-The-Amazing-Spider-Man-1

Se alterar o espaço-tempo seria beirar a preguiça, essa solução é se jogar de cabeça na falta de criatividade. Limpo e fácil. É só jogar fora tudo que foi feito até aqui e introduzir o Homem-Aranha no MCU. Seja utilizando um novo ator, trazendo Andrew Garfield ou ressucitando Tobey Maguire.

Mas apesar de não deixar pontas soltas, pelo menos pra mim seria estranho demais inserir um personagem tão icônico em um filme que nem é dele, para uma participação especial. Isso sem falar que além de ter o Homem de Ferro, tem o Pantera Negra, a Viúva Negra e quase com certeza o Soldado Invernal e o Falcão, SEM ser um filme de equipe. No fim parece que ningúem tá nem aí pro real protagonista e ele é só uma desculpa pra juntar todo mundo.

Lembrando que nesse caso, seria a versão de Peter Parker em 12 anos (o primeiro Homem-Aranha estreou em 2002).

Utilizar Andrew Garfield ou ressucitar Tobey Maguire

asm_duo

Bom, se for realmente rolar e a gente imaginar que esse universo do Espetacular Homem-Aranha já existia em paralelo ao MCU na mesma Nova York, tem um monte de coisas que resultariam em furos no MCU. Afinal é complicado pensar que o Homem-Aranha ficaria alheio à Batalha de Nova York de Os Vingadores, ou de que ele nunca teria sido investigado pela S.H.I.E.L.D, ou ainda de que não teria levantado nenhuma suspeita e nenhum impacto, apesar de ele ter lutado com o Lagarto, Electro e o Duende Verde. Mas até aí, nos filmes solo do MCU  nenhum outro herói aparece abertamente para ajudar. Então apesar de ser estranho, não seria um recurso inteiramente novo.

Mas seria mais estranho ainda se a Marvel resolvesse usar a versão de Tobey Maguire. Vamos supor que faz tanto tempo que ele agia em NY que poderia ter sido anterior à própria S.H.I.E.L.D investigando e monitorando super-humanos. Mas seria forçar a barra bizarramente, muito parecido com a “aposentadoria” do Batman em O Cavaleiro das Trevas. Sem falar que o Maguire tá meio passado pra ser um jovem herói né?

A S.H.I.E.L.D. já estava de olho nele

CLARK GREGG

Acho improvável que, independentemente da versão de Homem-Aranha utilizada, não hajam buracos no roteiro, o que aumenta a chance de ser uma participação de merda. Mas a S.H.I.E.L.D poderia estar monitorando todas as atividades dele desde o surgimento no primeiro Espetacular Homem-Aranha. Não é nem difícil pensar que já soubessem da existência dele, mas aí rolou toda a queda e o reaparecimento da H.Y.D.R.A, mudando o foco e esfriando essa investigação ou monitoramento. De qualquer maneira a S.H.I.E.L.D poderia aparecer dizendo que estava monitorando-o há algum tempo ou que gostariam de fazer perguntas. Embora eu não ache que eles estejam mais organizados a esse ponto. Quem acompanha Agents of S.H.I.E.L.D sabe.

Homem-Aranha – Agente da S.H.I.E.L.D

5283f417a6186

Ninguém sabe qual é a real extensão da S.H.I.E.L.D. Onde estaria por exemplo a Bobbi Morse, conhecida como Harpia, durante todos os eventos até aqui? E outros super-agentes? Nada impede que o Homem-Aranha fosse um desses agentes, introduzido como novo Vingador por Phil Coulson. Inclusive no desenho animado Ultimate Spider-Man, Coulson é diretor do colégio de Peter Parker e ele é sim treinado pela S.H.I.E.L.D. O agora Diretor Coulson poderia simplesmente apresentá-lo aos Vingadores, dizendo que o Homem-Aranha estaria trabalhando com eles há algum tempo mas era um segredo, justamente para proteger sua identidade, ou qualquer coisa do gênero. Como nada foi mencionado sobre a franquia do Homem-Aranha até aqui, não tem nada pra contradizer que ele já estivesse trabalhando com a S.H.I.E.L.D.

O momento da introdução seria entre Espetacular Homem-Aranha 1 e 2

Amazing-Spider-Man

O momento em que ele seria inserido na cronologia do MCU pode ser problemática para a própria franquia do Homem-Aranha (como se ela já não tivesse problemas suficientes).

Imagine, por exemplo, que apesar de todas as hipóteses que eu levantei até aqui, na verdade não tem como terem acontecido todos os eventos de Espetacular Homem-Aranha 1 e 2 sem a S.H.I.E.L.D sequer ter contatado Peter Parker? Eu acho que para evitar maiores problemas, talvez fosse melhor que esse crossover com o MCU fosse deliberadamente encaixado entre os dois filmes. A S.H.I.E.L.D poderia entrar em contato com o Homem-Aranha após a derrota do Lagarto, ou imediatamente antes do começo do segundo filme. Apesar de ter toda a questão da identidade dele sendo revelada em Guerra Civil.

Utilizar um terceiro Homem-Aranha para amarrar tudo

new-amazing-spider-man-2-trailer-shows-off-the-green-goblin

Quando você pensa nesse crossover, além do cérebro explodir, você pensa que o personagem não pode ser simplesmente jogado no filme sem maiores explicações, até por que, apesar de ser muito conhecido, uma introdução mínima é necessária para desenvolver o personagem. E com o detalhe que eu já disse mais lá em cima no texto: em um filme em que ele não é o protagonista. E nesse caso, seria uma vantagem só pra Marvel.

Mas e se o link entre as duas franquias fosse feito justamente em um Espetacular Homem-Aranha 3? Se invertermos o caminho, talvez com participação da S.H.I.E.L.D, referências diretas do MCU, ou até uma aparição especial, de repente Tony Stark ou Nick Fury? Isso atrairia certamente mais atenção para o filme da Sony, amolecendo o coração deles e dando o que nós fãs queremos e dando uma levantada na franquia. Isso claro, além de tornar mais natural uma PARTICIPAÇÃO no filme do Capitão-América.

Utilizar o Homem-Aranha, mas não necessariamente Peter Parker

ultimate_sm

Claro que todos adoramos Peter Parker, mas o MCU é bem baseado no universo ultimate dos quadrinhos. Apesar de Peter ser o titular indiscutível, ele não é o único a ter balançado por NY em teias. A Marvel poderia negociar uma outra versão para aparecer nos seus filmes. E não adianta negar, assim que você começou a ler, veio um nome na sua cabeça.

Miles Morales. Para quem não sabe, Peter Parker morreu no universo Ultimate e aconteceu, por acaso, do próprio Miles também ter sido convenientemente mordido por uma aranha radioativa. Mas para efeitos de ser usado no MCU ele poderia ser simplesmente o Homem-Aranha, caso não dê certo essa negociação sobre Peter Parker.

A parte boa é que seria uma visão nova sobre a história, sobre o personagem e ainda mais diversidade para o próprio MCU. Num universo que já tem essa pegada e tem garantidos filmes do Pantera Negra e da Capitã Marvel, por que não ter um espaço para um Homem-Aranha hispânico?

E aí? o que você acha das idéias? Alguma delas encaixaria legal pra gente ver esse crossover? Conta aí pra gente!

 

Deixe uma resposta