Todas as pessoas que acessam o ProcrastiNATION sabem que o site é mais voltado para a cultura pop, envolvendo séries, filmes e games. Tudo bem que a gente extrapola muito os assuntos quando estamos gravando nosso podcast mas, aqui no blog, é bem raro. Então vamos aproveitar esse momento.

Atire a primeira pedra quem ainda não derrubou seu precioso celular no chão, e ficou DESOLADO quando viu que a sua tela estava em cacos! Além da dor de ver o aparelho todo rachado, temos a dor de ter um gasto adicional e o tempo de espera para que ele fique pronto.

MAS isso pode estar com os dias contados! E aí é que a ciência se prova foda, e que as coisas acontecem quando tem que acontecer mesmo. Um pesquisador japonês (sempre eles) descobriu um tipo de vidro que é capaz de se auto-regenerar…….. em 30 segundos!

COMO É QUE É?

É, você não leu errado, e eu não escrevi errado. Uma equipe do departamento de química e biotecnologia da Universidade de Tóquio, liderada pelo professor Takuzo Aida, foi a responsável pela descoberta.

Com sua base em um polímero leve (não me pergunte o que isso significa :P) o vidro consegue se regenerar sozinho, quando pressional manualmente durante 30 segundos, a uma temperatura de 21º C. E isso permite que seja aplicado no nosso dia-a-dia, porque outros polímeros auto-regenerantes precisavam ser submetidos a temperaturas pr[oximas de 120º C.

A descoberta aconteceu quando Yu Yanagisawa, estudante de pós-graduação, estava trabalhando na criação de uma cola e acabou cortando essa superfície. Mas sabe aquela história de “não adianta chorar o leite derramado”? Dessa vez a gente pode dizer que adiantou, já que Yanagisawa nem teve tempo disso, porque logo em seguida ele notou que as bordas tinham se regenerado.

Foi ai que ele repetiu o experimento, e viu que o vidro tinha se regenerado e recuperado sua firmeza total, num período de duas horas.

 

Fonte: G1

About The Author

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Anhembi Morumbi, sou um nerd. Tenho uma queda pelos produtos da Apple e seus serviços. Adoro ficar jogando video-game, nerdiando pelo computador, seja nas interwebs ou programando quando necessário. Possuo em meu arsenal nerd: MacBook Pro, iPhone, iPad, PS4, e Xbox 360.

Related Posts

Deixe uma resposta