fbpx Skip to main content

Chocante? Talvez. Título caça-cliques? Não necessariamente, mas a gente tem que se lembrar que nada no MCU está lá por estar. Não existem figurantes e a legião de fãs é ávida por cada detalhe, parar literalmente cada cena, explorar cada quadrante da imagem e encontrar pontas soltas em todos os lugares. Literalmente todos. Cada detalhe do MCU foi planejado cuidadosamente e ainda que não faça sentido AGORA, eventualmente vai fazer, nem que a Marvel tenha que fazer um Retcon, pra adicionar ali mais um easter egg, ou ponta solta pros fãs procurarem e ficarem criando teorias. Eu genuinamente acredito que o Kevin Feige deve passar um bom tempo lendo e se divertindo com as teorias que pintam na internet.

Claro que o MCU não está só nos cinemas. Todo material criado à partir dele, não importando a mídia escolhida, passa pela sanção do Estúdio e com isso, se torna material oficial. Tudo vai além da tela, seja em HQs prelúdio, como as que foram lançadas para explicar a ausência do Gavião Arqueiro e do Homem Formiga em Vingadores: Guerra Infinita, ou até mesmo nas biografias dos personagens, que adicionam novos detalhes que são sim oficiais. E numa dessas alguém se tocou de um detalhe sobre o Capitão América que pode ser crucial para o destino do personagem após Vingadores 4.

Science Bitch!

Bom, basicamente tem uma mostra, com vários materiais e figurinos do MCU, conhecida como Avengers S.T.A.T.I.O.N que atualmente está em cartaz em Las Vegas, que indica que o Soro do Super Soldado não é a única coisa que faz do Capitão América o que ele é. Steve Rogers pode ter sobrevivido mesmo congelado por décadas, em animação suspensa, por causa de uma mudança na sua biologia, provavelmente por causa da aplicação do soro.

Claro que quem percebeu o detalhe foi um usuário do Reddit darthalex22, Que explica mais ou menos sobre a constituição física do Capitão. Se liga:

Um exame físico do Capitão Rogers revelou que quando o seu sangue engrossou, a água presente no sangue não congelou. Testes sanguíneos revelaram que o seu sangue continha uma quantidade excessiva de glucose, como resultado do seu fígado ter processado as reservas enquanto a temperatura ia abaixando e o corpo ia congelando, criando uma proteção. Isso é similar aos Tardígrados e as Rãs-da-floresta que metabolizam glicogênio no fígado, pra circular uma grande quantidade no sangue, através do corpo, impedindo as células de congelarem. No entanto, isso nunca foi visto em humanos.

O ponto principal dessa pequena lição de ciências é a de que o Capitão é basicamente como um Tardígrado, famoso por ser um micro-organismo basicamente indestrutível. E para a surpresa de ninguém, olha só, ele já apareceu no MCU. Como pudemos ver em Homem-Formiga e a Vespa, o Reino Quântico não é um lugar sem vida. Além da Janet Van Dyne, podemos ver Tardígrados flutuando por lá, vejam vocês. Parece incidental, mas certamente existe uma razão para que eles estejam ali. Muito provavelmente para reforçar a ideia de que o tempo não importa ali, já que eles são as criaturas mais duráveis conhecidas pelo homem. Sabe-se que eles podem sobreviver no espaço, inclusive, mas que sua vida útil é relativamente curta. O fato de que elas podem sobreviver no Reino Quântico sugere que vida útil não é mais um fator que importa naquele lugar. Na essência, a Marvel tá indicando que a fisiologia correta, pode permitir que alguém seja imortal no Reino Quântico. Com certeza preso ali para sempre, mas ainda sim, imortal.

Então isso poderia ser uma dica de que o Reino Quântico ofereça ao Capitão América uma chance de sobreviver a algo que mataria outro organismo? Presumindo, claro que ele sobreviva a outras condições do Reino Quântico, seja lá quais forem?

Pode parecer forçação de barra, mas o Capitão foi morto nos quadrinhos e a sua consciência foi transportada para fora do universo normal, graças a algum truque, que para ser sincero, não me lembro bem qual era. De qualquer maneira sobreviveu para lutar outro dia (mais uma vez). Se o rumor de que o estalar de dedos não matou metade do universo, só transportou para outro canto, a Marvel pode estar armando uma morte que vai levar o Capitão em uma jornada interdimensional.

O Reino Quântico

Quadrinhos né? Mas existe um precedente aberto. O Reino Quântico, cujas regras normais de tempo e espaço não se aplicam. Kevin Feige já disse que o Reino Quântico esconde muitas coisas que estarão no futuro do MCU. Depois de assassinado na Guerra Civil I, a gente descobre que o Capitão não está de fato, morto. Ele foi congelado no espaço tempo. A arma não o assassinou, meramente tirou o personagem da linha do tempo. Ele existia em um lugar onde o tempo não importava, assim como o Reino Quântico.  Como a morte do Capitão vem sido esperada desde de que a Guerra Civil foi anunciada, faz sentido ter uma espécie de continuação dos eventos, baseada nas HQs, ainda que o filme não tenha quase nada a ver com o quadrinho. Mas ei, isso é o que a Marvel já faz e de qualquer maneira, seria ainda inspirado no material original de alguma forma, que também faz parte do modus-operandi do Estúdio.

Talvez o Capitão seja transportado para o Reino Quântico por Thanos, que acredita tê-lo matado, onde ele viajaria no tempo até retornar a sua época, no passado pós Segunda Guerra, como foi nos quadrinhos. Até por que o rumor mais forte é o de que Vingadores 4 terá viagem no tempo através do Reino Quântico, para que os sobreviventes consigam dar um jeito de derrotar Thanos, então por que não ser o caminho para o Capitão?

Não seria o fim, afinal de contas

Ele seria enviado de volta no tempo e não assassinado, o que abre uma porta para mais filmes do Capitão, até uma substituição do ator, já que o Chris Evans não tem intenção de continuar como o personagem. Até porque Capitão America é uma marca forte demais hoje em dia para ser deixada no gelo (Trocadilho não intencional), e os acionistas sempre ficam felizes com marcas que dão um grande retorno.

Se o Capita voltar até os anos 40, como foi nas HQs, direto para o Dia D, poderíamos inclusive ver mais filmes de época do Capitão, com mais Peggy Carter e o Comando Selvagem. A Segunda Guerra ainda dá muito caldo com o Capitão e a promessa da Marvel é ver novos períodos de tempo na fase 4, o que justificaria um salto temporal, seja pra frente, como pra trás. E tem mais: os fãs do Capitão vão querê-lo de volta, é inevitável, não importa quando.

Convenhamos: Um personagem como Steve Rogers merece o melhor fim possível, como se todo sacrifício o levasse de volta a época onde ele foi realmente feliz. E a Peggy ainda está esperando a dança que ele prometeu oras. Um personagem como ele merece um fim positivo e parece que a Marvel deu um jeito.

Fonte: What Culture