fbpx Skip to main content

Grandes histórias de aventura fazem sucesso por um motivo principal: somos ávidos por querer viver aquilo. Que atire a primeira pedra quem nunca quis embarcar em uma missão improvável sem nenhuma garantia a não ser de que aquilo transformaria a sua vida pra sempre?

E é neste ar aventuresco que venho falar de Desafiadores do Destino – Disputa por Controle. Publicado pela Avec, o quadrinho conseguiu costurar várias referências de uma maneira inteligente, empolgante e que enchem os olhos.

O roteiro partiu das mão de Felipe Castilho, o conjurador das palavras, que deu vida ao universo do livro Ordem Vermelha – Filhos da Degradação (Editora Intrínseca), com os personagens de Marcelo Campos e Ronaldo Barata, veteranos das HQs e ilustrações nacionais e internacionais.

A história começa de súbito com o nosso grupo de heróis em cena, rumo à uma ilha que está prestes a entrar em uma guerra entre povos. Mas antes que você ache que vai ficar perdido no meio de tantos personagens, não precisa se preocupar. Eles próprios ainda não se conhecem muito bem, o que dá o pano de fundo perfeito para destrinchar a personalidade de cada um ali e o motivo pelo qual estão todos reunidos. Pra mim, soou como um reforço para a história de aventura: desbravar, descobrir, ficar atento aos detalhes… Castilho tomou conta para colocar tudo na mesma atmosfera e não deixou nada sair dela.

 

Mariane Gusmão, a maga das cores, conseguiu realizar um trabalho ímpar no quadrinho. A colorista conseguiu criar uma explosão de cores vivas a cada virada de página. Tudo muito bem pensado e selecionado com cuidado. Não fica difícil de perceber o grande trabalho nos pequenos detalhes.

E falando em detalhes, o traço certo para uma aventura desse porte tinha que ser de Mauro Fodra. Seres humanóides, mecanóides, marinhos, bestas, monstros… Tudo bem distribuído em cenários bem trabalhados. O cara sabia o que estava fazendo a cada traço. Certamente um trabalho que deu muito certo com as cores da Mariane. A dinâmica das páginas dá o ritmo certo para a história: hora um pouco mais sossegado e hora pancadaria sem parar. Não vou nem comentar das páginas duplas ou das splash pages, porque isso são um espetáculo à parte dos dois artistas.

 

Desafiadores do Destino é uma HQ que tem de tudo um pouco: mitologia, Steampunk, super-herói, robôs, monstros gigantes, etc. É uma história empolgante, bem contada e com ótimos personagens… que aliás, após terminar a leitura, só me deu mais vontade de conhecê-los. No aguardo de mais histórias sobre os Desafiadores do Destino para, assim como uma boa aventura, expandir esse universo.