fbpx Skip to main content

Mergulhar ou não mergulhar? Não há mais questão!

Você ai, que está trabalhando procrastinando aqui com a gente, já imaginou poder mergulhar e poder respirar sem precisar carregar aqueles cilindros de oxigênio nas costas? O todopoderosojedidavidareal George Lucas já! “Mas como assim?”, você se pergunta. “Ele virou algum tipo de inventor?” Claro que não, né! Depois de ter vendido a franquia Star Wars pra Disney por US$ 4.000.000.000,00 (isso são 4 bilhões), acho que ele não está mais preocupado em trabalhar. Enfim, voltando ao assunto, George Lucas imaginou isso para dar vida ao respirador que Obi-Wan (Ben) Kenobi e Qui-Gon Jinn pudessem chegar à cidade natal dos Gungans, em Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma (e cá entre nós…. a real ameaça desse filme é o próprio filme, né? Mas isso é assunto para um ooooooutro horário). Falando a verdade mesmo, esse tipo de aparelho já havia dado as caras nas telonas no filme Thunderball, do famoso James Bond, em 1965, tendo reaparecido em 2002 no filme 007 – Die Another Day.
jedi_breather

Respirador Jedi

thunderball-breather

Respirador do James Bond

Mas porque diabos estou eu falando disso? O ponto é que o designer industrial sul-coreano PSY Jeabyun Yeon projetou um desses para a vida real. Com um design de muito bom gosto, inclusive. Check it out!
Triton-Mouthpiece2Triton-TopViewTriton-Breakdown
O bacana dele é que ele funciona como uma guelra artificial de um peixe. Como você pode observar na imagem acima, ele possui um filtro, que funciona através de uma micro-bateria, que extrai o oxigênio da água, permitindo a respiração. O legal é que ele também possui um micro-processador que comprime o oxigênio retirado e o armazena numa espécie de tanque!
Até agora não há previsão para que o produto chegue até nós, meros humanos que não respiram embaixo d’água (Zoa o Aquaman agora, vai!), e inclusive existe um texto que diz que um produto desse não seria viável.
E você? O que achou?
Próximo Post