Todos sabem que a Nintendo sempre foi bem conservadora em relação aos seus jogos, né?
Em sua maioria, os jogos produzidos por ela, sempre apareciam com exclusividade para suas plataformas.
Hoje, com a popularização dos Smartphones e Tablets, e de suas lojas de aplicativos digitais, a vontade de ter jogos da empresa japonesa nesses dispositivos só aumentou a cada ano. Quem, quem tem dispositivo iOS, que nunca pesquisou “Como jogar Mario no iPhone” (ou iPad), no Google? Sim, me incluo nisso, já que é um jogo que fez parte da infância de muita gente e que ainda atrai público.
Há muito tempo nos perguntamos: Se a Nintendo reina nos portáteis, porque não trazer esses jogos pro mundo mobile? Adapte um Mario, um Zelda, ou até Pokémon, para esses dispositivos, e os venda por 2, 5, 10 dólares nas lojas. Muita gente vai comprar! Me incluo mais uma vez, visto que comprei um 3DS apenas para jogar Pokémon X/Y e nunca mais toquei no portátil.
Mas agora é oficial: A Nintendo anunciou que finalmente vai entrar nesse mercado!
A gigante japonesa anunciou nesta terça-feira (17) que, em parceria com a produtora DeNA, irá iniciar a produção de títulos para smartphones, incluindo suas grandes franquias. Em carta, a DeNA declarou:
A aliança tem como objetivo complementar o negócio de sistemas dedicados de videogames da Nintendo, assim como ampliar o alcance da Nintendo para o vasto mercado de usuários de dispositivos inteligentes ao redor do mundo. Sob a aliança, a DeNA também vai conseguir fortalecer o negócio de jogos em uma escala global ao usar IPs da Nintendo. Para garantir a qualidade da experiência que os consumidores esperam dessa aliança entre Nintendo e DeNA, apenas novos jogos originais otimizados para funcionalidades de dispositivos inteligentes serão criados, em vez de portar jogos criados especificamente para Wii U ou Nintendo 3DS.
Relaxa que você não vai apenas ver um Mario rodando no iPhone, Galaxy ou whatever. Você vai ver um jogo otimizado para esse dispositivo! Coisa que faz muito sentido, pois a Nintendo sempre se preocupou em como o jogador se relaciona com o jogo (o tal User Experience que você já deve ter ouvido falar). Há uns poucos meses atrás foi lançado, para iPads com tela Retina, uma versão adaptada do Pokémon TCG já existentes pra PC/Mac. Ou seja, eles, provavelmente, viram que o negócio realmente valia a pena (ah vá) e resolveram entrar de vez no mercado. É uma ótima notícia para os fãs da empresa.
PS: Eles também anunciaram que irão lançar um novo console, mas isso é assunto pra outro post, né? ;)
Comenta aí Nerd!