fbpx Skip to main content

O Homem de Ferro é eterno. Já o Robert Downey Jr…

Robert Downey Jr. é um puta ator. Fato. Mas também é fato, que se não fosse a entrada do Marvel Studios na sua vida, talvez ele não estivesse tão em foco quanto nos últimos anos. Mas, raposa felpuda como ele é, não dá nenhum ponto sem nó, e quer aproveitar a boa fase pra ganhar todos os milhões de dólares que ele conseguir.

E aí quando um cara desse aparece dando uma série de declarações sobre a Marvel e o Homem de Ferro, Vingadores e tal, a gente fica com uma orelha em pé, por que certamente alguma coisa vem aí. E foi nessa semana, após muitos boatos e algumas declarações enigmáticas, finalmente veio à superfície qual era o motivo de tanto mistério.

A Marvel anunciou a participação de Tony Stark / Homem de Ferro em Capitão América 3, a estrear em 2016. Mas o mais interessante de tudo isso é a notícia que surgiu junto:

Originalmente, o papel era só uma participação especial, durando umas 3 semanas de filmagem mais ou menos. Aí Downey entrou pro meio e queria que Tony Stark tivesse um papel maior na história, gerando mais tempo de trabalho, mas também mais uns trocados. Isso deixou um dos chefes da Marvel Entertainment, Ike Perlmutter, puto das calças. Aí o cara manda aquela ordem marota para que os roteiristas tirassem o Homem de Ferro do roteiro. Isso é o que está circulando por aí.

Tony Stark e Robert Downey Jr.

ironman

É indiscutível que Robert Downey Jr. é Tony Stark. O ator e a sua personalidade casaram perfeitamente com o personagem. Não tem como argumentar contra isso. Um parece uma extensão do outro. O Marvel Studios conseguiu criar um personagem que é meio que a mistura do que são as duas pessoas. Robert Downey Jr. não está interpretando nada. Tá lá sendo ele mesmo. Então, o dia que ele cansar do papel, a Marvel provavelmente vá ter que recriar o personagem. Não é como uma simples substituição, feita no caso do Hulk por exemplo. Saiu Edward Norton e entrou Mark Ruffalo.

Ser o Tony Stark da vida real não quer dizer que ele vá ser sempre o Homem de Ferro. Esse universo da Marvel nos cinemas está cada vez mais se expandindo e o futuro do Homem de Ferro pode se tornar menos certo, mas bem mais interessante.

Daqui pra frente Spoilers. Você foi avisado!

ironman3

Em alguns casos, se você é um Estúdio grande, com uma franquia que está passando por uma época de vacas magras, é muito mais facil simplesmente fazer um reboot da franquia. Você vai lá, revitaliza (mesmo que mal e porcamente) a história, contrata novos atores, luz, câmera e ação. Precisa de um Homem-Aranha novo? Opa! Saindo no capricho. Só reiniciar a franquia, dar um pé em tudo que foi feito, e fazer de novo, tudo igual só que diferente. Que tal um Bátima? Mais fácil ainda. O que conecta os filmes de Tim Burton e Joel Schumacher por exemplo? É imperceptível, se é que existe mesmo alguma ligação. E a trilogia do Nolan? não tem nada a ver, é uma terceira visão completamente diferente sobre o personagem. (Que eu considero fraca, não gosto do Nolan, nem de algumas liberdades e furos no roteiro, mas fica pra outro post esse papo).

Mas reboot não é o mal do universo. Desde que seja feito com um mínimo de critério, nem James Bond escapa disso. É uma franquia com mais de 50 anos de sucesso. Cada um dos 7 Bonds interpretou de um jeito, com altos e baixos, mas a continuidade não é um problema. Tirando histórias que são ligadas diretamente, em casos específicos, Daniel Craig nunca menciona por exemplo, aquela aventura no Egito que tinha um cara com uma dentadura de metal (007 – O Espião que me Amava, com Roger Moore). Ainda dá pra gente citar Doctor Who, que o reboot já tá bem ligado à história e a mitologia do próprio personagem.

Tá, mas qual é o problema?

A Marvel Studios tem uma abordagem completamente diferente e inédita no cinema. As histórias todas são parte de um único projeto, que funciona como uma narrativa maior com narrativas pontuais dentro, com produções cada vez mais milionárias, todas blockbusters. A cada verão (verão norte-americano, a grande temporada de lançamentos) eles vem com um filme que sobe a barra e explode as nossas cabeças (menos Thor, que foi meio merda, mas fez dinheiro pra caramba.). A história continua de um filme pro outro de forma contínua. Qualquer personagem que aparecer no filme de outro, não gera problema ou dúvida pra quem acompanha.

A conta que o Estúdio faz é de 21 filmes. Já foram 10 e nós estamos a caminho do encerramento da chamada Fase 2. Outros cinco filmes foram anunciados e estão em produção, o que nos deixa com ainda seis filmes para serem anunciados, com datas de lançamento até 2019.

Trocas de ator não são exatamente novidade. No caso do Hulk você ainda pode dizer que foi o primeiro filme do Marvel Studios, antes dessa coisa toda de Cinematic Universe sequer tomar forma. Mas em Homem de Ferro tivesmos a troca com o War Machine/Iron Patriot. Terrence Howard foi substituído por Don Cheadle sem muito barulho, a não ser uma piadinha no filme. Mas o Estúdio ainda estava engatinhando e nenhum desses personagens tem a força do principal personagem. E desde então nao houve mais nenhuma troca. Só de diretor, também em Homem de Ferro. Jon Favreau saiu, Shane Black assumiu.

Qual é a saída mais óbvia?

captain_america_the_winter_soldier-016

Os atores ficam muito ligados à marca. Os heróis nos filmes raramente estão de máscara, ao contrário dos quadrinhos. O que não quer dizer que um novo personagem não possa carregar o símbolo. O Homem de Ferro é uma armadura, assim como Thor é um de muitos, homem ou mulher, que seja digno de empunhar Mjolnir. Ninguém sugere que o Estúdio substitua Chris Evans por outro cara pra fazer o Steve Rogers. As pessoas sempre pensam em quem vai herdar o escudo e o legado. O número de filmes que os atores tem em contrato, ajuda nessa especulação inclusive, de quem assumiria o escudo, por exemplo.

Olha só como funciona. Sebastian Stan é o ator que interpreta Bucky Barnes, o Soldado Invernal. O cara tem um contrato de 9 filmes. Você não leu errado, são NOVE filmes! E até agora, ele participou em dois, Capitão América 1 e 2 e volta no 3. Por outro lado, Chris Evans vai estar no seu 5º filme de um contrato com 6 no total. As chances são de que Barnes será preparado para assumir o manto em algum momento e se tornar o próximo Capitão América. Isso fora aquele boato de que os Vingadores originais não estariam em Vingadores 3, coisa que não parece tão maluca quanto parece inicialmente, até por que convenhamos, COMO você mantém os atores por duas décadas fazendo os mesmos personagens?

Essa preocupação não está só na cabeça da Marvel. Depois que eles fizeram, e todo mundo viu que dá certo, (desde que bem feito, vamos deixar claro) todo mundo quer algo semelhante. No final os grandes estúdios estão competindo pela nossa atenção. Bastou sair a notícia de que Tony Stark estará em Capitão América 3, que a DC saiu com o calendário de datas para os próximos 10 filmes com personagens de quadrinhos de agora até 2020. O que aconteceria, por exemplo se qualquer um desses atores que interpretam personagens principais (e cruciais para a história) resolvessem pular fora antes do último filme anunciado?

É verdade que grande parte do sucesso do Homem de Ferro e do próprio über-plano de um universo no cinema e do próprio Marvel Studios, é culpa de Robert Downey Jr. O ponto é: O plano deu tão certo e ficou tão incrível e maravilhosamente bem sucedido, que cresceu mais que a figura dele próprio. Então é bom que ele vá se acostumando, por que o universo Marvel nos cinemas adquiriu vida própria e vai andar sem ele, tão bem como anda com ele. É claro que deve ser uma preocupação do Estúdio, mas eu dúvido que eles não estejam preparados. Até porque, os planos de filmes vão até 2028 e ninguém no Marvel Studios vai querer deixar de ganhar, nem mudar os planos.