Os elencos da Marvel são caros. Caros e recheados de nomes incríveis. O Estúdio tem um elenco dos mais impressionantes da história do cinema. Isso nos faz pensar que todas as estrelas tem suas participações cuidadosamente planejadas certo? Achou errado, otário.
Claro que balancear elencos com essa quantidade de excelentes atores é um pesadelo vivo, tanto em termos de desenvolvimento, quanto de tempo de tela, focando sempre nos mais talentosos, com papéis substanciais o bastante que justifiquem um ator daquele peso. Certamente não é o caso. Tem atores gigantes fazendo papéis menores, que qualquer outro faria numa boa, guardando esses nomes para outros personagens mais legais à frente.
E hoje, nós vamos fazer uma lista desses atores incríveis com papéis que desperdiçam o talento do ator. Claro que a culpa não é apenas da Marvel, MAS, isso acontece com uma certa frequência, em 10 anos de filmes.
11 – Michael Stuhlbarg/Dr. Nicodemus West – Doutor Estranho
Os fãs vão se lembrar dele em filmes como Me Chame Pelo Seu Nome, A Forma da Água, Fargo. Esse ator incrível já passou por todo tipo de filme, de Steve Jobs a Homens de Preto III, então adicioná-lo ao elenco de Doutor Estranho parecia uma ótima ideia, mas o personagem ficou restrito a servir de escada, para mostrar que o Doutor Estranho é um médico melhor. E do jeito que a coisa é construída, a gente acaba achando ele ainda mais babaca que o Strange.
10 – Karl Urban/Skurge – Thor: Ragnarok
Karl Urban é qualquer coisa, menos um mau ator. O cara já passou por grandes produções e personagens importantes, como Senhor dos Anéis e Star Trek, então é muito chato ver que Skurge é só uma grande decepção. E prometia ser um personagem interessante, com conflito moral. O resultado foi um personagem plano e um alívio cômico constrangedor, pelo menos até a redenção, único momento em que o ator teve uma chance de atuar. Pena que chegou tarde demais.
9 – Neal McDonough/Dum Dum Dugan – Capitão América – O Primeiro Vingador
Lá atras, em 2009, antes do Chris Evans ser escolhido para Steve Rogers, havia o boato de que Neal McDonough estava entre os potenciais candidatos. Ele já tinha experiência com projetos sobre a Segunda Guerra Mundial, sendo o maior Band of Brothers, da HBO. Além disso tinha a questão porte físico. O boato acabou se revelando meio-verdade, já que ele foi escalado para o filme, como Dum Dum Dugan, um dos membros mais icônicos do Comando Selvagem. A expectativa obviamente era alta. Infelizmente, o relacionamento Steve/Bucky ficou com todo o protagonismo e o Comando Selvagem fica literalmente de papel de parede. A chance agora é apenas se rolar um filme ou série sobre o comando selvagem, ou o comecinho da SHIELD.
8 – Mads Mikkelsen/Kaecilius – Doutor Estranho
Esse é um nome que sempre deveria estar na mesa, quando o assunto é escalar vilões. Ele tem cara de mau. Gosto dele, puta ator, mas tem cara de vilão, psicopata e essa coisa toda. Ele transmite ameaça, você não pode negar. O cara é o FUCKING HANNIBAL LECTER. Se ele atuar como um pai q leva a filha no parquinho, vai ser transpirando intensidade, perigo e ameaça. Quando ele foi escalado para o principal vilão de Doutor Estranho, eu vibrei ainda mais com o filme. Não que ele não seja ameaçador, mas o papel ficou devendo ao ator. Kaecilius é um personagem que é um joguete de Dormmanmu, quase um vilão-zumbi. Não precisava queimar um ator desse quilate.
7 – Rebecca Hall/Maya Hansen – Homem de Ferro 3
Tem muita coisa errada com Homem de Ferro 3. Nas primeiras versões de roteiro, dizem que o personagem Maya Hansen era bem maior e desenvolvido. Infelizmente para Rebecca Hall, sua atuação foi prejudicada no processo. Há quem diga que por machismo e sexismo de algumas cabeças do estúdio. Originalmente ela seria revelada como verdadeira vilã do filme, manipulando todos os atos terroristas do Mandarim. Ainda segundo boatos, por medo de queda nas vendas de brinquedos, a Marvel fez com que a história fosse alterada, introduzindo o vilão Aldrich Killian, relegando a personagem a terceiro plano. A atriz inclusive só soube da morte da personagem, na hora de gravar. Personagem bem diferente do que levou Hall a assinar para o filme.
6 – Christopher Eccleston/Malekith – Thor: O Mundo Sombrio
A segunda aventura do Deus do Trovão também é bem problemática como um todo. O Estúdio tentou se meter na edição do filme, o tom é errado, não há desenvolvimento de personagem e sejamos francos? É um filme chato. Mesmo com um diretor que tinha, supostamente mais liberdade. Aí pra completar escalam Christopher Eccleston, famoso ator chatão, todo desgastado com as aventuras como Doctor Who. Resultado? Virou o monstro da semana. Eccleston é um bom ator, apesar de mala. Mas está irreconhecível pela maquiagem pra notar qualquer nuance de expressão e atuação. Não é a toa que ele afirmou que só fez pelo dinheiro e odiou a experiência.
5 – Gwyneth Paltrow/Pepper Potts – Homem de Ferro
Outra boa atriz com fama de difícil, com um papel completamente esquecível no MCU. Apesar de ser uma parte importante do universo do Ferroso, o personagem acabou ficando apenas como interesse romântico do Tony Stark, tanto com Jon Favreau, quanto com Joss Whedon. Comparando com a Pepper nas HQs, é muito pouco. no 3º o Shane Black até tentou emplacar ali alguma coisa, mas ficou no campo das ideias. Eventualmente os roteiristas do MCU não sabiam mais o que fazer com ela e encostaram o personagem. Mas o fato é: Se a atriz não quis mais por ser um papel vazio, ninguém pode julgá-la.
4 – Anthony Hopkins/Odin – Thor
Papel que por um tempo era especulado que seria de Mel Gibson, acabou caindo nas mãos da lenda viva, Anthony Hopkins. Pena que é um papel tão vazio em comparação à grandeza do ator. Acho que só escalaram ele pela forma clássica de atuação e pela leve semelhança com o Deus. Mas não para aí: O ator também parece meio sem empolgação com o papel, especialmente em O Mundo Sombrio. O papel ganha alguma relevância no Ragnarok, com algum espaço para o ator realmente mostrar seu talento. Não me surpreende que ele não tenha curtido. Foi mais um que admitiu que fez pela grana. Mas mesmo admitindo, a atuação e o personagem são tão apáticos, que dá até pra se solidarizar com ele. Mel Gibson jamais teria aceitado, mesmo tendo bem menos da metade do talento de Hopkins.
3 – Benicio Del Toro/O Colecionador – Thor: O Mundo Sombrio
Nem vamos falar de Star Wars, mas parece que foi um repeteco do que aconteceu no MCU. Acho que ele estava só procurando um papel diferente do habitual, pra dar uma espairecida, uma pirada, fazer parte de filmes mais pop. O personagem é mais um recurso de roteiro mesmo. Claro que ele ainda tem um papel a desempenhar em Guerra Infinita, mas sei lá se dá pra gente ter alguma esperança. Mas o mais triste de tudo é ver que quando ele se despedir do papel de Colecionador, a coisa mais legal que ele vai ter feito é reintroduzir Howard – o Pato, ao invés de qualquer atuação memorável de um ator do calibre de Del Toro.
2 – Thomas Kretschmann/Coronel Von Strucker – Vingadores: A Era de Ultron
Quando o personagem aparece, no pós créditos de O Soldado Invernal, parecia que o Von Strucker seria o próximo grande vilão, comandando uma célula da HYDRA. Como todo bom Vilão ele tinha uma fortaleza, exército, cientistas e dois Inumanos com super poderes para encarar os Vingadores. Bom, desculpa aí te decepcionar, mas a grande ameaça dura 5 minutos. Os Vingadores mal transpiraram pra resolver o problema. Seja lá quais forem os planos futuros do MCU para o ator, se é que existem, claramente estão no futuro, já que nesse filme, ele não tinha nada para trabalhar. Só foi bucha mesmo.
1 – Natalie Portman/Jane Foster – Thor
Olhando para os planos futuros do MCU, existe uma possibilidade TEÓRICA da volta da Jane Foster. De qualquer maneira estamos falando de uma das maiores e mais famosas atrizes da sua geração. Eu nem preciso apresentá-la e o currículo dela fala por si só. E a gente não vê nada disso em Thor. Basicamente ela é relegada ao papel de par romântico, (temos um padrão de tratamento de personagens femininas aqui, Dona Marvel?) mesmo sendo uma das personagens mais inteligentes do Universo Marvel. Isso é uma baita decepção. É um papel que foi negligenciado. Ela basicamente apresenta o multiverso pra nós. O papel tinha q ser mais relevante.
Em O Mundo Sombrio, até tem uma tentativa tímida, mas é tudo tão fraco que não rola. A atriz ainda saiu pistola com a franquia, muito por causa da demissão de Patty Jenkins.
E aí? Esqueci de alguém na lista? Fala aí pra gente!
Comenta aí Nerd!