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Os aspectos técnicos do Project Scatlett

Em 2018, Phil Spencer foi a público dizer que o próximo console já estava sendo desenvolvido, mas foi apenas depois da E3 de 2019 que o chefão do Xbox está falando mais abertamente sobre o console chamado de Project Scarlett e um novo sistema de jogos chamado xCloud.

Sobre aspectos técnicos do Project Scarlett, sabemos que o console terá um SSD ao invés de HD, um processador da AMD que será 4 vezes mais poderoso que o do Xbox One X e memórias DDR 6. Estes já são os primeiros indícios de que o foco da próxima geração de consoles não será exclusivamente em gráficos, mas sim em quão bem o jogo irá rodar no console, assim como estabilidade de frame-rate.

Ricardo Seligmann, produtor do jogo Killsquad, disse que essa memória e o potente processador irão fazer com que os desenvolvedores tenham melhorias ao longo do processo do desenvolvimento de um jogo, o que é bem lógico, se a nova tecnologia deixasse o processo de desenvolvimento mais difícil, a Microsoft começaria a próxima geração com o pé esquerdo novamente.

Evidentemente, os jogos em 4K continuarão saindo. Com uma tecnologia mais avançada, os jogos obviamente irão rodar em uma resolução mais estável do que já vemos hoje, ou seja, o famoso true 4K se tornará algo comum.

E a retrocompatibilidade do Project Scarlett?

Sobre retrocompatibilidade as coisas começam a ficar nebulosas e interessantes. Ao mesmo tempo que todos os seus jogos digitais de Xbox One, Xbox 360 e Xbox OG devem ser retrocompatíveis com o Scarlett, ainda não podemos dizer o mesmo das mídias físicas porque depende de outros fatores. Segundo Phil Spencer, podemos dizer que os jogos do Xbox original e do 360 que são retrocompatíveis hoje, continuarão sendo na próxima geração. Sabemos também que todos os jogos que serão feitos para o Scarlett, rodarão no Xbox One, mas sabemos muito bem que chegará um momento em que os consoles da atual geração não conseguirão mais rodar os jogos da próxima.

Um dos planos para o Project Scarlett é que ele seja totalmente compatível com controles que temos hoje, sejam eles os normais ou a versão Elite. O que é algo muito bom e uma novidade no mercado, já que retrocompatibilidade de controles também não é algo comum no mercado dos videogames. Além disso, os servidores de jogos multiplayer que sairão no Scarlett e no Xbox One serão cross-gen, por exemplo, você com o Scarlett poderá jogar um game multiplayer como Gears 5 com outro amigo que tenha o jogo no Xbox One tranquilamente.

Project xCloud é para agora? O que é isso?

Phil Spencer já falou um pouco sobre o Project xCloud também. Para quem não está antenado, xCloud é uma tecnologia que permitirá que você jogue os jogos do seu Xbox em um dispositivo móvel que esteja conectado a internet. Segundo ele, essa é uma tecnologia que irá demorar um pouco para se estabilizar do mesmo jeito que o Netflix demorou e do mesmo jeito que VR está demorando para engrenar, mas acredita que seja algo muito bom e que os jogadores gostarão de poder jogar seus games em qualquer lugar.

Certamente, ao longo dos próximos meses iremos saber de muitas outras coisas sobre o Project Scarlett.

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