Para quem gosta de se envolver nas produções de HQs nacionais, já deve ter percebido que, mesmo com o mercado crescendo, ele continua sendo um ovo e todo mundo conhece uma fulana que conhece um ciclano. Pois bem, esse review começa no momento em que eu conheci o Fralves em um dos cursos da Quanta, fato que se repetiu mais uma vez – em mais um curso da mesma escola. Trocamos nossas redes sociais e foi por lá que fiquei sabendo de seu próximo projeto gráfico: a Revista Refluxo.
Com esse nome não ficou difícil de esperar histórias bizarras, estranhas e (por quê não) punks? Minha alegria que o miolo do trabalho tinha muita coisa do que eu esperar encontrar. No fim, o projeto ficou marcado pelos artistas Bruno Soares, Fralvez, Samuel Sajo, Sergio R. M. Duarte e Thiago Felix. Para encerrar (ou começar, na verdade), o prefácio ficou por conta do rapper Black Alien.
Confesso que demorei pra sentar e ler a revista. Que aliás, tenho que mudar este péssimo hábito de adiar coisas que quero fazer com calma e acabo perdendo grandes surpresas. Enfim, me enrolei até encontrar o momento certo de virar as primeiras páginas… e que páginas. São 4 histórias com 4 páginas cada uma. Tudo muito sucinto, claro, mas cheio de detalhes nas construções de página que enriquecem muito as histórias. Como boas ficções científicas, as quatro histórias possuem aquele toque de um futuro caótico e um pouco desesperador. No meio da revista, depois que você já engoliu uma falha no lançamento de um missão espacial e a pós-apocalíptica infância de J040 & M4r1A, somos surpreendidos como uma pequena entrevista com Victor Bello, feito por Thiago Felix. Sim, a parada é uma revista mesmo e uma das bem feitas. Após esse respiro necessário, foi preciso engolir seco e encarar a um chuveiro à lá R2-D2, que não cala a boca, e depois, por fim, mas não menos importante, acabamos conhecendo o dia mais importante do universo… uma história que acabou me lembrando o Magnetar, da MSP em vários aspectos.
Para encerrar, fica claro a minha indicação dessa HQ. Sem dúvidas, a Revista Refluxo é um material incrível que qualquer fã de pulp de ficção científica precisa ler e reler algumas vezes. Não é uma obra grande, mas está longe de não ser uma obra grandiosa.
Comenta aí Nerd!